TURISTANDO PELO MUNDO: domingo, 2 de outubro de 2016

domingo, 2 de outubro de 2016

Estação da Luz, São Paulo - A estação ferroviária da Luz foi construída com estruturas trazidas da Inglaterra, que copiam o Big Ben e a Abadia de Westminster. Vem Ver:




A estação ferroviária da Luz foi construída com estruturas trazidas da Inglaterra, que copiam o Big Ben e a Abadia de Westminster. Vem Ver:
A estação ferroviária da Luz foi aberta ao público em 1901. Suas instalações ocuparam 7.500 metros quadrados do Jardim da Luz e foi construída pela São Paulo Railway Company com estruturas, trazidas da Inglaterra, que copiam o Big Ben e a Abadia de Westminster.


A Estação da Luz é a principal prova da importância e do desenvolvimento que a cultura do café - que exigia o aumento da malha ferroviária para o escoamento do produto da região de Jundiaí para o porto de Santos - trouxe não só para a cidade como para o Estado.
A importância da São Paulo Railway Station, como era oficialmente conhecida, durou até o fim da Segunda Guerra Mundial, após este período, o transporte ferroviário foi sendo substituído pelos transportes aéreo e rodoviário. Depois, a estação passou a receber trens suburbanos. 
Fica na periferia do Centro, no final da Av. Cásper Líbero.
Construída entre 1895 e 1901 para atender à demanda da produção cafeeira, a estação tem estrutura metálica inglesa. Em meio ao fluxo de passageiros do metrô e do trem, o espaço é sede do Museu da Língua Portuguesa. É daqui, também, que partem os Expressos Turísticos. Aos sábados e domingos, visitas monitoradas saem da porta do museu, às 12h e às 14h (grátis). Do outro lado da rua estão a Pinacoteca do Estado e o Jardim da Luz.
ESTAÇÃO DA LUZ
foto - ?
A ESTAÇÃO DA LUZ É UMA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA LOCALIZADA NO BAIRRO DA LUZ, NA CIDADE DE SÃO PAULO, BRASIL. INTEGRA A REDE DE TRANSPORTES SOBRE TRILHOS DA COMPANHIA PAULISTA DE TRENS METROPOLITANOS
A ESTAÇÃO ABRIGA AINDA O MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA, UMA INSTITUIÇÃO CULTURAL LIGADA À SECRETARIA DE CULTURA DO ESTADO DE SÃO PAULO, INAUGURADA EM 2006.
foto -?
A ESTAÇÃO FOI CONSTRUÍDA NO FIM DO SÉCULO XIX COM O OBJETIVO DE SEDIAR A RECÉM-CRIADA COMPANHIA SÃO PAULO RAILWAY, DE ORIGEM BRITÂNICA, ASSIM COMO DE SE CONSTITUIR NA PARADA PAULISTANA DE SUA LINHA FERROVIÁRIA, A QUAL IA DE SANTOS, NO LITORAL DO ESTADO, A JUNDIAÍ, NO INTERIOR.


NAS PRIMEIRAS DÉCADAS DO SÉCULO XX, FOI A PRINCIPAL PORTA DE ENTRADA À CIDADE DE SÃO PAULO. SUA MAIOR IMPORTÂNCIA, NO ENTANTO, ERA NA CONDIÇÃO DE INFRA-ESTRUTURA ECONÔMICA PARA O PAÍS: POR ALI PASSAVA O CAFÉ A SER EXPORTADO NO PORTO DE SANTOS, ASSIM COMO TAMBÉM ALI CHEGAVAM BENS DE CONSUMO E DE CAPITAL IMPORTADOS QUE ABASTECIAM A CIDADE (EM UMA FASE AINDA POUCO INDUSTRIALIZADA).
foto - ?
A Estação da Luz, que se encontra em um espaço de 7500 metros quadrados do antigamente bem frequentado Jardim da Luz, em São Paulo, foi projetada pelo Barão de Mauá para suceder a primeira estação, a qual data de 1867. Foi edificada entre os anos de 1895 e 1901 e hoje é parte integrante da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e do Metrô de São Paulo, constituindo-se em um dos principais centros metro-ferroviário da cidade.
foto - ?
Idealizada na estética vitoriana, a Estação foi construída sob a supervisão do engenheiro James Ford, com matéria-prima vinda da Inglaterra. Seu propósito era abrigar a nova Companhia São Paulo Railway, empresa natural da Bretanha. Na época ela também foi utilizada para o transporte do café, então o principal produto brasileiro, para o porto de Santos. Seu relógio foi, desde o início, um ponto de referência para que todos mantivessem seus horários ajustados.
O MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA DENTRO DA ESTAÇÃO DA LUZ
foto - ?
A ATUAL ESTAÇÃO FOI CONSTRUÍDA ENTRE 1900 E 2010, NO LUGAR DA ORIGINAL ESTAÇÃO DA LUZ DE 1867. PRESUMIVELMENTE ESCOLHIDA EM UM CATÁLOGO INGLÊS PELAS AUTORIDADES LOCAIS, A ESTRUTURA METÁLICA DE FERRO FUNDIDO QUE LHE DÁ SUSTENTAÇÃO FOI TRAZIDA DA INGLATERRA, POR MEIO DE PEÇAS PRÉ-MOLDADAS E MONTADA AQUI - A ALVENARIA DA ESTAÇÃO, NO ENTANTO, É DE ORIGEM LOCAL. SEU PROJETO É ATRIBUÍDO AO ENGENHEIRO INGLÊS HENRY DRIVER, SENDO SIMILAR À FLINDERS STREET STATION, UMA ESTAÇÃO EXISTENTE EM MELBOURNE, AUSTRÁLIA.
foto - Silvio Tanaka
NA DÉCADA DE 1940 A ESTAÇÃO SOFREU UM INCÊNDIO E APÓS A REFORMA, FOI-LHE ADICIONADO UM NOVO PAVIMENTO NO BLOCO ADMINISTRATIVO. A PARTIR DESTE PERÍODO, O TRANSPORTE FERROVIÁRIO ENTROU EM UM PROCESSO DE DEGRADAÇÃO NO BRASIL, ASSIM COMO O BAIRRO DA LUZ, LEVANDO A ESTAÇÃO A IGUALMENTE DEGRADAR-SE.
foto - ?

NAS DÉCADAS DE 1990 E 2000 PASSOU POR UMA SÉRIE DE REFORMAS, UMA DAS QUAIS ENCABEÇADA PELO ARQUITETO PAULO MENDES DA ROCHA E SEU FILHO PEDRO MENDES DA ROCHA — QUE TEVE COMO INTENÇÃO ADAPTÁ-LA A RECEBER O MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA
foto - Guilherme gaensly
A importância arquitetônica desta edificação, porém, levou o Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico (Condephaat), a tombá-lo, em 1982. Nos anos 90 e 2000 a Estação foi submetida a várias restaurações, uma delas dirigida pelo arquiteto Paulo Mendes da Rocha e por seu filho, Pedro Mendes da Rocha.

VALEU POR VIAJAR COM A GENTE

Você também pode gostar:





fonte / fotos = Thymonthy Becker / estacaodaluz.og.br / saopaulo.sp.gov.br / viajeaqui.abril.com.br / Divulgação /

ARAXÁ / MINAS GERAIS - Para quem quer cuidar do corpo e da alma, para quem curte aventuras, voar, pescar, fazer trekking, Araxá eh para todos os gostos
















LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "ARAXÁ" / MINAS GERAIS / BRASIL
Araxá é para todos os gostos. Para quem quer cuidar do corpo e da alma, uma visita às famosas termas é fundamental. Já quem curte aventura, pode voar de paraglider ou asa delta. Os amantes do ecoturismo têm opções para pescar, cavalgar, fazer trekking e trail de moto ou jipe, pela região.
FONTE DONA BEJA
Nomeada em homenagem à personagem da história mais famosa de Araxá, segundo a lenda, a Fonte Dona Beja fica exatamente no mesmo local em que a mulher banhava-se. Aliás, como contam os moradores, deve-se aos banhos na água mineral radioativa da fonte a beleza e jovialidade da moça.
Deixando a lenda um pouco de lado, a fonte está situada entre rochas vulcânicas em uma gruta estilizada em forma de emanatório, de onde brota a água radioativa e mineral.
De acordo com especialistas, suas propriedades medicinais ativam o metabolismo e estimulam a assimilação diurética, atuando como agente hipotensivo e desintoxicante.
Resumindo, as águas dali atuam no tratamento de doenças respiratórias, além de fazer bem aos cabelos, à pele e ao organismo de forma geral.
Quem visita a fonte depara-se ainda com uma decoração formada de belos azulejos brancos e azuis, pintados à mão, retratando cenas de banho de Dona Beja. A bela paisagem vista através dos mirantes da fonte são outra atração.
Para aqueles que querem provar as qualidades da água mineral radioativa, há um conjunto de 12 duchas em cascata, em frente à Fonte Dona Beja, que proporcionam aos visitantes uma massagem saudável, para repor as energias
MUSEU DONA BEJA
Outro local que leva o nome da personalidade feminina da cidade é o Museu Histórico de Araxá Dona Beja, localizado em um antigo casarão, na parte antiga da cidade. Tombado como patrimônio histórico de Araxá, dizem que Anna Jacintha de São José, a Dona Beja, teria morado ali.
Sua edificação é do começo do século 19, com características da arquitetura do período colonial mineiro; em sua fachada há seus portas, oito sacadas com vista para a rua e grandes janelas.
Até ser adquirido por Assis Chateaubriand, o Chatô, o local serviu como residência e comércio. Após a venda, em 1965, ano de centenário da cidade, a construção passou a sediar o Museu Histórico de Araxá.
Em seu acervo atual há diversos objetos e móveis que contam a história da cidade, como peças indígenas, oratórios, louças, documentos históricos, liteira, móveis do período imperial e obras contemporâneas. A ilustre Dona Beja tem destaque: no segundo piso fica o “Quarto de Beja”, com grande parte do mobiliário formado por peças do século 19.
MATRIZ DE SÃO SEBASTIÃO
A Igreja Matriz de São Sebastião é uma das maiores riquezas do patrimônio histórico de Araxá. Construída nas primeiras décadas do século 19, possui um estilo simples, típico da região, com influência jesuíta e linhas arquitetônicas despojadas.
Sua simplicidade pode ser vista no acabamento rústico, no teto com telhas à mostra e colunas de sustentação feitas com sólidos troncos de madeira.
Desde sua inauguração em 1804, a igreja passou por diversas mudanças, como em 1842, quando o confronto político armado da Revolução de 42 pôs abaixo uma de suas torres. Em 1978 a construção foi totalmente descaracterizada, com as paredes externas revestidas de pedras e as telhas escondidas por forro.
Quem procura uma boa mesa não se decepciona e pode se deliciar com os doces, queijos e compotas. Algumas fazendas são abertas à visitação pública e a cidade, ainda, possui locais para pesca, como os famosos pesque-pague.
Dicas de Viagem
O passeio pode começar com o Museu de Dona Beja, mulher de beleza singular que causou frisson por onde passou. Em seguida, vá para a Estância Hidromineral do Barreiro, onde estão as famosas Termas de Araxá. Os banhos de lama, pérola e as massagens são imperdíveis para quem procura bem-estar e relaxamento. À tardinha, tire um tempo para um lanche típico com quitandas mineiras e o tradicional pão de queijo, encerrando claro, com os doces de Araxá.
BEM VINDO A ARAXÁ / TERRA DE DONA BEJA



ESTA É A FAMOSA EMPRESA DE ARAXÁ. A "CBMM"
População estimada 2016 (1) - 103.287
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 1.164,062
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 80,45
Código do Município 3104007
Gentílico - araxaense
ORIGEM DO NOME
O NOME "ARAXÁ", VEM DO ÍNDIOS "ARAXÁS" QUE VIVIAM NA REGIÃO E SIGNIFICA: PLANO, PLANALTO OU CHAPADÃO
foto - Google
Gentílico: araxaense 
Histórico 
As terras férteis, cobertas de florestas, onde habitavam os índios de Araxás, e as águas minerais nelas existentes, constituíram uma poderosa atração para o desbravador branco. Para que este obtivesse o controle daquele território muitas tentativas de ocupação foram feitas na primeira metade do século XVII. Em 1766, com o sucesso da expedição comandada pelo mestre de Campo Inácio Correia de Pamplona, foi vencida a resistência que o índio opunha ao invasor. Conseguiu assim o Governo de Minas Gerais o controle efetivo da região. 
Desbaratados os índios, começou a colonização, por elementos de São João Del Rei, São Bento do Tamanduá (atual Itapecerica), Pitangui, etc. Dedicaram-se ao pastoreio ou fixaram-se em atividades agrícolas nas vertentes próximas às águas minerais. 
A fundação da cidade de Araxá teve início em 1788, data em que foi celebrada a primeira missa do território. 
Durante muito tempo, Araxá ficou subordinada ao controle potítico-administrativo de Goiás. Sua integração em Minas Gerais vai se revestir de aspectos interessantíssimos, envolvendo de forma decisiva a figura de D. Beija, personagem importante da história e, hoje, da lenda do município. 
Conforme a informação de Eduardo Frieiro, citado no livro de Leopoldo Correia “Achegas à História do Oeste de Minas”, em 1815, estando em Araxá o Ouvidor-Geral da Comarca, Joaquim Inácio Silveira da Mota, viu ele, certa tarde, passar a jovem Ana Jacinta de São José também conhecida como D. Beija. Tomado de grande paixão pela moça, fê-la raptar, pelos seus lacaios, aquela mesma noite. 
A família da Beija “gente pobre” queixou-se ao governador de Goiás, inimigo que era do Ouvidor-Geral. Este último, para livrar-se da situação, intercedeu junto a D. João VI, conseguindo que os julgados de Araxá e Desemboque passassem para Minas, onde seu julgamento não teria maior importância. O rapto de D. Beija deslocou, desta forma, para Minas Gerais a extensa área do Triângulo Mineiro.
Araxá tem um dos mais bonitos e confortáveis hotéis do interior. O grande hotel de Araxá eh o principal deles. Vale a pena você vir passar suas férias aqui.
Principal ponto turístico da cidade, o Complexo do Barreiro atrai milhares de visitantes por sua magnitude, riquezas minerais, suas águas radioativas e sulfurosas e sua natureza em abundância.
São 450 mil metros quadrados que oferecem atrações para todos os gostos e idades. Fazem parte do Complexo o imponente Grande Hotel Ouro Minas, as relaxantes Termas, equipamentos esportivos, Fonte Andrade Júnior (água sulfurosa), Fonte Dona Beja (água radioativa), bosques, lagos e um lindo jardim projetado por Burle Marx. A preservação deste patrimônio é garantida pelo tombamento feito pelo governo do Estado de Minas Gerais.



HOTEL OURO MINAS
CORREDOR DO HOTEL DE ARAXÁ
TAUÁ GRANDE HOTEL TERMAS & CONVENTION ARAXÁ
O prédio neoclássico - inaugurado por Getúlio Vargas em 1944 - conserva decoração da época. Em 2013, os quartos receberam TV de LCD e cama box, exceto os do segundo andar. Além das piscinas, as águas terapêuticas das termas (abertas ao público) são bastante atrativas aos hóspedes.
O Tauá Grande Hotel foi inaugurado por Getúlio Vargas em 1944, em Araxá (MG)
O prédio do hotel tem arquitetura neoclássica e conserva a decoração da época da inauguração, em 1944
Os jardins do Tauá Grande Hotel & Termas de Araxá foram criados pelo paisagista Roberto Burle Marx
ENDEREÇO
R. Águas do Araxá, s/n, 7 km 
Estância do Barreiro 
(34) 3669-7000 (Fone) 
taua.com.br
A decoração neoclássica do hotel contrasta com o revestimento rústico de barro avermelhado das paredes
O Tauá Grande Hotel Termas & Convention Araxá tem áreas amplas para convenções e eventos de negócios
Além das piscinas, as águas terapêuticas das termas (abertas ao público) são bastante atrativas aos hóspedes
SERVIÇOS DISPONÍVEIS 
Estacionamento 
Ar-condicionado 
Calefação 
Televisão por assinatura (mínimo de 5 canais fechados) 
Quartos com facilidades para deficiente físico * 
Internet wi‐fi paga 
Ginástica 
Cavalos 
Playground 
Piscina 
Piscina Térmica (coberta ou aquecida) ou termal 
Restaurante no hotel 
Tênis 
Sala de convenção (860 lugares)
Além das piscinas e das termas, o hotel oferece uma vasta cartilha de atividades, como stand up paddle, caiaque, arco e flecha, tênis, passeios de bicicleta, shows na beira do lago e caminhadas
Exposições, feiras, encontros, lançamento de livros, eventos de cunho sustentáveis e gravações de filmes já foram realizados nas dependências do hotel em Araxá (MG)
POUSADA DONA BEJA
Avenida Mininistro Olavo Drummond, 45, saída para Uberaba, 2,5 km 
São Geraldo 
(34) 3201-3000 (Fone/fax)
Nossos apartamentos são configurados em apartamentos standard, luxo, superluxo e chalés, cada um possuinfo: ar condicionado, telefone, confre individual, canais a cabo e minibar.

AQUI, A PRAÇA BENEDITO VALADARES

ÁRVORE DOS ENFORCADOS
ARAXÁ JÁ FOI PALCO DE EXPOSIÇÕES DE CARROS ANTIGOS

ARAXÁ TEM MUITOS PONTOS TURÍSTICOS, COMO ESTAS CACHOEIRAS POR EXEMPLO.

PARQUE DO CRISTO

COLÉGIO MUNICIPAL
MATRIZ DE SÃO GERALDO
IGREJA NOSSA SENHORA DE FÁTIMA
AQUI, A MATRIZ DE SÃO DOMINGOS

PRIMEIRA IGREJA MATRIZ DE ARAXÁ
AQUI, O MUSEU "DONA BEJA"
ESTE EH O PAINEL "DONA BEJA" LENDÁRIA MORADORA DO MUNICÍPIO
AQUI, A FUNDAÇÃO CULTURAL "CALMON BARRETO" ANTIGA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA
AQUI, O AEROPORTO DE ARAXÁ

AQUI, O TERMINAL RODOVIÁRIO
ESTA EH A REPRESA DE ARAXÁ
ESTA EH A MINA DE NÓBIO. ARAXÁ É UM DOS MAIORES PRODUTORES DESTE MINERAL
ESTE EH O BRASÃO DA CIDADE
OBRIGADO PELA VISITA, SEMPRE VOLTE. E TENHA UMA BOA NOITE

fonte / fotos - IBGE / Thymonthy Becker / Divulgação / Wikipédia / falaturista.com.br / viajeaqui.abril.com.br /