sexta-feira, 12 de agosto de 2016

PALÁCIO DE SHONBRUNN / ÁUSTRIA - UM PASSEIO IMPERDÍVEL, NÃO SÓ PELOS BELOS QUARTOS E JARDINS, MAS POR SER UMA AULA DE HISTÓRIA EM ESTADO PURO




LINHA DO TEMPO DO "PALÁCIO DE SHONBRUNN" / VIENA / ÁUSTRIA 
O magnífico palácio de verão dos Habsburgo, o Schönbrunn, é um dos passeios imperdíveis em Viena, não só por seus belos quartos decorados e extensos jardins, mas também por ser uma aula de história em estado puro
Cercado de jardins vastíssimos e belos, o Palácio Schonbrunn foi onde a dinastia Hobsburgo deixou de lado a sua relativa austeridade. Mais luxuoso e ornamentado que o Hofburg, ele é, para muitos, o mais impressionante da cidade. Seus ricos aposentos, onde viveram o imperador Francisco José e sua amada Sissi (diz-se que a recíproca não era a mesma), além da poderosa imperatriz Maria Theresia, são um deslumbre. O salão de baile, com seus grandes espelhos e candelabros, são um dos destaques. 
O Palmenhaus são grandes estufas nos jardins do Palácio Schönbrunn, abertas no século 19. Desde então guardam inúmeras espécies botânicas de diversas partes do globo
Seus amplos jardins, que contam com um parque zoológicos, sebes bem podadas, arranjos florais, estátuas e fontes, é um passeio ótimo para toda a família. Do alto do Belvedere há um café que serve uma excelente torta de maçã. Ótimo passeio para as crianças. 
Das origens razoavelmente simples no século 16 aos mais de mil aposentos rococó de Maria Teresa Habsburgo, o Schönbrunn foi o centro do poderoso Império Austro-Húngaro
O Schloss Schonbrunn é muito amplo e fica próximo do centro de Viena, sendo acessível por metrô (linha U4) e os trams número 10 e 58. A infraestrutura é muito boa, com vários banheiros (inclusive aqueles para cadeirantes), fraldários, lanchonetes, café, loja de lembranças e passeios guiados. 
Jardim Grand Parterre, no Palácio Schönbrunn
Há dois tipos de tours: no Imperial você passará por diferentes estilos arquitetônicos do conjunto, em um total de 22 câmaras, inclusive as salas estatais e os quartos privados de Francisco José e Sissi. No Grand Tour, o passeio é acrescido pelos aposentos e salas ricamente decorados de Maria Theresia, totalizando 40 cômodos.
O Gloriette é uma pequena galeria sobre uma colina nos jardins do palácio Schönbrunn. Hoje abriga um agradável café
Nos jardins, um café tradicional serve uma receita ancestral de torta de maçã (apfelstrudel). Não deixe de provar. 
O Schönbrunn serviu como residência do imperador Franz Joseph I e sua esposa Sissi, um dos mais emblemáticos casais reais da virada do século 19 para 20. Parte de seus aposentos estão preservados tal como deixados por eles
Horário de funcionamento: 
Abre diariamente: de abril a junho, das 8h30 às 17h30. Em julho e agosto, das 8h30 às 18h30. Em setembro e outubro, das 8h30 às 17h30. De novembro a março, das 8h30 às 17h 
Formas de pagamento: 
Adultos: € 10, 50 (Tour Imperial), € 13, 50 (Grand Tour). Há descontos para maiores de 65 anos, crianças e estudantes.
O PALÁCIO DE SCHÖNBRUNN 
Um ponto turístico da cidade de Viena e um dos grandes ícones da Áustria que você não pode deixar de visitar.
(EM ALEMÃO, SCHLOSS SCHÖNBRUNN), CONHECIDO TAMBÉM COMO O PALÁCIO DE VERSALHES DE VIENA.

É UM DOS PRINCIPAIS MONUMENTOS HISTÓRICOS E CULTURAIS DA ÁUSTRIA. ESTÁ LOCALIZADO NO HIETZING, O 13 º DISTRITOS DE VIENA.
O SEU NOME DERIVA DE UMA FRASE ATRIBUÍDA AO IMPERADOR MATIAS, QUE TERÁ "DESCOBERTO" UM POÇO ENQUANTO CAÇAVA POR ALI, EXCLAMANDO "WELCH' SCHÖNER BRUNN" ("QUE BELA NASCENTE").
CONSTRUÍDO COMO RESIDÊNCIA PARA A IMPERATRIZ ELEONORA GONZAGA ENTRE 1638 E 1643
NOS GRANDES JARDINS DO PALÁCIO ESTÁ LOCALIZADO UM LABIRINTO PÚBLICO. O BILHETE DA ENTRADA PERMITE A ENTRADA NO LABIRINTO, ASSIM COMO NUM CONJUNTO DE PUZZLES EXTERIORES, INCLUÍNDO UM JOGO DE MATEMÁTICA E UMA SÉRIE DE FONTES.
OS JARDINS FRANCESES DO PARQUE FORAM DESENHADOS, EM 1695, POR JEAN TRÉHET, ALUNO DE ANDRÉ LE NÔTRE. O PARQUE COMPREENDE FALSAS RUÍNAS ROMANAS E UM LARANJAL, APANÁGIO DOS PALÁCIOS DE LUXO DAQUELA ÉPOCA. O CIMO DO PARQUE É OCUPADO PELA GLORIETTE, UM EDIFÍCIO EM ESTILO NEOCLÁSSICO, DESENHADO POR FERDINAND VON HOHENBERG, DE ONDE SE DISPÕE DE UMA VISTA PANORÂMICA SOBRE O PALÁCIO E SOBRE A CIDADE DE VIENA.
O PALÁCIO BARROCO FOI RESIDÊNCIA DE VERÃO DA FAMÍLIA IMPERIAL AUSTRÍACA DESDE MEADOS DO SÉCULO XVIII ATÉ AO FINAL DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL. NESSE PERÍODO, O EDIFÍCIO FOI HABITADO QUASE CONTINUAMENTE POR VÁRIAS CENTENAS DE PESSOAS DA VASTA CORTE, TORNANDO-SE NUM CENTRO CULTURAL E POLÍTICO DO IMPÉRIO HABSBURGO.
AQUI VIVEU ATÉ 1817, DATA DE SEU CASAMENTO COM D. PEDRO I, A ARQUIDUQUESA D. LEOPOLDINA DE HABSBURGO, QUE TEVE TÃO GRANDE PAPEL NA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL.
O SCHÖNBRUNN TEM SIDO UMA DAS PRINCIPAIS ATRACÇÕES TURÍSTICAS DA CIDADE DE VIENA DESDE O SÉCULO XIX, SENDO UM DOS MAIS IMPORTANTES E MAIS VISITADOS MONUMENTOS CULTURAIS DA ÁUSTRIA.
O PALÁCIO E O SEU PARQUE DE CERCA DE 160 HA ESTÁ CLASSIFICADO DESDE 1996 COMO PARTE DO PATRIMÓNIO DA HUMANIDADE PELA UNESCO. TEM APARECIDO EM POSTAIS, DOCUMENTÁRIOS E DIVERSAS PRODUÇÕES CINEMATOGRÁFICAS.
UMA DAS PRINCIPAIS ATRACÇÕES DO PARQUE PALACIANO É O TIERGARTEN SCHÖNBRUNN, O MAIS ANTIGO JARDIM ZOOLÓGICO DO MUNDO, COM OS SEUS 16 HA.





fonte / fotos = Wikipédia / Thymonthy Becker / viajeaqui.abril.com.br / Divulgação / 

SUA VISITA AGRADECEMOS





FEIJÓ / ACRE - EM CADA LUGARZINHO, POR MAIS DISTANTE QUE SEJA, HÁ UM TRAÇO COMUM. GENTE COM FORÇA PARA TRABALHAR E QUE RECEBE CADA DIA COM SORRISO, PORQUE ACIMA DE TUDO, O POVO FEIJOENSE EH ALEGRE, FESTEIRO E SOLIDÁRIO




LINHA DO TEMPO DE "FEIJÓ" / ACRE / BRASIL
BEM VINDO A CIDADE DE FEIJÓ. NO CORAÇÃO DO ESTADO.
imagem - Jezaflu
A CIDADE DE FEIJÓ TEM 32.412 HABITANTES - IBGE 2010 -
QUEM NASCE EM FEIJÓ EH: FEIJOENSE
FEIJÓ FAZ ANIVERSÁRIO EM 03 DE MAIO E FOI FUNDADA EM 1.903
ORIGEM DO NOME
A DENOMINAÇÃO DE FEIJÓ, EH UMA HOMENAGEM AO PE. DIOGO ANTÔNIO FEIJÓ, NOME QUE SE CONSERVA ATÉ HOJE.
HISTÓRIA
HABITAVAM AS TERRAS DO ATUAL MUNICÍPIO DE FEIJÓ AS TRIBOS JAMINAUÁS E CHACAUÁS. 
A PRIMEIRA PENETRAÇÃO DE CIVILIZAÇÃO DATA DE 1879, COM A CHEGADA, À FOZ DO RIO ENVIRA, DO NAVIO MUNDUCURUS, QUE TROUXE PARA A REGIÃO GRANDE NÚMERO DE IMIGRANTES NORDESTINOS. HOUVE LUTAS COM OS NATURAIS, MAS, AOS POUCOS, OS NORDESTINOS DESBRAVARAM O LUGAR. SUBINDO OS RIOS E IGARAPÉS, COMEÇARAM A DEMARCAR SEUS "DOMÍNIOS". SURGIRAM OS ATUAIS SERINGAIS. 
É NESTE CONTEXTO QUE SURGE À MARGEM ESQUERDA DO RIO ENVIRA, O SERINGAL PORTO ALEGRE, DE PROPRIEDADE DE FRANCISCO BARROSO CORDEIRO, EM CUJA SEDE FORAM, GRADATIVAMENTE SURGINDO, CASAS, NOVOS MORADORES SE INSTALANDO. QUE MAIS TARDE DEU ORIGEM AO MUNICÍPIO DE FEIJÓ.
ATÉ QUE O GENERAL TAUMATURGO DE AZEVEDO, ENTÃO PREFEITO DO DEPARTAMENTO DE HOMENAGEM AO GRANDE VULTO DE NOSSA PÁTRIA ASSINA O DECRETO-LEI Nº 968, DE 1928, CONCEDEU FORO DE CIDADE À CITADA VILA. O MUNICÍPIO DE FEIJÓ, ENTRETANTO, SÓ VEIO A SER INSTALADO NO ANO SEGUINTE, 1939, COM TERRAS DESMEMBRADAS DOS MUNICÍPIOS ACREANOS DE SANTA MADUREIRA E TARAUACÁ, SENDO SEU PRIMEIRO PREFEITO E ORGANIZADOR RAIMUNDO AUGUSTO ARAÚJO.
CONHEÇA AGORA A CIDADE DE FEIJÓ POR FOTOS.
imagem - Jezaflu
imagem - Jezaflu
imagem - Jezaflu
BELA AVENIDA ARBORIZADA
imagem - ?
imagem - Ana
ASSEMBLÉIA DE DEUS
imagem - Jezaflu
imagem - Jezaflu
imagem - Jezaflu
imagem - Jezaflu
BICICLETARIA
imagem - Jezaflu
CAIS DO PORTO
imagem - Jezaflu
CENTRO
imagem - Jezaflu
imagem - Jezaflu
imagem - ?
imagem - Jezaflu
imagem - Jezaflu
PRAÇA DE ESPORTES
imagem - Jezaflu
imagem - Jezaflu
IGREJA DE NOSSA SENHORA DO PERPÉTUO SOCORRO
imagem - Jezaflu
AQUI VISTA COM A TORRE QUE EH EXTERNA
imagem - Diocese da paróquia
imagem - Jezaflu
IPÊ AMARELO
imagem - Jezaflu
SEDE DA JUSTIÇA DO TRABALHO
imagem - ?
PARQUE DO BURITIZAL
imagem - ?
PORTO DA CIDADE NO RIO ENVIRA.
imagem - Jezaflu
PONTE SOBRE O RIO
imagem - ?
PARQUE PARA AS CRIANÇAS NA PRAÇA
imagem - Jezaflu
SEDE DO PODER EXECUTIVO - PREFEITURA -
imagem - Jezaflu
PRAIA / FESTIVAL DE PRAIA
A PRAIA DE FEIJÓ É CONHECIDA REGIONALMENTE POR SUA BELEZA, COM ÁGUAS CLARAS E LIMPAS DO RIO ENVIRA. 
A PRAIA DE FEIJÓ, COMO OUTRAS DO ACRE, SÃO CONSIDERADAS UMAS DAS PRAIAS MAIS LINDAS DE ÁGUA DOCE DO BRASIL. 
ESSE GRANDE EVENTO TEM COMO TELESPECTADORES AMAZONENSES E RONDONIENSES, VIZINHOS DO ESTADO DO ACRE. JÁ FOI REGISTRADA TAMBÉM A PRESENÇA DE BOLIVIANOS , PERUANOS, CHILENOS E ATÉ ARGENTINOS, ALÉM DOS PRÓPRIOS ACREANOS.
UM DIA APÓS O INÍCIO DO FESTIVAL DO AÇAÍ, TEM INÍCIO FESTIVAL DE PRAIA DE FEIJÓ
imagem - ?
PRAÇA
imagem - Jezaflu
INSTITUTO
imagem - ?
AÇAÍ / FESTIVAL DO AÇAÍ
O AÇAÍ PRODUZIDO EM FEIJÓ É CONSIDERADO POR MUITOS CRÍTICOS COMO O MELHOR DO BRASIL, COM A SUA ESPESSURA MAIS GROSSA E COM O SABOR MAIS DOCE POR NATUREZA. 
O FESTIVAL DO AÇAÍ DE FEIJÓ E FESTIVAL DE PRAIA QUE ACONTECEM TODOS OS ANOS NO MÊS DE AGOSTO. EVENTO QUE MARCA PRINCIPALMENTE O GRANDE CONSUMO DA FRUTA TIPICAMENTE DO NORTE DO BRASIL.
O FESTIVA DO AÇAÍ MOBILIZA O ESTADO INTEIRO QUE SE DIRIGE A CIDADE DE ACONTECIMENTO DO MESMO. ALÉM DE PODER SABOREAR O MELHOR AÇAÍ DO BRASIL, OS FESTEIROS PODEM CURTIR SHOWS DE CELEBRIDADES LOCAIS E NACIONAIS, GRATUITAMENTE, O QUE FAZ COM QUE O FESTIVAL TENHA MUITO CRÉDITO COM A POPULAÇÃO ACREANA. UM DIA APÓS O INÍCIO DO FESTIVAL DO AÇAÍ, TEM INÍCIO FESTIVAL DE PRAIA DE FEIJÓ
imagem - ?
A FRUTA AÇAÍ COLHIDA.
imagem - ?

COLHENDO O AÇAÍ NO PÉ
imagem - ?
HISTÓRIA DO AÇAÍ POR CHRISTIANE ANGELOTTI 
HÁ MUITO TEMPO, QUANDO AINDA NÃO EXISTIA A CIDADE DE BELÉM DO PARÁ, VIVIA NO LOCAL UMA TRIBO INDÍGENA. NESTA ÉPOCA OS ALIMENTOS ERAM ESCASSOS E POR ESTE MOTIVO O CACIQUE TOMOU UMA DECISÃO MUITO CRUEL: RESOLVEU QUE TODAS AS CRIANÇAS QUE NASCESSEM A PARTIR DAQUELA DATA, SERIAM NECESSARIAMENTE SACRIFICADAS, UMA VEZ QUE NÃO HAVERIA ALIMENTO SUFICIENTE PARA TODOS.
PORÉM, IAÇA, FILHA DO CACIQUE, DEU A LUZ A UM LINDO MENINO O QUAL NÃO FOI POUPADO DA CRUEL DECISÃO DE SEU AVÔ.
A ÍNDIA CHORAVA TODAS AS NOITES COM SAUDADES DE SEU FILHO, ATÉ QUE NUMA NOITE DE LUA CHEIA, A ÍNDIA OUVIU O CHORO DE UMA CRIANÇA. O CHORO VINHA DA DIREÇÃO DE UMA BELA PALMEIRA.
QUANDO A ÍNDIA CHEGOU AO LOCAL, SEU FILHO A ESPERAVA DE BRAÇOS ABERTOS. RADIANTE DE ALEGRIA, IAÇA CORREU PARA ABRAÇÁ-LO, MAS QUANDO O FEZ, A CRIANÇA MISTERIOSAMENTE DESAPARECEU. NO DIA SEGUINTE, A ÍNDIA FOI ENCONTRADA MORTA, ABRAÇADA AO TRONCO DA PALMEIRA. SEU ROSTO TRAZIA UM SUAVE SORRISO DE FELICIDADE E SEUS OLHOS NEGROS, AINDA ABERTOS, FITAVAM O ALTO DA PALMEIRA QUE ESTAVA CARREGADA DE FRUTINHOS ESCUROS.
ENTÃO, O CACIQUE MANDOU QUE APANHASSEM OS FRUTINHOS E PERCEBEU QUE DELES PODERIA SE EXTRAIR UM SUCO QUANDO AMASSADOS, QUE PASSOU A SER A PRINCIPAL FONTE DE ALIMENTO DAQUELA TRIBO. ESTE ACHADO FEZ COM QUE O CACIQUE SUSPENDESSE OS SACRIFÍCIOS E AS CRIANÇAS VOLTARAM A NASCER LIVREMENTE, POIS A ALIMENTAÇÃO JÁ NÃO ERA MAIS PROBLEMA NA TRIBO.
EM AGRADECIMENTO AO DEUS TUPÃ E EM HOMENAGEM A SUA FILHA, O CACIQUE DEU O NOME DE AÇAÍ AOS FRUTINHOS ENCONTRADOS NA PALMEIRA, QUE É JUSTAMENTE O NOME DE IAÇA INVERTIDO.
PÉS DE AÇAÍ
imagem - ?
NESTE LOCAL ACONTECE O FESTIVAL DO AÇAÍ
imagem - ?
imagem - ?
NO FUTURO, TALVEZ
imagem - Jezaflu
O BARCO
imagem - Jezaflu
imagem - Jezaflu
imagem - Jezaflu
imagem - Jezaflu
RIBEIRINHOS
A CIDADE ESTÁ LOCALIZADA NA MARGEM DIREITA DO RIO ENVIRA, QUE É PRINCIPAL MEIO DE ESCOAMENTO DE PRODUÇÃO DOS RIBEIRINHOS. 
5.640 RIBEIRINHOS SOMENTE NO RIO ENVIRA, QUE VIVEM EM PEQUENAS COMUNIDADES NAS MARGENS DO RIO, GERALMENTE LOCALIZADOS BEM LONGE DO CENTRO URBANO. COMO A MAIOR PARTE DOS RIOS AMAZÔNICOS, O NÍVEL DAS ÁGUAS É SAZONAL.
imagem - Jezaflu
imagem - Jezaflu
imagem - Jezaflu
imagem - Jezaflu
imagem - Jezaflu
RUA DA IGREJA / CENTRO
imagem - Jezaflu
O SOL DE FEIJÓ
imagem - Jezaflu
ESTA EH A BANDEIRA DA CIDADE
ESTE EH O BRASÃO DO MUNICÍPIO

ATÉ A PRÓXIMA 

fonte / fotos = Wikipédia / Thymonthy Becker / IBGE / Agência de notícias do Acre /