terça-feira, 30 de agosto de 2016

NOTTING HILL / LONDRES / INGLATERRA - O charmoso bairro de Londres que tem um pouco de tudo, chama você para viver uma cena de cinema




LINHA DO TEMPO DE "NOTTING HILL" / KENSINGTON E CHELSEA / LONDRES / INGLATERRA

Notting Hill é um dos mais charmosos e típicos bairros residenciais de Londres. Possui muitas casas no estilo vitoriano. Chama a atenção pela limpeza, fácil acesso e pelo estilo das pessoas que, lá, vivem. Aos sábados, acontece a feira de antiguidades, artesanato e alimentação em Portobello Road. O bairro também é conhecido por sediar o Carnaval de Notting Hill, que foi criado em 1964 pela numerosa comunidade jamaicana que vive no bairro. O bairro ficou internacionalmente conhecido por ter sido o cenário do filme "Um lugar chamado Notting Hill" (1999). 

Quem viu o filme do gênero comédia romântica "Um Lugar Chamado Notting Hill" já sabe que o lugar é um encanto 

Londres até pode ser conhecida como a Terra da Rainha e dos castelos, mas a verdade é que a capital britânica é para todos. Dos bairros descolados, a exemplo de Camden Town, onde nomes como Amy Winehouse fizeram história, ou os palácios imponentes, ainda ocupados pela monarquia, é impossível não se apaixonar pela cidade mais popular do Reino Unido. Hoje nosso passeio é pelo charmoso bairro de Notting Hill, um dos motivos para você querer embarcar agora mesmo para Londres. 

Quem viu o filme do gênero comédia romântica "Um Lugar Chamado Notting Hill" já sabe que o lugar é um encanto, mas nem sempre foi assim. Até os anos 1950, a região apresentava características bem diferentes das que vemos hoje. As casas, antes pertencentes à aristocracia, passaram a ser habitadas por várias famílias de imigrantes. Os novos moradores chegavam das colônias do Caribe, as chamadas West Indies, e também de algumas regiões da África. 

As mudanças (para melhor) começaram a surgir nos anos 1980, quando uma população mais jovem foi atraída até o bairro, especialmente pelo baixo preço das moradias na época. Hoje, Notting Hill é uma área nobre de Londres, com casas que custam preços altíssimos, podendo chegar a 1 milhão de libras. Mas para quem só quiser conhecer esse simpático bairro londrino, a experiência pode ser maravilhosa e barata. 

Um dos lugares mais populares de Notting Hill é o mercado de Portobello Road. Você vai encontrar um pouco de tudo por aqui, de antiguidades até roupas, flores e objetos diversos. De segunda a quinta o espaço fica tomado por uma feira de frutas e vegetais, enquanto sexta é dia de moda. Já no domingo, a maior parte das barraquinhas de rua são retiradas de cena, afinal, todo mundo merece um descanso, né? 

Para quem se apaixonou pelo filme de mesmo nome do bairro, de 1999, um passeio por Notting Hill pode ser ainda mais interessante. A rua continua a mesma, mas com menos grafites e muito mais turistas. A famosa Livraria The Travel Bookshop fica no número 142 da Portobello Road. Atualmente, a pequena livraria do William Thacker é uma loja de sapatos chamada Notting Hill. O que pouca gente sabe é que a livraria de viagens que inspirou os produtores do filme ainda existe e fica a apenas alguns blocos dali, na rua Blenheim Crescent, 13. 

A porta azul (The Blue Door) fica na Westbourne Park Road, 280. A porta era a antiga residência do escritor do filme William Thacker e foi vendida pouco depois da produção do longa. Reza a lenda local que a senhora que comprou a casa não sabia da fama de sua porta de entrada e foi incomodada dia e noite por fãs que esperavam encontrar a Julia Roberts ou até mesmo Thacker. Algum tempo depois ela desistiu da propriedade e vendeu a casa. Para decepção de alguns, o estúdio de tatuagens The Tattoo Parlour, que ficava no número 201 da Portobello Road, foi desmontado e no momento está vazio. 

E é claro que não podíamos deixar de falar da parte mais animada de Notting Hill. O bairro celebra o maior carnaval do Reino Unido, considerado um dos maiores festivais de rua de toda Europa, reunindo um milhão de foliões por ano. O Carnaval do bairro teve sua origem em 1964, através de imigrantes afro-caribenhos, em especial vindos de Trinidad e Tobago, que resolveram fazer uma manifestação pacífica contra a discriminação que sofriam na Inglaterra. As comemorações geralmente acontecem em agosto e contam sempre com uma variedade de sons, cores e ritmos.

fonte / fotos = msn.com / Wikipédia / Thymonthy Becker / 



TARAUACÁ / ACRE - Uma cidade aconchegante dando um toque rústico à floresta onde você terá a oportunidade de conhecer e vivenciar a florestania




LINHA DO TEMPO DE "TARAUACÁ" / ACRE  / BRASIL 
População estimada 2016 (1) - 39.427 
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 20.171,074 
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 1,76 
Código do Município 1200609 
Gentílico - Tarauacarense 
HISTÓRICO 
A região era habitada por índios Cachinauás e Jaminauas, às margens dos Rios Tarauacá e Murú. 
Em virtude da emigração dos nordestinos a partir do ano de 1877, intensificou-se a exploração das terras do município. Em 1889 um grupo de imigrantes chega a confluência do rio Murú com o Tarauacá, fundando aí o seringal Foz do Murú, que em breve cresceu de importância uma vez que era aí o ponto de partida para as explorações dos altos rios. O marco inicial, porém, da verdadeira história do desbravamento desta região, a se ter notícia positiva, data do ano de 1890, quando fundaram um porto na confluência dos rios citados, denominando-o "Foz do Murú" ponto de partida para novas explorações. 
Com a celebração do Tratado de Petrópolis, em 1903, as terras do município passam a integrar o território nacional. 
foto - Isaac melo
ORIGEM DO NOME 
O nome "Tarauacá" se remete a um significado indígena que quer dizer "rios dos paus ou das tronqueiras". A cidade possui a quarta maior população do Estado e ocupa o terceiro lugar em extensão territorial. 
foto - Valdir nery
A CIDADE 
O município de Tarauacá, distante 400 Km de Rio Branco, possui hoje ao menos 32 mil habitantes, segundo o governo do Acre. 
A cidade é a segunda do Acre em concentração de terras indígenas. Antes de virar município era habitada por índios Cachinauás e Jaminauas, que moravam às margens dos Rios Tarauacá e Murú. 
foto - ?
INFRAESTRUTURA 
O município, que sofria isolamento por causa das precárias condições da BR-364, agora conta com ligação permanente pela rodovia ao restante do país. A maior parte de suas relações econômicas dá-se com o município de Feijó, devido a sua relativa proximidade (cerca de 48 quilômetros). O transporte fluvial é sazonal, devido à variação do nível das águas do Rio Tarauacá. No município localiza-se o terceiro mais movimentado aeroporto do 
Ponte sobre o rio Tarauacá 
foto - Sérgio Vale
foto - Sergio Vale
ECONOMIA 
A base econômica do município fundamenta-se na agricultura, pecuária, pesca e no extrativismo de borracha e madeira, para exportação. Conta, ainda, com pequenas indústrias de móveis, cerâmicas e artefatos de cimento, mas a base da economia ainda é o funcionalismo público. Embora, ano após ano, a participação deste diminua na composição econômica. 
BARRACA DE FRUTAS EM TARAUACÁ, ACRE
foto - ?
DE QUANDO TARAUACÁ, ACRE FICOU FAMOSA
O município de Tarauacá se tornou famoso no Brasil e no mundo após o programa Globo Repórter exibir uma matéria sobre as "Riquezas Amazônicas". A reportagem mostra que além de produzir uma espécie de abacaxi gigante, também comprova que uma combinação de ervas que só existem na região, é capaz de fazer crescer cabelo em quem tem calvície. Carlos Pinto da Silva, o seringueiro que se virou cientista ao desenvolver o "Shampoo Esperança", diz que jamais revelará o segredo da sua fórmula milagrosa, tão cobiçada pelas indústrias de cosméticos.
CONHEÇA UM POUCO MAIS DE TARAUACÁ, ACRE -  A CIDADE DOS ABACAXIS GIGANTE
foto - ?
foto - ?
MATRIZ DE SÃO JOSÉ
foto - Isaac Melo
UM PASSEIO DE BICICLETA PELAS RUAS DE TARAUACÁ, ACRE
foto - ?
foto - ?
foto - ?
foto - ?
foto - Gleison Miranda 
foto - Sergio Vale

foto - ?
AEROPORTO DE TARAUACÁ, ACRE
foto - Sergio Vale
FANFARRA ESCOLAR EM TARAUACÁ, ACRE
foto - ?
FESTIVAL DO ABACAXI EM TARAUACÁ, ACRE
foto - ?
INDÍGENAS NA REGIÃO DE TARAUACÁ, ACRE
foto - ?
foto - Edson caetano
TEATRO MUNICIPAL EM TARAUACÁ, ACRE
foto - ?
PRAÇA CENTRAL DE TARAUACÁ, ACRE
foto - ?
HOSPITAL DE TARAUACÁ, ACRE
foto - ?
foto - Gleison Miranda 
ESCOLA PÚBLICA DE TARAUACÁ, ACRE
foto - ?
foto - Gleison Miranda 
foto - ?
RIO TARAUACÁ QUE CORTA A CIDADE
foto - Isaac Melo
AS BELAS PRAIAS DE ÁGUA DOCE EM TARAUACÁ NO ACRE
foto - ?
foto - ?
foto - ?
foto - Fabian Michelangeli
foto - ?
foto - Edson Caetano 
ENTARDECER EM TARAUACÁ, ACRE
foto - Gleison Miranda 
foto - Yêdy Junior
BANDEIRA DA CIDADE DE TARAUACÁ
BRASÃO DO MUNICÍPIO TARAUACÁ 

VALEU PELA VISITA


fonte / fotos = IBGE / Thymonthy Becker / Portal da Prefeitura Municipal /