TURISTANDO PELO MUNDO: ITACOATIARA / AMAZONAS - Praias, lagos, igarapés, hotéis de selva, festivais, pedra pintada em um dos maiores destino turístico do Amazonas (2.301 / 5.570)

terça-feira, 22 de outubro de 2019

ITACOATIARA / AMAZONAS - Praias, lagos, igarapés, hotéis de selva, festivais, pedra pintada em um dos maiores destino turístico do Amazonas (2.301 / 5.570)








fotos (acima e abaixo) ?
O ecoturismo, também chamado de turismo de natureza, atrai milhares de turistas ao município. Entre as atrações naturais da cidade, destacam-se: a Praça Central de Itacoatiara, que possui grandes prédios em construção contrastando com a grande arborização que é a marca da cidade. 

Também destacam-se festas populares, como a festa do padroeiro, o festival da canção, o museu de Itacoatiara, além do ecoturismo.
BEM VINDO A CIDADE DE ITACOATIARA, AM, UMA JOIA NO AMAZONAS.
foto - ?
foto - ?
foto - Francisco Jota
TURISMO EM ITACOATIARA, AM
Itacoatiara é um dos maiores destinos turísticos no Amazonas, recebendo um elevado número de turistas que visitam as praias, lagos e igarapés das proximidades, que contam com diversos hotéis de selva.
foto - ?
O ecoturismo, também chamado de turismo de natureza, atrai milhares de turistas ao município. Entre as atrações naturais da cidade, destacam-se: a Praça Central de Itacoatiara, que possui grandes prédios em construção contrastando com a grande arborização que é a marca da cidade. Também destacam-se festas populares, como a festa do padroeiro, o festival da canção, o museu de Itacoatiara, além do ecoturismo.
foto - ?
foto - ?
foto - ?
pedra pintada
foto - ?
A cidade também possui praias, lagos e prédios históricos localizados nas ruas do Cais do Porto, atualmente o agronegócio também tem trazido turistas a cidade, em busca das feiras agropecuárias e rodeios realizados ao decorrer do ano. 
Senac (Serviço nacional de Aprendizagem Comercial)
foto - Ari Vicente



Casarão
foto - ?

FAUNA E FLORA DA CIDADE DE ITACOATIARA, AM
A fauna e flora da Amazônia é diversificada, sendo encontrada a mesma fauna da floresta tropical úmida presente em diversos municípios da região. É possível encontrar no município, inúmeras espécies de plantas e pássaros, inúmeros anfíbios e milhões de insetos.
foto - ?
foto - ?
Os grandes mamíferos da água, como o peixe-boi e o boto, são encontrados principalmente em regiões sem muita movimentação do Rio Negro. Algumas árvores de origem amazônica, como a andiroba e mafumeira (também conhecida como sumaúma), são encontradas em algumas regiões da cidade, principalmente em áreas intactas.



Répteis como tartarugas, caimões e víboras também ali habitam. Há pássaros e peixes de todas as espécies, plumagens e peles. Em algumas regiões ao longo dos rios, encontramos a planta vitória-régia, cujas folhas circulares chegam a mais de um metro de diâmetro.
foto - ?
foto - ?
CULTURA DA CIDADE DE ITACOATIARA, AM
A cultura do município, assim como do Amazonas, foi largamente influenciada pelos povos nativos da região e pelos diversos grupos de imigrantes e migrantes que ali se estabeleceram, principalmente espanhóis. Itacoatiara tornou-se uma cidade com ampla miscigenação cultural e diversificadas culturas. 
Galeria de artes
foto - ?
Os nordestinos que migraram para a Amazônia no fim do Século XIX e início do Século XX, atraídos pelo Ciclo da borracha, também contribuíram para a formação da cultura municipal. Tudo isso gerou na localidade e no estado uma cultura mestiça e com grande contribuição e permanência da cultura indígena.



A prefeitura promove cultura por órgãos culturais. Todos os anos no mês de Setembro, acontece o FECANI, com o objetivo de desenvolver e divulgar novos talentos amazonenses da música. O maior festival de música do Norte, o Festival da Canção de Itacoatiara (Fecani), reuni músicos de todo o Brasil.
Festival de música
foto - ?
CONHEÇA UM POUCO MAIS DE ITACOATIARA, AM
Antigo casarão
foto - ?
Seminário São José
foto - ?
foto - ?
Marinha do Brasil
foto - ?
ALGUMAS RUAS DA CIDADE DE ITACOATIARA, AM
foto - ?
foto - ?
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITACOATIARA, AM
foto - ?



Relógio da torre
foto - ?
foto - ?
foto - ?
foto - ?
foto - ?
Capela de São francisco da cidade de Itacoatiara, AM
foto - André Maia
foto - ?
Catedral de Nossa Senhora do Rosário em Itacoatiara, AM
foto - Vicente A. Queiroz



foto - José Alves
Orla do rio que banha a cidade de Itacoatiara, AM
foto - José Ribeiro
foto - José Ribeiro
foto - José Ribeiro
Coreto da praça que eh uma livraria em Itacoatiara, AM
foto - ?
foto - ?
foto - ?
foto - ?



foto - ?
foto - ?
foto - ?
Secretaria Municipal da cidade de Itacoatiara, AM
foto - ?
Prefeitura Municipal da cidade de Itacoatiara, AM
foto - ?
Câmara de Vereadores da cidade de Itacoatiara, AM
foto - ?
ALGUMAS OPÇÕES DE HOSPEDAGEM NA CIDADE DE ITACOATIARA, AM
REGINE’S HOTEL
Um Hotel aconchegante localizado na região mais bonita do Brasil, a região Amazônica. Faremos tudo para agradar os nossos hóspedes. Aproveite a sua estada!
foto - Divulgação
foto - Divulgação



foto - Divulgação
foto - Divulgação
RIO AMAZONAS HOTEL EM ITACOATIARA, AM
foto - Divulgação
foto - Divulgação
CHRISTIAN HOTEL EM ITACOATIARA, AM
foto - Divulgação
População estimada 2016 (1) - 98.503 
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 8.892,038 
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 9,77 
Código do Município 1301902 
Gentílico - Itacoatiarense
Gentílico: itacoatiarense 
HISTÓRICO 
Na foz do rio Muturá, afluente do rio Madeira, Ferreira João Sampaio fundou, nos meados do século XVIII, o primeiro núcleo de povoamento organizado em território do atual município de Itacoatiara. 
Os índios Muras, todavia, não permitiram o desenvolvimento da aldeia recém-fundada, atacando-a várias vezes e forçando a retirada de seus habitantes para o rio Canumã, onde estes se instalaram.


Porém, mesmo ali, esses índios vão ao seu encalço obrigando-os a nova retirada, dessa vez para o rio Abacaxis. 
ORIGEM DO NOME DA CIDADE DE ITACOATIARA, AM
O topônimo Itacoatiara, na língua Tupi-Guarani, significa pedra pintada. Foi dada essa denominação ao local, em conseqüência da existência de inscrições gravadas em algumas pedras no rio defronte à atual cidade.
ESTA EH A BANDEIRA DA CIDADE DE ITACOATIARA, AMAZONAS
ESTE EH O BRASÃO DO MUNICÍPIO DE ITACOATIARA, AM

fonte dos textos e fotos: IBGE / Thymonthy Becker / Portal da Prefeitura Municipal de Itacoatiara/ Wikipédia / Divulgação /








CONHEÇA O ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL


VALEU PELA AVENTURA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Já fez turismo neste lugar? Conte sua aventura