Pular para o conteúdo principal

ARRAIAL D'AJUDA / BAHIA - Areia macia, mar calmo, cristalino, perfeito para casais, jovens e famílias. Um lugar pra chamar de seu .




LINHA DO TEMPO DE "ARRAIAL D'AJUDA" / BAHIA / BRASIL
Encontro do Rio Mucugê com o mar
ARRAIAL D'AJUDA / BAHIA / BRASIL
Se você procura um lugar para chamar de seu, um forte candidato está aqui. a areia macia e o mar calmo, cristalino e de cor deslumbrante – uma mistura de azul e verde – fazem do lugar uma combinação perfeita para casais, jovens e famílias que buscam um cenário de contemplação. a praia mais indicada é a pitinga. Com boa oferta de pousadas e charmosas barracas com espreguiçadeiras, tem sua paisagem realçada pelas imponentes falésias. aos que não abrem mão do sossego, taípe é a mais deserta e preservada do litoral. mas a vila não deixa ninguém na mão. Aos que buscam mais agitação, a Rua do Mucugê reúne bares, restaurantes, lojinhas bacanas e casas noturnas. É sempre movimentada, principalmente a partir das 16h. 
A Praia da Pitinga é versátil, no canto esquerdo ficam as barracas que garantem o movimento, do outro lado, as falésias dominam o cenário, deserto e com mar calmo
ONDE FICAR 
Na areia da praia estão os hotéis e pousadas de grande estrutura, geralmente frequentados por famílias. Há também um bom número de hospedagens ao longo da estrada que liga a balsa à Rua do Mucugê – ficar nesse trecho significa utilizar van, ônibus, carro ou táxi para ir às praias mais turísticas, como a da Pitinga e do Mucugê, e ao centrinho. Os arredores da Rua do Mucugê concentram grande parte das pousadas para casais. Em todos os lugares, os preços baixam até 50% entre março e outubro (com exceção de julho, mês de férias escolares). 
Localizado na Praia do Apaga-Fogo, o Arraial d'Ajuda Eco Resort tem uma enorme piscina em frente à praia, quadras e oferece aulas de tai chi chuan e ioga
Estrelado pelo GUIA QUATRO RODAS 2013, o Arraial ’Ajuda Eco Resort reserva acesso livre ao Arraial d’Ajuda Eco Parque, piscinas naturais, bangalôs de massagem e ainda um restaurante com vista para o Rio Buranhém. Também estrelado, o Casa Grande de São Vicente fica em uma mansão de estilo colonial, a dez minutos da praia. Lá, o café da manhã não tem hora para acabar. 
Entre os estrelados ainda estão a Pousada Beijamar, pé na areia, com quartos no meio da restinga, entre deques de madeira sobre a água; o Maitei, localizado na badalada Rua do Mucugê; e a Pousada Vila do Beco, com clima de chácara do interior e mirante que dá para as praias de Araçaípe e Pitinga. 
Praia do Rio da Barra, na divisa de Trancoso e Arraial d´Ajuda
A estrada para o rio Mucugê, mais conhecida como rua do Mucugê, é onde se encontra a maior concentração de lojas e restaurantes da região. O estilo arquitetônico, a variedade e o refinamento de seus estabelecimentos lhe renderam o apelido de "Rua mais charmosa do Brasil". Ao final da rua Mucugê se tem acesso a Praia do Mucugê e a Praia da Pitinga.
A Rua do Mucugê concentra pousadas com bons preços, como a Tororão, Caminho do Mar, do Robalo e Bucaneiros, mas os albergues Maloca Hostel e Arraial d’Ajuda Hostel são as opções mais acessíveis. 
Praia mais próxima do centro, a Mucugê é também a mais estruturada, com barracas que espalham-se pela ampla faixa de areia. No mar, os recifes dão origem a pequenas piscinas naturais, é preciso cuidado para andar por eles
ONDE COMER 
No almoço, as barracas de praia ficam cheias (dentre elas, a melhor opção para comer é a Barraca do Nel). A partir das 16h, boa parte dos restaurantes do Centro abre as portas, atraindo gente para a Rua do Mucugê e arredores. Na baixa temporada os restaurantes 
Filé recheado com brie e molho de framboesa com fritas, servido no restaurante da Pousada Coqueiros
Os pescados são maioria nos cardápios, como no Rosa dos Ventos, no Flor do Sal e no Valentino – lá, os pescados saem do tanque direto para a panela. O Morena Flor, no Centro, serve os melhores acarajés de Arraial. 
Costeleta de cordeiro servida no restaurante do Arraial d'Ajuda Eco Resort
Entre as comidinhas, o Coelhinho serve sorvetes artesanais, o Paiol, pães de mel, tortas e docinhos próprios, e a Tapiocaria d’Ajuda, tapiocas doces e salgadas. 
COMO CHEGAR 
O aeroporto mais próximo é o de Porto Seguro. A travessia de balsa dura cerca de dez minutos (saídas a cada 30 minutos; entre 1h e 7h, a cada uma hora). De carro pela BR-101, tome a saída em Eunápolis – de lá são cerca de 70 km até Arraial. 
A Praia de Taípe segue quase deserta nos trechos afastados das barracas
COMO CIRCULAR 
Atrações, pousadas, barracas e restaurantes concentram-se em dois pontos: a Estrada da Balsa e a Rua do Mucugê. A Estrada da Balsa é via de entrada para quem vem de Porto Seguro e dá acesso direto à praia. Para chegar ao Centro, a caminhada é longa, seja pela praiaou pela estrada (o que inclui a subida da falésia), mas vans fazem o trajeto ao longo de todo o dia. Na Rua do Mucugê e arredores, circule a pé. Para quem se hospeda nas estradas do Alto Mucugê ou da Pitinga, o mais indicado é ir com carro próprio para se deslocar entre as praias. 
Esculturas de orixás, do artista plástico Tati Moreno, no encontro do Rio Buranhém com o mar, na Praia Apaga-Fogo
SUGESTÕES DE ROTEIROS 
1 dia – É fundamental conhecer as principais praias da cidade. Em um trajeto que pode ser percorrido em cerca de duas horas a pé, de acordo com a velocidade do turista, caminha-se da primeira praia do distrito, Apago-Fogo, até a mais movimentada, a Pitinga. Durante o percurso, faça uma parada em uma das barracas de praia (a Donel é uma ótima opção) para provar pescados frescos. Depois que o sol se for, não perca o agito da Rua do Mucugê. 
Cavalgada promovida pelo Arraial D'Ajuda Eco Resort
3 dias – Aproveite que tem mais tempo para curtir com calma as principais praias. Vale a pena reservar um dia inteiro para ir a Taípe, mais preservada, a 14 quilômetros do Centro, e outro para a Pitinga. Se quiser dar uma pausa nos banhos de sol e mar, você também pode incluir no roteiro visitas aos parques de ecoturismo. O Arraial d’Ajuda Eco Parque tem enormes toboáguas de água doce e o Awaventura, área com trilhas, arvorismo e tirolesa. 
6 dias – Não deixe de visitar os arredores. Para chegar a Porto Seguro, basta pegar uma balsa. Também é possível fazer passeios de van até as lindas praias que ficam ao sul de Arraial d’Ajuda: Trancoso, Caraíva e Praia do Espelho. Se a viagem for entre os meses de julho e outubro, faça o passeio de barco para ver a baleias-jubarte. Já em qualquer época do ano – fique atento com a maré – visite os recifes de corais. 
QUANDO IR 
O sol aparece o ano inteiro, mas principalmente entre novembro e março. Nesse período em julho, mês de férias escolares, os preços podem até dobrar. De maio a junho, o sossego prevalece, mas alguns restaurantes e pousadas fecham. 
BARRACAS DE PRAIA 
Na Praia do Pitinga, a Barraca do Faria tem playground e piscina sombreada à beira-mar. A Flor do Sal, espreguiçadeiras, cadeiras acolchoadas – e um chef argentina que faz comida tailandesa e moquecas. Na Praia do Parracho, a Cabana Grande reserva mesas, espreguiçadeiras e sofás de madeira em um dos trechos mais agitados do Arraial. A Bara do Parracho, lota no verão com shows de axé e promove festas no Carnaval e no Réveillon. 
O movimento da Praia do Apaga-Fogo é sempre grande devido à concentração de hotéis e pousadas. O mar calmo, tomado por recifes, é ideal para passeios de caiaque
VIDA NOTURNA 
A Rua do Mucugê concentra o movimento. O Morocha Club (73-3575-2611) promove festas de segunda a sábado, com bandas e DJs – o som varia de Tim Maia e Beatles até música argentina. Aos domingos, a vez é do T.A Sushi, com apresentações de forró e ritmos africanos. No verão, barracas incluem festas e luaus em sua programação.
por Liliane Finco
Galeria Beco das Cores na Rua do Mucugê, a estradinha de paralelepípedo que liga a vila à praia concentra restaurantes, lojas e pousadas
ARRAIAL D'AJUDA / BAHIA 
UM PARAÍSO NO SUL DA BAHIA E SANTUÁRIO DA BALEIA JUBARTE.
imagem - Portal arraial d'Ajuda
HISTÓRIA
ARRAIAL D'AJUDA EH UM DISTRITO DE PORTO SEGURO, LOCALIZADO NA PARTE SUL DO ESTADO DA BAHIA, NO TOPO DAS FALÉSIAS COLORIDAS SENDO RODEADA PELA MATA ATLÂNTICA E PELAS INTERMINÁVEIS PRAIAS COM ÁGUAS MORNAS E COM TONS DE VERDE E AZUL
ARRAIAL D’AJUDA ÉH UMA PEQUENA ALDEIA QUE, DESDE O SEU NASCIMENTO EM 1549, PRESERVOU A SUA TÍPICA ARQUITETURA, CULTURA E PARTE DA MATA ATLÂNTICA.
ELA TEM A MESMA LATITUDE QUE ALGUNS OUTROS LUGARES MÍSTICOS DO MUNDO, COMO BALI NA INDONÉSIA, O QUE SEMPRE ATRAIU ESOTÉRICOS E AVENTUREIROS DO MUNDO INTEIRO.
AQUI UMA VISÃO GERAL DO ARRAIAL
imagem - ?
ORIGEM DO NOME
Batizado com esse nome de tradição cristã-branca - foi mais uma homenagem a Tomé de Sousa e aos primeiros jesuítas que aqui chegaram em 1549, com suas três naus: Conceição, Salvador, e Ajuda - que viriam a ser nomes da cidade e de suas primeiras igrejas. Inicialmente chamado de Arraial de Nossa Senhora d'Ajuda, em homenagem à Santa Padroeira, aos poucos o nome foi sendo reduzido e, na criação legal do Distrito, ficou definitivamente Distrito de Arraial d'Ajuda. Não existem variações - somente a forma "Arraial d'Ajuda" é a correta. Hoje em dia, até em documentos da prefeitura encontramos o nome escrito erroneamente - Arraial D'ajuda. Na língua portuquesa, a preposição não deve ser maiúscula e sim o nome próprio, d'Ajuda. Em 25 de janeiro de 1984 foi fundada a Sociedade Amigos do Arraial de Nossa Senhora d'Ajuda. Isso comprova como esse era o nome utilizado formalmente na década de 80 ou anteriormente.
UMA IGREJA HISTÓRICA DE 1549 E AS DUAS RUAS MAIS IMPORTANTES, BRÓDUEI E MUCUGÊ DIVIDEM O CENTRO DE ARRAIAL D'AJUDA.
NA “BRÓDUEI” VOCÊ PODE ENCONTRAR MUITAS LOJAS COLORIDAS QUE VENDEM ARTESANATOS TÍPICOS E TAMBÉM DÁ ACESSO À PRAÇA ONDE FICA A IGREJA DE NOSSA SENHORA D’AJUDA.
NA CHARMOSA RUA DO MUCUGÊ ESTÃO LOCALIZADOS A MAIORIA DOS RESTAURANTES, BARES, LOJAS E HOTÉIS E DÁ ACESSO A PRAIA DE MESMO NOME.
A MISTURA DE LOCAIS, ÍNDIOS, HIPPIES, TURISTAS E ESTRANGEIROS TRANSFORMARAM ARRAIAL D'AJUDA EM UMA PEQUENA ALDEIA INTERNACIONAL E, POR ISSO, É CHAMADA "O CANTINHO DO MUNDO".
A IGREJA DE NOSSA SENHORA D'AJUDA
imagem - ?
A IGREJA DE NOSSA SENHORA D'AJUDA FOI UMA HOMENAGEM A TOMÉ DE SOUZA E AOS PRIMEIROS JESUÍTAS QUE CHEGARAM ÀS BELAS PRAIAS DO SUL DA BAHIA EM 1549, COM SUAS 03 NAUS: CONCEIÇÃO, SALVADOR E AJUDA; QUE VIRIAM MAIS TARDE A SER OS NOMES DAS CIDADES E DE SUAS PRIMEIRAS IGREJAS. 
IGREJA NOSSA SENHORA D'AJUDA VISTA DE PERTO
foto - Thymonthy Becker
O SANTUÁRIO DO ARRAIAL D'AJUDA NO SUL DA BAHIA É CONSIDERADO O MAIS ANTIGO SANTUÁRIO CATÓLICO DO BRASIL, CUJA ROMARIA ACONTECE TODOS OS ANOS A PARTIR DE 6 DE AGOSTO, COM O ÁPICE DA FESTA EM HOMENAGEM À SANTA PADROEIRA DO ARRAIAL D'AJUDA NO DIA 15 DE AGOSTO.
ROMEIROS DE TODO O BRASIL SE MANIFESTAM NA CIDADE EM ATO DE FÉ E TRADIÇÃO.
A IGREJA DE NSª D'AJUDA DIVIDINDO A RUA
foto - Thymonthy Becker
QUASE DEZOITO QUILÔMETROS DE LINDAS PRAIAS COLORIDAS SÃO AS PRINCIPAIS ATRAÇÕES DE ARRAIAL D'AJUDA. ALGUMAS DELAS PROTEGIDAS POR RECIFES, FORMAM PISCINAS NATURAIS NA MARÉ BAIXA, OUTRAS AINDA PRESERVADAS E SEMI-DESERTAS.
VEJA AS BELÍSSIMAS PRAIAS DE ARRAIAL D'AJUDA
foto - Thymonthy Becker
foto - Thymonthy Becker
foto - Thymonthy Becker
foto - Thymonthy Becker
CHEGANDO OU SAINDO
foto - Thymonthy Becker
O PORTO AO LONGE
foto - Thymonthy Becker
BALEIAS JUBARTE
ENTRE OS MESES DE JULHO E NOVEMBRO DE CADA ANO, AS BALEIAS DA ESPÉCIE JUBARTE VISITAM A REGIÃO E PROVOCAM A VINDA DE GRANDE NUMERO DE TURISTAS PARA O EXTREMO SUL DA BAHIA. COM A PRESERVAÇÃO E A PROTEÇÃO DAS BALEIAS JUBARTE, A POPULAÇÃO AUMENTOU E CADA VEZ MAIS BALEIAS VÊM EM BUSCA DE ÁGUAS QUENTES PARA NAMORAR.
imagem - Portal arraial d'Ajuda
PRAIA APAGA FOGO
imagem - Portal arraial d'Ajuda
TAMBÉM APAGA FOGO
imagem - Portal arraial d'Ajuda

PRAIA ARACAIPE
imagem - Portal arraial d'Ajuda
TAMBÉM ARACAIPE
 imagem - Portal arraial d'Ajuda
PRAIA DA PITANGA
imagem - Portal arraial d'Ajuda
PRAIA DA TAIPE
imagem - Portal arraial d'Ajuda
PRAIA DO PARRACHO
imagem - Portal arraial d'Ajuda
PRAIA DOS NATIVOS
imagem - Portal arraial d'Ajuda
TAMBÉM PRAIA DOS NATIVOS
imagem - Portal arraial d'Ajuda
PRAIA RIO DA BARRA
imagem - Portal arraial d'Ajuda
NAS AREIAS DA PRAIA
foto - Thymonthy Becker
AQUI UMA LOJA INDIANA COM CENTENAS DE ARTIGOS TÍPICOS
foto - Thymonthy Becker
O FAMOSO JESUÍTA, JOSÉ DE ANCHIETA, ESCREVEU NO INÍCIO DO SÉCULO XVI SOBRE O "SONORO BRANDO SUSSURRO DA ÁGUA QUE MILAGROSAMENTE JORROU DE UMA FONTE AO PÉ DE UMA FRONDOSA ÁRVORE, QUANDO O PE. FRANCISCO PIRES CELEBRAVA ALI O SANTO SACRIFÍCIO DA MISSA".
VÁRIOS OUTROS AUTORES DA ÉPOCA APRESENTAM VERSÕES SOBRE O ORIGEM DO MILAGRE D'ÁGUA.
imagem - Portal arraial d'Ajuda
ATÉ A PRÓXIMA
foto - Thymonthy Becker

fontes / fotos = Thymonthy Becker / IBGE / viajeaqui.abril.com.br / portal arraialdajuda.com / Wikipédia / Divulgação / 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

PEDRA AZUL / FORTALEZA DE PEDRAS

BOM DIA. SEJA MUITO BEM VINDO A PEDRA AZUL. A FORTALEZA DE MINAS. copyrigth "Paulo Marcio"
PEDRA AZUL EH UMA CIDADE QUE FICA NO VALE DO JEQUITINHONHA E TEM ATUALMENTE: 23.843 HABITANTES (IBGE 2010) QUE NASCE EM PEDRA AZUL É: PEDRA-AZULENSE (PEDRAZULENSE) O IDH DO MUNICÍPIO É DE: 0,660 - CONSIDERADO MÉDIO PELOS INDICADORES DA ONU. A TEMPETATURA MÉDIA DA CIDADE É DE: 24°. FORAM REALIZADOS EM PEDRA AZUL, 77 CASAMENTOS EM 2010. NÃO ACONTECEU NENHUMA SEPARAÇÃO E NENHUM DIVORCIO. A CIDADE FAZ ANIVERÁRIO EM 1º DE JUNHO. A pecuária, atividade primeira na história econômica do lugar, continua sendo básica para a sua receita. Colonizada por vaqueiros nordestinos, que ali chegaram em busca de pastagens para seu gado, a região herdou deles a tradição do trato com grandes rebanhos, principalmente o gado de corte, mas não se esqueceu dos cuidados com o subsolo. Os primeiros moradores do atual município foram Manoel José Botelho, em 1822, e o padre Manoel Fernandes, em 1834, após o grande incêndio …

PARACATU / RICA EM CULTURA E PATRIMÔNIO HISTÓRICO

BEM VINDO A CIDADE DE PARACATU. CIDADE NATAL DE AFONSO ARINOS
imagem - Revoredo

PARACATU TEM 84.718 HABITANTES - IBGE 2010 -
QUEM NASCE EM PARACATU EH: PARACATUENSE
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 20 DE OUTUBRO E FOI FUNDADA EM 1.728
ORIGEM DO NOME "Paracatu" é um termo de origem tupi que significa "rio bom", através da junção dos termos "Pará" ("rio") e "Katu" ("bom") Paracatu pertence ao seleto grupo das dez cidades nacionalmente tombadas em Minas Gerais, o que a coloca no patamar de um dos municípios mineiros mais ricos culturalmente e patrimonialmente, sendo integrante também da Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais.
HISTÓRIA

Não existe consenso entre os historiadores sobre a data efetiva em que foi descoberta e povoada a região de Paracatu. De qualquer forma, admite-se que o território paracatuense já era conhecido desde o final do século XVI pelos brancos, que vinham da Vila de São Paulo com objetivos de conquista, não …

CAETANÓPOLIS

SEJA MUITO BEM VINDO AO BERÇO DA INDÚSTRIA TÊXTIL DAS MINAS GERAIS. SEJA BEM VINDO A CAETANÓPOLIS / TERRA NATAL DA CANTORA "CLARA NUNES" AQUI NA CHEGADA DA CIDADE / TREVO DE ACESSO foto - Thymonthy Becker Communication CAETANÓPOLIS (QUE DO LATIM SIGNIFICA: CAETANO [Nome de pessoa] PÓLIS: SIGNIFICA CIDADE. PORTANTO, CIDADE DE CAETANO) TEM 10.218 HABITANTES (IBGE 2010) QUEM NASCE EM CAETANÓPOLIS EH: CAETANÓPOLITANO (QUE DO LATIM SIGNIFICA: CAETANO [nome de pessoa] POLI SIGNIFICA CIDADE E TANO QUE SIGNIFICA MORADOR. PORTANTO: MORADOR DA CIDADE DE CAETANO. HISTÓRIA UMA FAZENDA ADQUIRIDA PELOS IRMÃOS MASCARENHAS EM 1864 TINHA A DENOMINAÇÃO DE ″FAZENDA DA PONTE″, POR SE ENCONTRAR NAS PROXIMIDADES DE UMA PONTE SOBRE O RIBEIRÃO LOCAL. SUPÕE-SE QUE O NOME, DE CEDRO ORIGINOU-SE DE ESPÉCIMES VEGETAIS DESSE NOME, ALI EXISTENTES. EM 1864, OS IRMÃOS BERNARDO CAETANO, FILHOS DO MAJOR ANTÔNIO GONÇALVES DA SILVA MASCARENHAS, PROCURAVAM SEU IRMÃO MAIS VELHO ANTÔNIO CÂNDIDO, RESIDENTE NAS PROXIMIDADE…

CARATINGA / CIDADE ESPERANÇA / TERRA DAS PALMEIRAS

SEJA SEMPRE BEM VINDO A CIDADE DE CARATINGA. A CIDADE DO MENINO MALUQUINHO
copyrigth "?" ORIGEM DO NOME
A denominação do município Caratinga, de origem indígena, (cará / tinga = branco) é devido à falta de alimentação diversificada, o que fazia com que os primeiros habitantes da região se alimentassem de um tubérculo muito encontrado na região na época do povoamento, um cará-branco que servia de alimento para os índios CARATINGA TEM ATUALMENTE, 85.322 HABITANTES. QUEM NASCE EM CARATINGA É: CARATINGUENSE. O IDH DO MUNICÍPIO É DE: 0,754 - CONSIDERADO MÉDIO PELOS INDICADORES DA ONU. A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 24 DE JUNHO. FOI FUNDADA EM 1848 EM CARATINGA, FORAM REALIZADOS EM 2010, 513 CASAMENTOS 056 SEPARAÇÕES 079 DIVÓRCIOS. HISTÓRIA
Em 1841 aportou por estas terras o grande desbravador Domingos Fernandes Lana, que aqui permaneceu até 1847.
No final desse ano, João Caetano do Nascimento, João Antônio de Oliveira e João José, bravos pioneiros, vieram de mudança, trazendo suas famílias,…

DORES DO INDAIÁ / MINAS GERAIS - Fundador e sede do Circuito Turístico "Caminhos do Indaiá" margeada pelo Rio São Francisco

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "DORES DO INDAIÁ" / MINAS GERAIS / BRASIL Dores do Indaiá insere-se na política pública de turismo: é município fundador e sede do Circuito Turístico Caminhos do Indaiá. foto - ? Em 2003, tendo em vista da necessidade de adotar a política pública de turismo, o Governo de Minas Gerais, através da Secretaria de Estado de Turismo, instituiu o Decreto 43321, dispondo sobre o reconhecimento dos Circuitos Turísticos e sobre as normas de funcionamento. De acordo com o documento, “para os fins de promoção da política de turismo no âmbito do Estado, serão reconhecidos os Circuitos Turísticos institucionalizados e com personalidade jurídica registrada em cartório”, integrados por municípios “de uma mesma região, com afinidades culturais, sociais e econômicas que se unem para organizar e desenvolver a atividade turística regional de forma sustentável". foto - ? Assim, nasceu, em abril de 2008, o Circuito Turístico Caminhos do Indaiá, com a proposta de lev…

UNAÍ / MINAS GERAIS - Na Serra do taquaril, com belas cachoeiras, corredeiras, e muitas opções de eco-aventuras; rapel, Mountain bike, trilhas e montanhismo

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "UNAÍ" / MINAS GERAIS / BRASIL
CACHOEIRA DA JIBOIA 

Uma das mais belas cachoeiras do Brasil. Localizada a cerca de 80 km de Unaí, a cachoeira da Jiboia é formada pelo ribeirão Jiboia e possui mais ou menos 120 m de queda livre. É comum, nos fins de semana, ser frequentada por grupos de pessoas vindas de Brasília e de outras localidades próximas. Não existe infraestrutura no local. Dos 80 km de percurso, 60 km são de asfalto, e 20 km, de estrada de terra. É possível a prática do rapel em determinados pontos da cachoeira.
foto - Senac “Enquanto correm mansa e abruptamente As águas do Ribeirão Jiboia correm também Em direção ao meu coração. São quilômetros entre matas e lavouras, Correndo entre pedras de até cinco metros de diâmetro, Que parecem ter sido estouradas por dinamite divina Milhares de anos atrás. Essas águas de uma cor esverdeada, em alguns Lugares mais azuladas, é a alegria dos moradores Daquela região.
foto - Senac foto - Senac Linda cachoeira com água…

SANTA LUZIA / NO SOLAR DA BARONESA

BEM VINDO A CIDADE COLONIAL DE SANTA LUZIA.  UM PATRIMÔNIO A CÉU ABERTO. foto - Wikipédia SANTA LUZIA TEM 202.942 HABITANTES - IBGE 2010 - QUEM NASCE EM SANTA LUZIA EH: LUZIENSE A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 08 DE MARÇO E FOI FUNDADA EM 1.692 ORIGEM DO NOME / CONTA A HISTÓRIA QUE... Um pescador chamado Leôncio, que tinha problemas na visão, observou um objeto brilhando no rio, enterrado na areia. Quando pegou era a imagem de Santa Luzia, a santa protetora dos olhos, e assim se deu o primeiro milagre da santa, já que na mesma hora ele volta a enxergar. A imagem foi levada para a primeira capela do arraial, tornando-se a padroeira do município. Chegando a Portugal a noticia dos milagres que estavam sendo operado pela padroeira do Bom Retiro de Santa Luzia, o Sargento Mór Joaquim Pacheco Ribeiro, que estava desenganado pela ciência medica da sua Pátria, volta sua ultima esperança para o poder divino. Faz um voto à Santa milagrosa do sertão mineiro, pedindo-lhe a visão perdida. Como recebeu o mil…

SÃO GONÇALO DO PARÁ

BOM DIA. BEM VINDO A SÃO GONÇALO DO PARÁ / A CIDADE DOS DOCES A CIDADE COMEÇA O ANO, FAZENDO ANIVERSÁRIO. ELA FOI EMANCIPADA EM 10 DE JANEIRO DE 1949. QUEM NASCE EM SÃO GONÇALO DO PARA É: SÃOGONÇALENSE Como atrações turísticas o município apresenta a antiga igreja matriz, um cemitério de pedra bruta, construído pelos escravos e datado de 1855, a cachoeira existente no Ribeirão dos Morais e uma bela lagoa, formada por uma barragem. VENHA VISITAR E CONHECER DE PERTO ESTA BELA CIDADE DO INTERIOR DE MINAS, QUE FICA NA REGIÃO CENTRO OESTE DO ESTADO. foto -PMSGP SÃO GONÇALO DO PARÁ É A TERRA DO DOCE. AQUI SE FABRICA DOCES DA MELHOR QUALIDADE, QUE SÃO DISTRIBUIDOS POR TODO O BRAZIL. AQUI TAMBÉM, EH A UNICA FABRICA DO BRAZIL QUE AINDA FABRICA DOCE DE GOIABADA EM CAIXINHAS DE MADEIRA. (CONTRARIANDO A MÚSICA DE DUDU NOBRE) ALGUNS DADOS INTERESSANTES DA CIDADE:
POPULAÇÃO
1970..........6.329 1980..........6.229 1991..........7.541 2000..........7.972 2005..........8.237 2007..........10.308 2010..........10.405 (I…

ANDRADAS - TERRA DO MELHOR VINHO DAS MINAS GERAIS

SEJA BEM VINDO A CIDADE DE ANDRADAS.
foto - Thymonthy Becker
ANDRADAS TEM 37.270 HABITANTES - IBGE 2010 -
QUEM NASCE EM ANDRADAS EH: ANDRADENSES
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 22 DE FEVEREIRO E FOI FUNDADA EM 1.890
ORIGEM DO NOME

ITABIRA / MG - MURIAÉ / MG - SANTA LUZIA / MG - PEDRO AFONSO / TO - OURO PRETO / MG

IGREJA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO EM ITABIRA / MG
foto - Roberta Soriano
MATRIZ DE NOSSA SENHORA DA SAÚDE, INTERIOR E LATERAL EM ITABIRA / MG
foto - Roberta Soriano
foto - Roberta Soriano
foto - Roberta Soriano
foto - Roberta Soriano
CAPELA DE SÃO E NO CONTEXTO DA PRAÇA NA SERRA DOS ALVES EM ITABIRA / MG
foto - Barbosa
foto - Emerson Silva
CAPELA DO BOM JESUS NO MORRO REDONDO EM ITABIRA / MG
foto - Roneijober Andrade
MATRIZ DE SÃO PAULO EM MURIAÉ / MG
foto - Afrânio Bastos
CAPELA DE SÃO JOSÉ EM MURIAÉ / MG
foto - SG Trangel
IGREJA DA BARRA EM MURIAÉ / MG
foto - Tony Borrach
IGREJA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO EM MURIAÉ / MG
foto - Afrânio Bastos
IGREJA DE NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS EM MURIAÉ / MG
foto - SG Trangel
CAPELA DO BONFIM EM SANTA LUZIA / MG
foto - Antonor
CAPELA DE NOSSA SENHORA DAS DORES EM SANTA LUZIA / MG
foto - Gui Torres
IGREJA DE SANTA EFIGÊNIA EM OURO PRETO / MG
foto - Gui Torres
MATRIZ DE SANTA LUSIA, SEU INTERIOR E NO CONTEXTO DA RUA EM SANTA LUZIA / MG
foto - Antonor
foto - Gu…