TURISTANDO PELO MUNDO: AMAZONAS / BRASIL - Com opção de turismo único e surpreendente (04 / 27)

terça-feira, 22 de outubro de 2019

AMAZONAS / BRASIL - Com opção de turismo único e surpreendente (04 / 27)






ESTADO DO AMAZONAS, BRASIL
O Estado do Amazonas é o maior em área territorial do País, com 1.559.161,682 quilômetros quadrados, o equivalente ao território de cinco países, somados: França, Espanha, Suécia e Grécia.
O Estado detém um dos mais baixos índices de densidade demográfica do país, com 2,23 habitantes por quilômetro quadrado
O IBGE identificou 65 grupos indígenas no Estado, que detém a maior população de índios do País, no total de 168.680, de acordo com o Censo 2010. O Amazonas detém, ainda, 98% de sua cobertura florestal preservada, além de um dos maiores mananciais de água doce.
Sofrendo influência de vários fatores com precipitação, vegetação e altitude, a água forma na região a maior rede hidrográfica do planeta.

A maioria dos rios amazonenses é navegável durante todo o ano. O rio Amazonas é internacionalmente conhecido como o maior do mundo, possuindo um curso calculado em 6.300 quilômetros.
foto - Elime Ribeiro
Seu arco atlântico tem a extensão de 400 quilômetros. Nasce presumivelmente na lagoa Santana (Andes Ocidentais), onde sua bacia de recepção é um rio de geleira.
O acesso ao Estado é feito principalmente por via fluvial ou aérea
O Amazonas é o maior Estado do Brasil. Possui mais de 1,5 milhão de quilômetros quadrados e ocupa mais de 18% do território nacional.
Seus 62 municípios têm ao mesmo tempo as terras mais altas do país, como o pico da Neblina (2.993 metros de altitude) e o pico 31 de Março (2.972 metros de altitude) e a maior extensão de terras baixas, com menos de 100 metros de altitude, do Brasil.
Com vida cultural intensa, na qual se destacam o Festival Folclórico de Parintins, com o duelo dos bumbás Garantido e Caprichoso, o Festival Internacional de Ópera e o Festival Internacional do Cinema de Aventura, o Amazonas possui características muito especiais que se expressam na alegria do povo e nas raízes do folclore regional.
O turismo de natureza, ou ecoturismo, é o principal atrativo dos roteiros do Amazonas. O visitante tem a oportunidade de conhecer, aprender e valorizar a importância da floresta tropical e os habitantes que nela vivem, que são os principais responsáveis pela sua conservação.
Por seu contato direto com a natureza, o Estado faz parte dos roteiros oferecidos pelas agências nos programas de barco, pernoites em hotéis de selva e passeios pela floresta.
O ecoturismo pode ser praticado no Amazonas durante o ano todo, pois a sazonalidade que ocorre na floresta de várzea, local onde as comunidades vivem, oferece dois belos paisagismos, permitindo ao turista vivenciar a floresta em época de seca e de cheia (alagada).



Além das caminhadas na floresta, do passeio de canoa nas trilhas aquáticas, observando a beleza da natureza e os que vivem nela, o turista ainda pode usufruir da convivência com o homem da floresta conhecendo o seu modus vivendis e interagindo no seu dia-a-dia
ESTE EH O ESTADO DO AMAZONAS. BEM VINDO À PÉROLA DO BRASIL
AQUI A REGIÃO CENTRAL COM DESTAQUE PARA O TEATRO AMAZONAS
imagem - ?
AQUI UMA VISTA PARCIAL DA CIDADE DE MANAUS, AM AO AMANHECER
imagem -  Conceição Costa
PORTO NO RIO NEGRO NO AMAZONAS, BR
imagem - Ricardo Hossoe
PORTO EM MANAUS, AMAZONAS, BR
imagem - Ricardo Hossoe
PALAFITAS SÃO CONSTRUÇÕES HABITACIONAIS MUITO COMUM NA REGIÃO DIVIDO AS CHEIAS DAS ÁGUAS DO RIO QUE INUNDAM TODA A REGIÃO ANUALMENTE. ASSIM, AS CASAS SE MANTEM ACIMA DO NÍVEL DAS ÁGUAS
imagem - Ricardo Hossoe
CIDADE DE PRESIDENTE FIGUEIREDO, AM AS MARGENS DO RIO URUBUÍ NO AMAZONAS, BRASIL
imagem - Ricardo Hossoe



PRAÇA DA IGREJA MATRIZ DA CIDADE DE AUTAZES NO AMAZONAS
imagem - GM Thome
PRAÇA DA SAUDADE NA CAPITAL MANAUS, AMAZONAS
imagem - Ricardo Hossoe
PARCIAL DE MANAUS, AM
imagem - ?
O BELÍSSIMO TEATRO AMAZONAS NA CIDADE DE MANAUS, AM
imagem - Ricardo Hossoe
PALÁCIO RIO BRANCO EM MANAUS, AM
PATRIMÔNIO CULTURAL DA HUMANIDADE, UM RECONHECIMENTO INCOMPARÁVEL, UMA HERANÇA CULTURAL, COM ARQUITETURA E MEMÓRIAS POLÍTICAS, QUE NOS REMETE AS RIQUEZAS DO AUGE DO CICLO DA BORRACHA
imagem - Ricardo Hossoe
MATRIZ DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO EM MANAUS, AM
imagem - Ricardo Hossoe
LARGO DE SÃO SEBASTIÃO NO AMAZONAS, BR
O LARGO DE SÃO SEBASTIÃO, QUE NÃO PASSAVA DE UMA ROCINHA DE PROPRIEDADE DO SR. ANTÔNIO LOPES BRAGA, FOI ABERTA EM 1867, ONDE O DR. CANAVARRO ERIGIU UM MONUMENTO QUE SE ENCONTRA NO MEIO DA PRAÇA QUE HOMENAGEIA A ABERTURA DOS PORTOS DO AMAZONAS ÀS DEMAIS NAÇÕES.
imagem - Ricardo Hossoe



PRÉDIO DA ALFÂNDEGA NA CAPITAL MANAUS, AMAZONAS
imagem - Ricardo Hossoe
PALÁCIO RIO NEGRO EM MANAUS, AMAZONAS
O PALACETE SCHOLZ FOI CONSTRUÍDO EM ESTILO ECLÉTICO EM 1903 PARA SER RESIDÊNCIA PARTICULAR DE UM ABASTADO COMERCIANTE DA BORRACHA, O ALEMÃO KARL WALDEMAR SCHOLZ. O AMAZONAS ERA A ÉPOCA UM DOS ESTADOS MAIS PRÓSPEROS DA UNIÃO POR OCASIÃO DO CICLO DA BORRACHA.
imagem -  Wikipédia
IGREJA DE SANTO ANTÔNIO NA CIDADE DE BORBA, AMAZONAS, BR
imagem - Wikipédia
OS ÍNDIOS DO ESTADO DO AMAZONAS, BR
O AMAZONAS POSSUI A MAIOR POPULAÇÃO INDÍGENA DO BRASIL, COM 168.680 ÍNDIOS, DE ACORDO COM O CENSO 2010 DO INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. (IBGE)
imagem -  Alex Pazuello
imagem - ?
AQUI TRIBOS INDÍGENAS QUE SE MANTEM EM TRIBOS LONGE DO CONTANTO COM O MUNDO CIVILIZADO
imagem - ?
O TURISMO NO ESTADO DO AMAZONAS, BR
O turismo de natureza, ou ecoturismo, é o principal atrativo dos roteiros do Amazonas. O visitante tem a oportunidade de conhecer, aprender e valorizar a importância da floresta tropical e os habitantes que nela vivem, que são os principais responsáveis pela sua conservação. Por seu contato direto com a natureza, o estado faz parte dos roteiros oferecidos pelas agências nos programas de barco, pernoites em hotéis de selva e passeios pela floresta.



O ecoturismo pode ser praticado no amazonas durante o ano todo, pois a sazonalidade que ocorre na floresta de várzea, local onde as comunidades vivem, oferece dois belos paisagismos, permitindo ao turista vivenciar a floresta em época de seca e de cheia (alagada). Além das caminhadas na floresta, do passeio de canoa nas trilhas aquáticas, observando a beleza da natureza e os que vivem nela, o turista ainda pode usufruir da convivência com o homem da floresta conhecendo o seu modus vivendis e interagindo no seu dia-a-dia.
AQUI A ONÇA PINTADA. TÍPICA DO AMAZONAS, BR
imagem - Wikipédia
AQUI TEMOS A ANTA
imagem - Ricardo Hossoe
O PEIXE BOI COMUM NO RIO AMAZONAS, AMAZONAS, BR
imagem - Ricardo Hossoe
GATO DO MATO
imagem - Ricardo Hossoe
A ONÇA PINTADA DESCANSANDO
imagem - Ricardo Hossoe
O BOTO COR DE ROSA
imagem - Ricardo Hossoe
MANAUS VISTA DE LONGE
imagem - Wikipédia



UMA DAS INÚMERAS CACHOEIRAS DO ESTADO DO AMAZONAS, BR
imagem - Wikipédia

O RIACHO E A FLORESTA AMAZÔNICA NO ESTADO DO AMAZONAS, BR
imagem - ?
A CULTURA DO ESTADO DO AMAZONAS, BR
Com vida cultural intensa, na qual se destacam o festival folclórico de Parintins, com o duelo dos Bumbás garantido e caprichoso, o festival internacional de ópera e o festival internacional do cinema de aventura, o Amazonas possui características muito especiais que se expressam na alegria do povo e nas raízes do folclore regional.



Aqui o centro de convenções – sambódromo
Destina-se a apresentações artísticas, culturais, esportivas e religiosas, que apresentem grande demanda de público.
imagem - ?
CHEGANDO NA CIDADE DE ITACOATIARA, AMAZONAS, BR
imagem - Wikipédia
PARCIAL DA CIDADE DE COARI, AMAZONAS, BR
imagem - Wikipédia
CASA DE VENDA DE ARTESANATO INDÍGENA EM MANAUS, AMAZONAS
imagem - Ricardo Hossoe
BARCO NAVEGANDO NO RIO AMAZONAS, BR
imagem - Ricardo Hossoe



OS BARCOS NO PORTO DE MANAUS, AMAZONAS, BR
imagem - Conceição Costa
OS RIOS AMAZONENSES
O AMAZONAS POSSUI A MAIOR BACIA DE ÁGUA DOCE DO PLANETA. A MAIORIA DOS RIOS AMAZONENSES É NAVEGÁVEL DURANTE TODO O ANO. 
AQUI UM CARGUEIRO NO RIO NEGRO
imagem - Ricardo Hossoe
CIDADE DE AUTAZES, AMAZONAS
imagem - GM Thome
COMÉRCIO NO CENTRO DA CIDADE DE MANACAPURU, AMAZONAS
imagem - Fritz Follmer
A GRADE FLORESTA AMAZÔNICA, BR
imagem - Euler Melo Nogueira
O RIO SERPENTEANDO A FLORESTA AMAZÔNICA, BR
imagem - Instituto Onça Pintada
PONTE QUE LIGA A CIDADE DE MANAUS A CIDADE DE IRANDUBA,AMAZONAS
imagem - Conceição Costa


A MESMA PONTE VISTA DE LONGE. FICA NO RIO NEGRO
imagem - Ricardo Hossoe
RIO URUCU NO ESTADO DO AMAZONAS, BR
imagem - GM Thome
PICO DA NEBLINA NO ESTADO DO AMAZONAS, BR
Pico da Neblina, considerado a montanha mais alta do Brasil. Ele fica ao norte do Amazonas, na Serra do Imeri, na cidade de Santa Isabel do Rio Negro, e dá nome ao Parque Nacional do Pico da Neblina. São 2.993 metros de altitude que proporcionam uma paisagem encantadora. Uma curiosidade do lugar é que no topo da montanha, a temperatura chega a 20 °c durante o dia e cai para 6 °c à noite. Há relatos que o pico da neblina teria sido descoberto por volta de 1950.
imagem - Wikipédia
imagem - ?
ENCONTRO DOS RIOS NEGRO E SOLIMÕES NO ESTADO DO AMAZONAS, BR
UM DOS MAIORES ESPETÁCULOS DA NATUREZA, O ENCONTRO DAS ÁGUAS REPRESENTA A CONFLUÊNCIA DOS RIOS NEGRO, DE ÁGUAS ESCURAS, E SOLIMÕES, DE ÁGUAS BARRENTAS. VIAJAM POR QUILÔMETROS SEM SE MISTURAREM.
imagem - ?
A UNIÃO DOS DOIS RIOS FORMAM O RIO AMAZONAS
imagem - Conceição Costa
POVOS DA AMAZÔNIA, BR
A proposta do Centro Cultural dos Povos da Amazônia, embasado na missão de valorizar a cultura amazônica, já disponibiliza para eventos culturais da região uma arena de artes, destinada a 17 mil pessoas e ainda pretende apresentar exposições e oferecer a estudantes, pesquisadores e a comunidade em geral um banco virtual de dados técnico-científicos sobre a Amazônia, contribuindo para a difusão cultural desta região para o mundo.
imagem - ?



CHEGANDO NA CIDADE DE MANACAPURU, AMAZONAS
imagem - Fritz Follmer
GASODUTO DE MANAUS, AMAZONAS, BR
imagem - GM Thome
ESTRUTURA DA PONTE QUE LIGA MANAUS A CIDADE DE IRANDUBA, AMAZONAS, BR
imagem - Conceição Costa
SÍNTESE
Capital - Manaus
População estimada 2016(2) - 4.001.667
Área 2015 (km²) - 1.559.149,074
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 2,23
Rendimento nominal mensal domiciliar per capita da população residente 2015 (Reais)(1) - 752
ORIGEM DO NOME
O nome Amazonas foi originalmente dado ao rio que banha o estado pelo capitão espanhol Francisco de Orellana, quando o desceu em todo o seu comprimento, em 1541. Afirmando ter encontrado uma tribo de índias guerreiras, com a qual teria lutado, e associando-as às Amazonas da Mitologia Grega, deu-lhes o mesmo nome. 
Segundo etimologia alternativa defendida pelo historiador Karl Lokotsch, o nome Amazonas é de origem indígena, da palavra Amassunu, que quer dizer "ruído de águas, água que retumba.
HISTÓRIA
O Amazonas é o maior estado do Brasil. Possui mais de 1,5 milhão de quilômetros quadrados e ocupa mais de 18% do território nacional. Seus 62 municípios têm ao mesmo tempo as terras mais altas do país, como o pico da neblina (2.993 metros de altitude) e o pico 31 de março (2.972 metros de altitude) e a maior extensão de terras baixas, com menos de 100 metros de altitude.



O Amazonas é banhado pela bacia hidrográfica amazônica, que responde por aproximadamente 20% da água doce do planeta. Os principais rios são Negro (que banha a cidade de Manaus), Amazonas-Solimões, Madeira, Juruá, Purus, Içá, Uaupés e Japurá. No Brasil, país caracteristicamente tropical, o Amazonas é dominado pelo clima equatorial, predominante na Amazônia, tendo uma temperatura média de 26° Celsius. Ele também é o estado mais preservado do país, com 98% de sua cobertura florestal original.



Somente suas áreas protegidas por leis federais e estaduais, como parques e reservas florestais, ocupam um território equivalente a 20 vezes o tamanho do Líbano e o dobro de Portugal. Aliados a esse universo verde estão os rios, lagos e igarapés, componentes indispensáveis para marcar o contato inesquecível com a maravilhosa natureza Amazônica.
A BANDEIRA DO ESTADO DO AMAZONAS, BR
A bandeira do amazonas foi criada ainda na década de 1890 e, em 1897, representou o batalhão militar do estado na guerra de canudos.
imagem - Governo do Amazonas
AQUI O BRASÃO DO ESTADO DO AMAZONAS, BRASIL

fonte dos textos e fotos: Wikipédia / Thymonthy Becker / viajeaqui.abril.com.br / Divulgação IBGE / Portal do Governo do Amazonas






Conheça o estado do Rio Grande do Sul


VALEU PELA AVENTURA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Já fez turismo neste lugar? Conte sua aventura