TURISTANDO PELO MUNDO: CHAPADA DIAMANTINA / BAHIA - Montanhas, chapadões, cachoeiras em cânions, rios de água avermelhada e formações rochosas formam um conjunto sem igual

segunda-feira, 11 de novembro de 2019

CHAPADA DIAMANTINA / BAHIA - Montanhas, chapadões, cachoeiras em cânions, rios de água avermelhada e formações rochosas formam um conjunto sem igual





Principal destino de ecoturismo do Brasil, a área de preservação é só uma parte de um território que guarda uma quantidade incrível de montanhas, chapadões, rios, cachoeiras e grutas.




Como o parque ainda não tem um plano de manejo implementado, a maioria de suas atrações não tem estrutura adequada para visitas. Entre os lugares mais visitados (divididos entre seis destinos), parte está fora dos seus domínios.
Por que é 5 estrelas? 
A beleza natural impressiona. Os próprios guias não sabem bem o número de grutas e cachoeiras, mas juram que ainda há atrações a descobrir. Cachoeiras em cânions, rios de água avermelhada e formações rochosas formam um conjunto sem igual. O trekking do Vale do Paty, um dos mais cênicos do país, corta a área do parque.

POÇO AZUL NA CAVERNA DO PARQUE NACIONAL DA CHAPADA DIAMANTINA NA BAHIA. EM CONTATO COM A ÁGUA, OS RAIOS DE SOL REVELAM DIVERSOS TONS DE AZUL E BELAS FORMAÇÕES ROCHOSAS
Preste atenção
A flora da região é riquíssima. Muitas espécies, como algumas orquídeas, só existem aqui, e alguns tipos de sempre-viva, flor típica, correm risco de extinção. A água avermelhada dos rios deve-se à matéria orgânica vegetal em decomposição, mas é potável.

CACHOEIRAS LADEADAS POR CÂNIONS, RIOS CAUDALOSOS, CAVERNAS COM ÁGUAS CRISTALINAS. A CHAPADA DIAMANTINA, BAHIA, É PERFEITA PARA QUEM PROCURA AVENTURA E DIVERSÃO NO MEIO DA NATUREZA. SEIS DESTINOS NOS ARREDORES DO PARQUE NACIONAL SERVEM DE BASE PARA O TURISTA
A melhor foto
Do alto do Morro do Pai Inácio você faz a imagem clássica da Chapada, mas as cachoeiras da Fumaça e do Buracão também rendem ótimos cliques. 
Tempo de visita Para conhecer as melhores atrações, o ideal é ter de uma semana a dez dias.
MORRÃO DO CAMELO NO PARQUE NACIONAL DA CHAPADA DIAMANTINA
Quando ir 
O ano inteiro. No período entre novembro e janeiro chove mais, o que não costuma atrapalhar os passeios. De junho a agosto, época de seca, algumas quedas têm menos volume de água.
POÇO AZUL NA CAVERNA DO PARQUE NACIONAL DA CHAPADA DIAMANTINA. QUANDO BATEM NA ÁGUA, OS RAIOS DE SOL REVELAM VÁRIAS TONALIDADES DE AZUL E BELAS FORMAÇÕES ROCHOSAS
Informações
O parque é administrado pelo Instituto Chico Mendes (sede em Palmeiras), você pode entrar em contato pelos telefone (75)3332-2418 ou (75) 3332-2310. Os passeios devem ser feitos sempre com guia - além de não correr o risco de se perder, as belas paisagens do percurso ganham como complemento informações sobre a vegetação e a história da Chapada. Eles devem ser contratados nas agências de turismo ou nas ACVs.
GRUTA PRATINHA
A CHAPADA DIAMANTINA NA BAHIA EH REALMENTE UM SHOW DA NATUREZA QUE MOSTRA QUE SABE FAZER E BEM FEITO.
foto - Wikipédia
Em 1985, através do Decreto Nacional n˚91.655, foi criado o Parque Nacional da Chapada Diamantina (PNCD) para a preservação das belezas cênicas do local. Porém, o grande objetivo da manutenção desta área está na conservação das suas nascentes, com destaque para o principal rio baiano, o Paraguaçu, responsável pelo abastecimento de 60% da população da capital baiana.

Além de resguardar um banco genético importantíssimo para a pesquisa científica e conservação da biodiversidade. A cada ano, pelo menos quatro ou cinco novas espécies de plantas endêmicas e três espécies de animais são descobertas na região.
O PNCD é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação Ambiental (ICMBio), uma autarquia ligada ao Ministério do Meio Ambiente, que trabalha exclusivamente em prol das áreas de preservação. A sua área representa apenas uma pequena parte de toda a Chapada Diamantina, região que engloba dezenas de municípios.


Ele ainda não possui controle de visitação e á possível conhecê-lo a partir de diversas localidades, principalmente de Lençóis, do Vale do Capão, de Mucugê e Andaraí. O acesso aos seus atrativos, na maioria das vezes, é realizado por meio de caminhada. Porém, ele não concentra todos os atrativos da região, muitos lugares famosos estão localizados ao seu redor.
Consciência ambiental
A conscientização da população faz parte das frentes de trabalho do Instituto e é realizada em parceria com os movimentos ambientalistas, como o GAP (Grupo Ambientalista de Palmeiras) e o GAL (Grupo Ambientalista de Lençóis), além do apoio dado pelas diversas brigadas voluntárias e pelas ACVs (Associações de Condutores de Visitantes) espalhadas por diversos municípios da região.
A vegetação predominante da Chapada é conhecida como campo rupestre, que em geral é mais rasteira, porém é considerada um dos ecossistemas mais ricos do mundo, comparável à Mata Atlântica e à região do Cabo na África do Sul. Nele é possível encontrar mais de 100 tipos de orquídeas, inúmeras bromélias, cactos, begônias, trepadeiras e sempre-vivas, que podem ser apreciadas de abril a agosto. A variedade de animais também é imensa, principalmente as aves, que são mais de 250 espécies.
Aqui é o berço de 50% dos rios que banham o Estado da Bahia, tendo como o seu principal o Rio Paraguaçu, fundamental para a vida no semiárido baiano. E como não poderia deixar de ser, as águas da chapada também são inusitadas. É possível nadar em águas escuras e em águas ultra transparentes. Porém, todas são limpas. Essas águas avermelhadas são como “um chá natural gigante”, compara o biólogo Roy Funch, um dos principais responsáveis pela criação do Parque Nacional da Chapada Diamantina.
O beija-flor-gravatinha-vermelha é endêmico na Chapada Diamantina e habita áreas superiores a mil metros de altitude. Nas matas chapadenses também vivem o tamanduá bandeira, o macaco prego, a jaguatirica e muitos outros animais.
Do alto do Morro do Pai Inácio, tradicional e imperdível atração, parece que a Chapada não tem fim. Pudera, são mais de 1.500 km² cheios de grutas com grandes salões subterrâneos, cânions gigantes e cachoeiras das mais belas e altas do país.


Tudo isso, junto, faz deste um dos principais destinos de ecoturismo do Brasil. Além dos cenários naturais encantadores, a estrutura é das mais preparadas para o turismo, sobretudo em Lençóis, a “capital da Chapada”, onde há bons hotéis e restaurantes gostosos.
A cidade é a base para ir às outras seis localidades turísticas daqui, seja a hippie Vale do Capão, sejam as cachoeiras de Ibicoara, seja a histórica Igatu ou mesmo a “recém-descoberta” Itaetê, novidade do GUIA BRASIL 2015, que tem lindas quedas-d’água. A cereja no bolo da Chapada é o queridinho dos aventureiros: o Vale do Paty, mais cênico trekking do país.
MORRO DO INÁCIO NA CHAPADA DIAMANTINA, BAHIA
foto - baixaki
CACHOEIRA DOS MOSQUITOS NA CHAPADA DIAMANTINA, BA
foto - Falcon Oline
POÇO ENCANTADO NA CHAPADA DIAMANTINA, BA
foto - ?
GRUTA PRATINHA NA CHAPADA DIAMANTINA, BA
foto - ?
CACHOEIRA DA FUMAÇA NA CHAPADA DIAMANTINA, BA
FOI DESCOBERTA POR UM AVIADOR AMERICANO DA DÉCADA DE 60. A VISÃO DO CÂNION E DA CACHOEIRA COMPENSAM O ESFORÇO. DE UMA ALTITUDE DE 420 M.
AS ÁGUAS ESCORREM POR UMA ESTREITA ABERTURA E SE DISSIPAM ANTES MESMO DE TOCAR O SOLO; DAÍ O NOME CACHOEIRA DA FUMAÇA.
foto - ?

fonte dos textos e fotos: Wikipédia / viajeaquiabril.com.br / Thymonthy Becker / IBGE / Divulgação / Governo da Bahia



VOCÊ PODE VER O MUNDO DA JANELA DO TREM



VALEU PELA AVENTURA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Já fez turismo neste lugar? Conte sua aventura