TURISTANDO PELO MUNDO: Oeiras, Piauí - A cidade mais religiosa do estado, também conhecida como Capital da Fé, também tem casarios coloniais e ruas de pedra. Vem ver comigo:

domingo, 23 de outubro de 2016

Oeiras, Piauí - A cidade mais religiosa do estado, também conhecida como Capital da Fé, também tem casarios coloniais e ruas de pedra. Vem ver comigo:




A cidade mais religiosa do estado, também conhecida como Capital da Fé, também tem casarios coloniais e ruas de pedra. Vem ver comigo:
A CIDADE DE OEIRAS, PI
Oeiras tem origem numa capela fundada em 1695 e dedicada a Nossa Senhora da Vitória. O povoado foi elevado a vila e sede de concelho em 1712. Tornou-se capital do Piauí em 1759, sendo elevada o município em 1761. Foi capital até 1851.
Centrinho histórico de Oeiras, Piauí
TURISMO EM OEIRAS, PI
Oeiras é uma das cidades mais religiosas do Estado, onde ocorre uma densa manifestação religiosa. Destacam-se as festas da Padroeira Nossa Senhora da Vitória, em 15/08, de Nossa Senhora da Conceição, em 08/12 e a Semana Santa, talvez a mais movimentada do Piauí, que inclui Procissões como a do Domingo de Ramos, do Fogaréu (quinta-feira) e do Senhor Morto (sexta-feira da Paixão).
Vista parcial da cidade de Oeiras, Piauí
PONTOS TURÍSTICOS DA CIDADE DE OEIRAS, PI
Dentre os pontos turísticos mais visitados, pode-se destacar: o Morro do Leme, onde se ergueu uma estátua em homenagem a Nossa Senhora da Vitória, à qual se chega através de uma enorme escadaria; o Morro da Cruz (que teve a cruz, de pedras sobrepostas há mais 100 anos não se sabe por quem nem para quê, deu nome ao morro destruída por vândalos, e construída outra de concreto bem maior e em local diferente), que permite visão privilegiada do município;

Você pode gostar:

o Pé de Deus; a Casa da Pólvora; o Museu mais antigo do Piauí; a Catedral de Nossa Senhora da Vitória; a Igreja de Nossa Senhora do Rosário; o Café Oeiras (reaberto); o Cine-Teatro (abandonado); dentre os inúmeros Casarios coloniais, ruas estreitas de paralelepípedos e Praças com fontes luminosas.
A coloridas casas margeadas por rua de paralelepípedo, do centro histórico de Oeiras, Piauí
CAPITAL DA FÉ
Oeiras é um ponto de peregrinação de fiéis em diversas datas religiosas. A tradicional Semana Santa, maior festa religiosa da região, atrai pessoas de várias regiões do Piauí, provendo um espetáculo ímpar de fé e religiosidade popular. A Procissão de Bom Jesus do Passos, a Procissão do Fogaréu e a Descida da Cruz, são uns dos mais significativos eventos da Primeira Capital.
Sem contar na Expressões Culturais de seu Folclore e Cultura, destacando-se os Congos do Rosário, tido como uma das mais belas expressões Afro-Brasileiras.
OEIRAS / PIAUI
foto - ?
BEM VINDO A CIDADE DE OEIRAS. UM PATRIMÔNIO A SER PRESERVADO.
imagem - W. Luiz
Agência do Banco do Brasil em Oeiras, Piauí
imagem - David Jales
A casa das 12 janelas eh o centro cultural de Oeiras, Piauí
imagem - Fernando Salge
imagem - Agamenon Pedrosa
imagem - Wikipédia
BELOS CASARÕES EM OEIRAS, PI
imagem - Agamenon Pedrosa
imagem - Agamenon Pedrosa

Você pode gostar:

CONHEÇA UM POUCO MAIS DA CIDADE DE OEIRAS, PIAUÍ
imagem - Eliel Damasceno
imagem - Antônio de Pádua Rêis
imagem - Edilson Morais Brito
imagem - Antônio de Pádua Rêis
imagem - Flávio Cipriano
imagem - Agamenon Pedrosa
imagem - Edilson Morais Brito
imagem - Edilson Morais Brito
imagem - Agamenon Pedrosa
A cidade oferece boas pousadas para os turistas, em Oeiras, Piauí
imagem - Edilson Morais Brito

Você pode gostar:

imagem - Agamenon Pedrosa
imagem - Xande Fema
imagem -  Antônio de Pádua Rêis
imagem - Agamenon Pedrosa
imagem - Edilson Morais Brito
imagem - Edilson Morais Brito
imagem - Thompson Sá
imagem - Agamenon Pedrosa
Museu de Arte Sacra em Oeiras, Piauí
imagem - Antônio de Pádua Reis
Morro do leme ou Morro da Santa onde tem uma estátua da Santa Vitória em Oeiras, Piauí
imagem - Agamenon Pedrosa


Para se chagar ao topo do Morro da santa tem esta escadaria em Oeiras, Piauí
imagem - Antônio de Pádua Rêis
Nossa Senhora da Vitória no alto do Morro em Oeiras, Piauí
imagem - Agamenon Pedrosa
Igreja de Nossa Senhora do rosário em Oeiras, Piauí
imagem - Agamenon Pedrosa
imagem - Wikipédia
MATRIZ DE NOSSA SENHORA DA VITÓRIA NA CIDADE DE OEIRAS, PI
Esta igreja foi a primeira igreja construída no estado do Piauí. Data de 1.733 e foi dedicada a Nossa Senhora da Vitória em referência a conquista do, então, sertão bravio do capitania de Piauí.
imagem - Agamenon Pedrosa
AS ESCADARIAS DA MATRIZ DE OEIRAS, PI
imagem - Agamenon Pedrosa
A praça da Matriz forma esta bonita paisagem interagindo igreja, casarões e arborização em Oeiras, Piauí
imagem - Agamenon Pedrosa
Igreja de Nossa Senhora da Conceição em Oeiras, Piauí
imagem - Agamenon Pedrosa
Igreja da Sagrada família em Oeiras, Piauí
imagem - Agamenon Pedrosa
CAFÉ OEIRAS
magem - Agamenon Pedrosa
Neste bonito casarão de 9 janelas funciona a Prefeitura Municipal de Oeiras, Piauí
imagem - Agamenon Pedrosa
População estimada 2016 (1) - 36.385
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 2.702,493
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 13,19
Código do Município 2207009
Gentílico - oeirense



ORIGEM DO NOME DA CIDADE DE OEIRAS, PI
O nome da cidade é uma homenagem ao todo poderoso primeiro, "Ministro do Reino, o futuro Marquês de Pombal conde de Oeiras de Portugal."
Segundo o dicionário onomástico etimológico de língua portuguesa, Oeiras pode vir pode vim do latim Aurarias, acusativo plural de aurarai, . Deste modo, o nome de Oeiras leva-nós a aproximar a fundação da povoação a eventuais atividades auríferas no local.
Gentílico: oeirense
Histórico
Oeiras Piauí - PI 
HISTÓRICO DA CIDADE DE OEIRAS, PI
Diversas expedições tentaram a exploração das terras do atual Estado do Piauí. Dentre elas, a de Domingos Afonso Mafrense, em 1674, penetrou toda a região centro-sul, resultando o domínio de vasto sertão até o Parnaíba. Outra, vinda de Pernambuco, por influência da expedição de Mafrense, teria invadido os sertões de Cabrobó, avançando sempre para o nordeste. Acredita-se que ambas penetraram no território onde mais tarde se instalou a sede do Município de Oeiras. 
Há registros de pedidos de sesmarias, feitos anteriormente (em 1667) por Mafrense, Julião Afonso Serra e outros, abrangendo a região que vai desde o Parnaíba até a Serra do Araripe.



Sabe-se, por outro lado, que Mafrense fundou no local diversas fazendas, entre as quais a "Cabrobó", onde residiu, e que Serra organizou ali um arraial de índios domesticados. Dividem-se, por isso, entre os dois desbravadores as opiniões sobre quem se instalou primeiramente nas terras do atual Município, embora predominem as versões que indicam a primazia de Mafrense. 
O fato é que no lugar com o nome de "Mocha", tomado de um riacho ali situado, formou-se uma povoação, com capela filiada à freguesia de Cabrobó, da Diocese de Pernambuco. Essa povoação passou ao nível de freguesia, sob a invocação de Nossa Senhora da Vitória, em 1696, e foi elevada à categoria de vila em 1712.



Ao ser criada a Capitania do Piauí, em 1758 (Carta Régia de 29 de julho), a vila de Mocha, que era o seu maior núcleo, tornou-se sede do Governo. Somente em 1761 ganhou ela foros de cidades, passando, então, a denominar-se Oeiras, em homenagem ao Conde de igual nome, depois Marquês de Pombal. 
Oeiras é considerada o núcleo mais antigo do Piauí e berço da história e colonização do Estado. Foi sede da Província até 1852, quando o Conselheiro Saraiva transferiu a capital para a "Chapada do Corisco", onde hoje se encontra Teresina. 
Gentílico: oeirense
ESTA EH A BANDEIRA DA CIDADE DE OEIRAS, PIAUÍ
ESTE EH O BRASÃO DO MUNICÍPIO DE OEIRAS, PI


valeu por viajar com a gente


fonte dos textos e fotos: Wikipédia / Thymonthy Becker / IBGE / Divulgação / Prefeitura Municipal de Oeiras / 

Você também pode gostar:




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Já fez turismo neste lugar? Conte sua aventura