terça-feira, 20 de setembro de 2016

SENADOR GUIOMARD / ACRE - Cercada de histórias e culturas que herdaram na consolidação da cidade, reunindo etnias e tradições diversas, mantém acesa a centelha formadora do desenvolvimento




LINHA DO TEMPO DE "SENADOR GUIOMARD" / ACRE / BRASIL
foto - ?
População estimada 2016 (1) - 21.369
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 2.321,454 
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 8,69 
Código do Município 1200450 
Gentílico - guiomaense 
ORIGEM DO NOME
O nome da cidade, Senador Guiomard, eh uma homenagem ao seu fundador. Porém, grande parte da população continua usando o antigo nome da cidade, Quinari, que eh de origem indígena, por não concordar com a mudança do nome da cidade.
Gentílico: guiomaense 
HISTÓRICO
A história de Senador Guiomard começa em 1930, com formação da colocação Quinarizinho, durante o auge do extrativismo. 
Foram 32 famílias oriundas do Nordeste do país que iniciaram o povoamento daquela região, tendo sido aberta a estrada até Rio Branco em 1947. Foi elevado à categoria de vila em 1956, sendo seu primeiro subprefeito nomeado em 1957, passando então a se chamar Vila Grande Quinari. 
Seu nome, segundo os moradores mais antigos, está associado à uma árvore denominada Quinaquina, que havia em abundância no município e de cujas raízes se faz chá para curar febres e várias doenças. Há, porém, questionamentos a essa referência, pois para alguns historiadores a origem do nome Quinari é indígena, já que no passado a área era habitada por índios. 
Em 1959, registra-se a chegada de famílias japonesas, que até hoje se fazem presentes e desenvolvem a cultura do amendoim. Durante a década de 70, chegam dezenas de famílias provenientes do Sudeste brasileiro, atraídas pelo grande incentivo à pecuária desenvolvido pelo governo do Estado. 
Dos fatos históricos, o que a população mais questiona foi a alteração do nome para Senador Guiomard, pois não se levou em consideração a opinião dos moradores nem a história do município, tendo sido uma escolha que atendeu a interesses políticos. A população, contudo, não perdeu o hábito de se referir ao município como Quinari.
foto - ?
ECONOMIA
O município baseia sua economia na agropecuária, correspondendo a mais de um terço da composição econômica do município, na área produtiva, com usinas de beneficiamento e alguma agroindústrias. Descendentes de japoneses que moram no município investiram no plantio e produção de amendoim. A administração pública já deixou de ser destaque, o grande triunfo econômico do município é a Zona de Processamento de Exportação, que tem na sua localização estratégica para os portos pacífico o seu maior atrativo. Encontra-se em fase de implantação.
A economia de Senador Guiomard tem na agricultura uma forte fonte de recursos, em Senador Guiomard, Acre
foto - ?
CONHEÇA UM POUCO MAIS DE SENADOR GUIOMAR
Fórum de Justiça de Senador Guiomard, Acre
foto - PMSG
Matriz de Nossa Senhora das Graças em Senador Guiomar, Acre
foto - Vicente A. Queiroz
Posto de Saúde Municipal de Senador Guiomard, Acre
foto - PMSG
Sede da Prefeitura Municipal de Senador Guiomard, Acre
foto - PMSG
Sede da Polícia Civil de Senador Guiomard, Acre
foto - PMSG
Praça de Alimentação em Senador Guiomard, Acre
foto - ?
foto - GE
foto - ?
foto - ?
Biblioteca Municipal de Senador Guiomard, Acre
foto - PMSG
Praça central de Senador Guiomard, Acre
foto - Denílson  Almeida
A principal avenida da cidade de Senador Guiomard, Acre eh arborizada
foto - Globo.com
foto - ?
foto - ?
foto - Jurandir Lima
foto - ?
foto - Globo.com
Sesc em Senador Guiomard, Acre
foto - Sesc
foto - ?
foto - ?
Visão ampla da cidade de Senador Guiomard, Acre
foto - PMSG
foto - ?
foto - ?
foto - ?
foto - ?
foto - ?
foto - PMSG
O Paraíso Hotel eh uma das opções de hospedagem em Senador Guiomard, Acre 
foto - GE
foto - ?
ESTA EH A BANDEIRA DA CIDADE DE SENADOR GUIOMARD (QUINARI)
ESTE EH O BRASÃO DA CIDADE DE SENADOR GUIOMARD (QUINARI)

fonte / fotos = IBGE / Thymonthy Becker / Wikipédia / Portal da Prefeitura Municipal / 




SETENIL DE LAS BODEGAS / ESPANHA - Casas que parecem sustentar a pedra, mas na realidade as paredes foram levantadas para fechar as fendas




LINHA DO TEMPO DE "SETENIL DE LAS BODEGAS" / ANDALUZIA / ESPANHA

A pequena cidade de Setenil de las Bodegas em Andaluzia no sul da Espanha possui uma característica bem diferentes de outras cidades turísticas que estamos acostumados a ver por aí. Acontece que o pequeno município foi construído entre as montanhas de pedras que fazem parte da região.
A primeira vista temos a sensação de que as pedras vão afundar as casas, em Setenil De Las Bodegas, Espanha
Andando pelas ruas de Setenil de las Bodegas é possível ver as gigantescas rochas percorrendo as fachadas das casas e dos comércios. 
Você saboreia suas refeições tendo gigantescas rochas como proteção sobre sua cabeça, em Setenil De Las Bodegas, Espanha 
A cidade que foi construída com a intenção de ser uma enorme muralha protegendo os antigos moradores de possíveis ataques medievais, hoje é atacada por milhares de turistas curiosos que se encantam com as paisagens de Setenil.
As paredes levantadas para fechar as fendas nas grande rochas, faz parecer que são elas que as sustentam, em Setenil De Las Bodegas, Espanha 
Com cerca de 3 mil habitantes, a principal renda do município é o turismo. A igreja Nossa Senhora da Encarnação, o Sítio Arqueológico de Acinipo e o Parque da Serra de Grazalema são os principais pontos turísticos do local. Mas o que mais chama atenção sem dúvida é o modo de como as casas são construídas entre as rochas, fazendo com que os turistas tenham uma vivência de como é dormir nas típicas casas da cidade.
A igreja encravada entre as rochas eh um dos pontos turísticos preferido, em Setenil De Las Bodegas, Espanha 
Uma pedra tão vistosa, tão sólida, que os primeiros habitantes da cidade espanhola de Setenil de Las Bodegas, na região da Andaluzia, na Espanha, optaram por dançar conforme a música e se instalar corajosamente debaixo de grandes rochas, às margens do rio. Muitos anos mais tarde, a engenhosidade arquitetônica chamou a atenção de curiosos.
Toda a pequena cidade de Setenil De Las Bodegas, Espanha, está sobre ou entre as grandes rochas
Conhecido como abrigo bajo rocas, o tipo de construção em Setenil se diferencia de outros alojamentos em pedras porque não alterou a forma original da montanha: nada foi cavado; as casas que parecem sustentar a pedra são, na realidade, apenas uma parede levantada para fechar o abrigo. Desta forma, muitos aposentos ainda exibem paredes da própria pedra.
Hoje, o visitante pode aproveitar a passagem pela região e tomar um café de baixo de uma grande fenda. Mas se a ideia eh pernoitar, o turista deve planejar com um pouco de antecedência, já que Setenil de Las Bodegas possui poucas opções de hospedagem e permanece pacata como nos velhos tempos.
PRINCIPAIS ATRAÇÕES:
CASTILLO FORTALEZA
Construção do século 12 pode ser vista na parte mais alta do vilarejo. Foi tomada pelos árabes no fim do século 15. Eh um recinto aberto, que pode ser visitado em qualquer horário sem pagamento de taxa.
IGLESIA DE NUESTRA SENORA DE LA ENCARNACIÕN
De estilo gótico e renascentista, esta igreja construída no começo do século 16 abriga várias imagens e objetos de valor. Abre apenas em horário de culto e para grupos de turismo que tenham agendado a visita.
ERMITA DE SAN SEBÁSTIAN
A primeira edificação cristã da região foi erguida no século 15. Reza a lenda que teria sido uma homenagem ao filho prematuro da Rainha Isabel, que morreu poucas horas depois de nascer - mas que teria sido nomeado de Sebástian.
CASA CONSISTORIAL
Eh nesta casa do século 16 que fica o escritório de informação turística da cidade. Lá, o visitante tem a oportunidade de conferir um pouco das técnicas utilizadas pela arquitetura na região.
SÍTIO ARQUEOLÓGICO DE ACINIPO
Ruínas de uma antiga cidade criada ha mais de 2 mil anos para soldados romanos aposentadosEh possível ver um teatro romano em perfeito estado. Pode ser visitado de terça a sábado, das 10 as 17 h. Aberto nos domingos das 9 as 14 h 30.
INFORMAÇÕES ÚTEIS:
Setenil de Las Bodegas fica a apenas 118 quilômetros de Málaga e 147 quilômetros de Sevilha, para onde o visitante pode chegar de avião. Há ônibus diários a partir de Málaga, Ronda e Cádiz. Uma estação a 5 quilômetros de Setenil recebe trens da linha Algeciras-Granada (quem vem de Málaga, Sevilha, Córdoba e Madri pode fazer a baldeação em Bobadilla).
Caso fique mais a vontade com a companhia de um guia, pode fazer o tour pela cidade e restaurantes por cerca de 50 euros. Contato: turismo@setenil.com.
Setenil de las Bodegas é um município da Espanha na província de Cádis, comunidade autónoma da Andaluzia, de área 82 km² com população de 3016 habitantes (2005) e densidade populacional de 36,75 hab/km². 
O principal atrativo deste município é a própria localidade de Setenil de las Bodegas, devido à beleza e originalidade do traçado urbano, que em alto declive desce do castelo adaptando-se ao percurso do rio, o que lhe confere uma singular disposição com diferentes níveis em altura. Na parte baixa os habitantes aproveitaram a erosão da rocha pelo rio para construir debaixo da rocha as suas casas. É um excepcional exemplo de um tipo de casa denominado "abrigo sob rochas" que, contrariamente a outras construções semitroglodíticas desenvolvidas na Andaluzia, não escava a rocha, antes se limita a fechar a parede rochosa e desenvolve a residência de forma longitudinal. 

Faz parte da Rota das aldeias brancas.


ESTE EH O BRASÃO DA CIDADE



fonte / fotos = Thymonthy Becker / ig.com.br / Wikipédia /