Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

WASSERSTRASSENKREUZ / ALEMANHA - RIO POR CIMA DE RIO - COM 920 METROS DE COMPRIMENTO, A MAIOR PONTE NAVEGÁVEL DO MUNDO EH UMA ATRAÇÃO TURÍSTICA

MANHUAÇU / MINAS GERAIS - Rodeada por belezas naturais como o Pico da bandeira, belíssimas paisagens como as plantações de café, além de construções centenárias




LINHA DO TEMPO DE "MANHUAÇU" / MINAS GERAIS / BRASIL
Situada na zona da mata de Minas Gerais, Manhuaçu é o maior e mais desenvolvido município da região. Sua localização estratégica possui acesso a diversas rodovias estaduais e federais, estando rodeada por belezas naturais que você não pode deixar de conhecer. Manhuaçu também se destaca pela economia, que gira principalmente na produção de café. A produção regional é a maior do Brasil, sendo produtos de consumo nacional e internacional. Existem muitas fazendas de café na região, que além do impulso econômico, proporcionam uma belíssima paisagem. 
Cafezal com pés carregado de café
foto - ?
Alguns dos maiores atrativos da cidade estão no Ecoturismo. Os principais pontos são a Pedra Furada, reservas Monte Alverne, Sítio Graciema e Mata do Sossego e os balneários Recanto no Paraíso e Cachoeira Sette. A cidade também é rica em patrimônio histórico. A Igreja Matriz São Lourenço, localizada no Centro, é o principal ponto da cidade, construída entre 1917 e 1928, sua arquitetura, em estilo gótico, é repleta de detalhes. Também há outras igrejas que se destacam pela arquitetura de seus templos, como a Igreja Batista e a centenária Igreja Presbiteriana. 
PEDRA FURADA
foto - ?

CACHOEIRA SETTE
foto - ?
IGREJA PRESBITERIANA 
foto - ?
Outra relíquia do patrimônio histórico de Manhuaçu é o prédio da Casa de Cultura. Seus portões de ferro foram feitos à mão pelo libanês Abdala Lutfala. O imóvel foi construído para sediar uma agência do Banco Hipotecário e Agrícola do Estado de Minas Gerais e atualmente sua função é pesquisar, registrar e coordenar as manifestações culturais e promover a arte e a cultura através de concursos, exposições e outros eventos. A casa ainda abriga um museu com um maravilhoso acervo sobre a história e personalidades da cidade. Outras construções que se destacam são os casarões da Vila Julieta, datados de 1935, a praça Cordovil Pinto Coelho e a Ponte Maestro Odorico. 
CASA DE CULTURA
foto - Robson Azevedo 
foto - Robson Azevedo 
CASARÃO DA ESQUINA
foto - Robson Azevedo 
Em 2004 foi inaugurada uma estátua do Cristo Redentor para homenagear o Pe. Júlio Maria de Lombaerde, grande evangelizador da região católica. Em Manhuaçu você também encontra uma variedade de produtos coloniais, como salames, queijos, doces caseiros e cachaças. 
foto - ?
Não deixe de conhecer a Casa do Artesão. Situada na praça Cordovil Pinto Coelho, o espaço é um local exclusivo para a exposição e comercialização do Artesanato e produtos da Agroindústria local, com peças confeccionadas em madeira, materiais recicláveis, palha, linhas e tecidos. Também oferece cachaça, mel, licores, pães e doces caseiros. Uma loja no bairro Baixada (Rua Salim Nassif, 444) expõe os magníficos trabalhos da artesã Maria Emília Araújo Thebit. Sua especialidade é uma técnica alemã chamada Pintura Bower, que transforma em obra de arte qualquer objeto. Lá são encontrados diversos artigos trabalhados com esta delicada técnica. No calendário festivo da cidade estão a Feira da Paz e o Simpósio de Cafeicultura. 
Fonte de apoio para os textos: Blog Caparaó
foto - ?
foto - ?
BEM VINDO A CIDADE DE MANHUAÇU - NO PICO DA BANDEIRA
foto - PMM
População estimada em 2015 (1) - 86.844
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 628,318
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 126,65
Código do Município 3139409
Gentílico - Manhuaçuense
HISTÓRICO
Manhuaçu, que em Tupi significa “grande chuva”, foi emancipada no dia cinco de novembro de 1877 e, alguns anos depois, tornou-se cidade. Neste período a cidade perdeu uma grande área territorial, originando 70 municípios que compõem o leste de Minas Gerais. 
Com o fim do ciclo do ouro na região, a maior riqueza do município tornou-se o café. Alguns fatores influenciaram a rápida expansão cafeeira da cidade. A fartura de terras adequadas ao cultivo do café e a facilidade para obtê-las era um desses fatores. Na região também havia muitos escravos, dispensados da mineração. Além disso, o preço do café no exterior era alto, o que chamava a atenção de produtores de todo o Brasil.
Atualmente, Manhuaçu é o polo econômico de prestação de serviços e oferece aos moradores e visitantes a melhor infraestrutura hoteleira, para turismo, e comercial da região vertente do Caparaó.
SEDE DO PODER EXECUTIVO - PREFEITURA -
foto - PMM
SEDE DO PODER LEGISLATIVO - CÂMARA DE VEREADORES -
foto - PMM
SEDE DO PODER JUDICIÁRIO - FÓRUM DE JUSTIÇA -
foto - PMM
ESTAÇÃO RODOVIÁRIA
foto - Jairo Nunes
SEDE DA POLICIA CIVIL
foto - PMM
MONUMENTO AO CAFEICULTOR
foto - Wikipédia
foto - Robson Azevedo 
MONUMENTO AO BANDEIRANTE
foto - Wikipédia
CONHEÇA UM POUCO MAIS DA CIDADE DE MANHUAÇU
foto - ?
foto - ?
foto - PMM
foto - PMM
foto - Wikipédia
foto - Eupídio Justino de Andrade
foto - Wikipédia
foto - PMM
foto - PMM
foto - Jairo Nunes
foto - SG Trangel
foto - PMM
BAIRRO SANTA LUZIA
foto - Wikipédia
AGÊNCIA DA CAIXA ECONÔMICA fEDERAL
foto - Robson Azevedo 
foto - Robson Azevedo 
foto - Robson Azevedo 
foto - Robson Azevedo 
foto - Robson Azevedo 
foto - Robson Azevedo 
foto - Robson Azevedo 
PONTE DOS ARCOS
foto - Robson Azevedo 
foto - Robson Azevedo 
foto - Robson Azevedo 
SUPERMERCADO
foto - Robson Azevedo 
foto - Robson Azevedo 
MATA DO SOSSEGO
foto - ?
PICO DA BANDEIRA
foto - ?
foto - ?
foto - ?
SANTA LUZIA AO LADO DE IGREJA DE MESMO NOME
foto - SG Trangel
IGREJA DE SANTA LUZIA, NO CONTEXTO DO BAIRRO E DA PRAÇA
foto - SG Trangel
foto - Wikipédia
foto - SG Trangel
IGREJA DE SANTO ANTÔNIO E NO CONTEXTO DA PRAÇA
foto - SG Trangel
foto - SG Trangel
MATRIZ DE SÃO LOURENÇO, SEU INTERIOR, SUA LATERAL E NO CONTEXTO DA PRAÇA
foto - SG Trangel
foto - SG Trangel
foto - SG Trangel
foto - Altemiro Olinto Cristo
IGREJA CRISTÃ MARANATA
foto - Robson Azevedo 
IGREJA DO BOM PASTOR
foto - Robson Azevedo 
IGREJA EVANGÉLICA METODISTA
foto - Robson Azevedo 
ENTORNO DA CIDADE / PICO DA BANDEIRA AO FUNDO
foto - Wikipédia
PLANTAÇÃO DE CAFÉ
foto - ?
foto - Wikipédia
foto - ?
CACHOEIRAS DA REGIÃO
foto - PMM
foto - PMM
OPÇÕES DE HOSPEDAGEM
MANHUAÇU CENTER HOTEL
Situado no centro da cidade, O Manhuaçu Center Hotel
oferece aos seus hóspedes a melhor infraestrutura de
Manhuaçu. Sua localização é privilegiada, próximo a
farmácias, bancos, correio e comércios em geral, outra
facilidade do Manhuaçu Center Hotel é o rápido acesso à
BR 262 que, a menos de 1Km em via única, proporciona
comodidade e agilidade.
foto - Divulgação
foto - Divulgação
Além de excelentes acomodações, o edifício do Manhuaçu
Center Hotel faz parte do Manhuaçu Shopping.
foto - Divulgação
HOTEL MONTE VERDE
Hotel Monte Verde está localizado na região central da cidade de Manhuaçu. É o hotel mais tradicional da cidade, reconhecido pela sua excelência na qualidade de atendimento.
Possui toda infra-estrutura para receber você em sua viagem de lazer ou negócios com todo conforto em seus apartamentos com telefone (tarifação automática), ventilador ou ar condicionado, frigobar e TV, de acordo com a necessidade de cada hóspede.
foto - Divulgação
foto - Divulgação
O Hotel Monte Verde também oferece aos seus hóspedes um delicioso café da manhã, reconhecido pela rica variação de comidas típicas como o pão-de-queijo mineiro e o queijo Minas. No hotel você também encontrará serviços de lavanderia e room service, bem como estacionamento com circuito interno de monitoramento.
foto - Divulgação
ESTA EH A BANDEIRA DA CIDADE
ESTE EH O BRASÃO DO MUNICÍPIO
fonte / fotos - IBGE / Thymonthy Becker / Portal da Prefeitura Municipal / Manhuaçu Center Hotel / 





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CARMO DO CAJURU / A CIDADE DOS MÓVEIS

UM AMANHECER COMO ESTE, SÓ EM CARMO DO CAJURU. 
foto - ?
ALGUNS DADOS INTERESSANTES SOBRE CARMO DO CAJURU: POPULAÇÃO: 20.018 HABITANTES (IBGE 2010) HOMENS: 9.600 (APROXIMADAMENTE) MULHERES: 9.400 (APROXIMADAMENTE) ALTITUDE: 772 METROS (MÉDIA) A ECONOMIA DO MUNICÍPIO COMEÇOU COM UMA FÁBRICA DE MANTEIGA, DEPOIS DE FARINHA E MACARRÃO. HOJE SUA ECONOMIA BASEIA-SE NA INDÚSTRIA MOVELEIRA, QUE UMA DAS MELHORES DO BRAZIL. ONDE OS MÓVEIS PRODUZIDOS EM CARMO DO CAJURU SÃO VENDIDOS EM TODO O BRAZIL E EXPORTADO PARA ALGUNS PAÍSES DO MERCO SUL

ESTE É O CASTELO DA LÍDER INTERIORES. ELE FICA NA CIDADE DE MATEUS LEME. MAS PERTENCE A FABRICA DE MOVEIS DE CARMO DO CAJURU
foto - Mauricio Cardim CARMO DO CAJURU, FOI FUNDADA EM DEZEMBRO DE 1948 QUEM NASCE EM CARMO DO CAJURU É: CAJURUENSE O IDH DO MUNICÍPIO É DE: 0,774, CONSIDERADO MÉDIO PELOS INDICADORES DA ONU EM CARMO DO CAJURU, TEM A MAIS FAMOSA FABRICA DE MÓVEIS DO PAÍS. É ALÍDER INTERIORES, QUE FABRICA OS MAIS BONITOS E MODERNOS MÓVEIS DA INDUSTRIA MOVELEIRA. A LÍDER …

ITAÚNA / MINAS GERAIS - Da janela do apartamento podia olhar os funcionários da "Esfera" fabricando carrinhos de pedreiro, a marca acredito que era "Gordini"

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "ITAÚNA" / MINAS GERAIS / BRASIL BEM VINDO A ITAÚNA UMA CIDADE UNIVERSITÁRIA Foto - Thymonthy Becker
LOCALIZAÇÃO População estimada 2016 (1) - 92.091 Área da unidade territorial 2015 (km²) - 495,769 Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 172,38 Código do Município 3133808 Gentílico - itaunense foto - ? Gentílico: itaunense Histórico Itaúna Minas Gerais - MG HISTÓRICO Itaúna foi povoada no início do século XVIII, quando três portugueses, Tomás Teixeira Manoel Neto de Melo e Gabriel da Silva Pereira, tornaram-se donos de ′datas′ de mineração nos ribeirões de Lavrinhas e Jacuba. Gabriel da Silva Pereira, fundador da cidade, abriu a primeira ′picada′ em direção à paragem de São João, hoje ltaúna.  A filha ilegítima de Gabriel da Silva Pereira, Francisca da Silva Pereira, casou-se com o posseiro português, Manoel Pinto de Madureira, que recebeu o dote terras em torno do Morro do Rosário, onde Gabriel havia construído um oratório.  Em 1750, na parag…

LAGOA FORMOSA / CIDADE DAS ROSAS

BEM VINDO A CIDADE QUE EH UMA PEDACINHO DO PARAÍSO NAS MINAS GERAIS. BEM VINDO A LAGOA FORMOSA.
AQUI UMA VISÃO GERAL DA CIDADE COM A LAGOA AO CENTRO.
imagem - CMLF
LAGOA FORMOSA TEM 17.161 HABITANTES - IBGE 2010 -
QUEM NASCE EM LAGOA FORMOSA EH: LAGOENSE
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 01 DE MARÇO E FOI FUNDADA EM 1.962
ORIGEM DO NOME

TRÊS PONTAS / MINAS GERAIS / BRAZIL - / CERCADA DE BELÍSSIMAS MONTANHAS - / SURROUNDED MOUNTAINS beautiful

BEM VINDO A CIDADE DE TRÊS PONTAS - AOS PÉS DA SERRA DE MESMO NOME.
foto - Gustavo H. F. de Brito
TRÊS PONTAS TEM 53.860 HABITANTES - IBGE 2010 -
QUEM NASCE EM TRÊS PONTAS EH: TRESPONTANO
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 03 DE JULHO E FOI FUNDADA EM 1.768
ORIGEM DO NOME

O atual topônimo Três Pontas deve-se a serra do mesmo nome, situada a poucos quilômetros da Cidade. HISTÓRIA

NÃO, se tem notícia da existência de aldeamentos indígenas nas terras que correspondem ao atual Município de Três Pontas, embora existam indicações sobre a presença de silvícolas, primitivamente, no território em que se localizam os municípios de Guapé e Boa Esperança. Sabe-se, porém, que Bartolomeu Bueno do Prado, neto do Anhanguera, combateu quilombos na região, por ordem do governo da Capitania. Destruídos os quilombos, Bento Ferreira de Brito, José Ferreira de Brito, João Faria Neves, José Joaquim dos Santos, Manoel de Sousa Diniz, Leonardo Lourenço e outros, requereram sesmarias naquela área, iniciando-se, assim, o povoa…

MURIAÉ / CIDADE DO CINEASTA PAULO PORTO

BEM VINDO A CIDADE DE MURIAÉ. UMA CIDADE CULTURAL foto - A. Chieus MURIAÉ TEM 100.765 HABITANTES - IBGE 2010 - QUEM NASCE EM MURIAÉ EH: MURIAENSE A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 16 DE MAIO E FOI FUNDADA EM 1.855 ORIGEM DO NOME O nome da cidade é provavelmente de origem indígena. Embora não exista consenso sobre o significado da palavra “Muriaé”. Por esta ótica, a evolução etimológica pode ter acontecido a partir de “Meru-aé” (mosquito diferente e mau) ou “Meruim-hu” (rio dos mosquitos). A informação do Almanaque das Casas Americanas, de 1914, de que 15% das crianças nascidas no município no ano de 1876 morreram em razão da febre amarela - doença provocada pela picada de mosquitos - faz essas versões ganharem força. Há ainda outras opções menos cotadas, segundo as quais o nome do rio e da cidade, com origem na palavra “Mboriahu”, significaria aflição e lamento. HISTÓRIA A REGIÃO que hoje compreende o Município de Muriaé foi, primitivamente, habitada pelos índios Puris. A própria colonização do terr…

MERCÊS

SEJA MUITO BEM VINDO A CIDADE DE MERCÊS. UMA CIDADE ABENÇOADA  foto - Thymonthy Becker Communication HISTÓRIA
Os primitivos habitantes da região, até fins do século XVII, eram índios da tribo dos goitacases, senhores do Rio Paraíba e seus afluentes. Forçados pelo avanço da civilização ou por fatores outros, foram esses primitivos habitantes subindo em direção às nascentes do rio, dispersando-se em aldeamentos vários. Os primeiros desbravadores a travar conhecimento com esses indígenas denominaram-nos croatas, caiapós e pombas. Esse último nome coube às tribos que se adornavam com penas dessas aves e estendeu-se a toda a região, inclusive ao rio que, ainda hoje, é por ele conhecido. ″Região do Pomba″ foi, pois, a primeira denominação a abranger todo o extenso território onde surgiu o município de Pomba, do qual o povoado de Mercês veio a ser distrito, em 1841. Dos primeiros moradores brancos a se fixarem no distrito de Nossa Senhora das Mercês do Pomba, guardou a tradição o nome de um tal…

WASSERSTRASSENKREUZ / ALEMANHA - RIO POR CIMA DE RIO - COM 920 METROS DE COMPRIMENTO, A MAIOR PONTE NAVEGÁVEL DO MUNDO EH UMA ATRAÇÃO TURÍSTICA

LINHA DO TEMPO DA "WASSERSTRASSENKREUZ" / ALEMANHA - PONTE NAVEGÁVEL Já imaginou um rio passando por cima de outro? Pois é, esse tipo de canal é raro de ser encontrado no mundo. A Wasserstrassenkreuz foi inaugurada em 2003 e é o maior canal navegável da Europa, na Alemanha, sobre o Rio Elba. Une a rede de canais da ex-Alemanha Oriental com a da Alemanha Ocidental, como parte do projeto de reunificação de ambas desde a queda do muro de Berlin. PONTES NAVEGÁVEIS SÃO CONSTRUÇÕES RARAS DE SE ENCONTRAR NO MUNDO – O QUE JÁ FAZ DE QUALQUER UMA ATRAÇÃO IMEDIATA. SE ESTIVERMOS FALANDO DA MAIOR DO PLANETA ENTÃO, O ENCANTO SE MULTIPLICA.
LOCALIZADA NA ALEMANHA, A WASSERSTRASSENKREUZ POSSUI A ESTRUTURA DE UM AQUEDUTO – COMO O DA LAPA, NO RIO DE JANEIRO -, MAS FOI PROJETADA PARA SER CRUZADA POR GRANDES EMBARCAÇÕES. INAUGURADA EM 2003, E MEDINDO UM TOTAL DE 920 METROS DE COMPRIMENTO, A MAIOR PONTE NAVEGÁVEL JÁ FEITA PELO HOMEM CONECTA DOIS CANAIS – O ELBE-HAVEL E O MITTELLAND – AO PASSAR POR …

CAMPO BELO / CIDADE DO CBR - RUGBY

BEM VINDO A CIDADE DE CAMPO BELO foto - Thymonthy Becker CAMPO BELO TEM: 51.509 HABITANTES - IBGE 2010 - QUEM NASCE EM CAMPO BELO É: CAMPOBELENSE A CIDADE FUI FUNDADA EM 1879 E FAZ ANIVERSÁRIO EM 28 DE SETEMBRO ORIGEM DO NOME Em pesquisa pela redondeza do pouso, quis a fortuna que ao chefe da expedição se deparasse no âmago da floresta, uma verde alcatifa aureolada por mato fechado. Ao leve farfalhar do arvoredo que lamentava o fim do dia, a voz do sertanista se elevou triunfal numa exclamação que está atravessando séculos - Que Campo Belo! HITÓRIA Segundo o historiador local José Miserani de Carvalho, em sua obra " Velharias, as origens de Campo Belo encontram-se entre fins do século XVI, quando, por aqui andou, o bandeirante Lourenço Castanho, perseguindo os ferozes índios Cataguases, data em que se deu o início da civilização nestas terras. Acredita-se que o local servia de pouso para os viajantes, pela proximidade com a Estrada Real. Uma tradição oral nos conta que viajando por ínvios …

BOM DESPACHO / MG - A CIDADE SORRISO

BEM VINDO A CIDADE DE BOM DESPACHO. UMA CIDADE FELIZ
imagem - Benício Cabral
BOM DESPACHO TEM 45.624 HABITANTES - IBGE 2010 -
QUEM NASCE EM BOM DESPACHO EH: BOM DESPACHENSE
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 01 DE JUNHO E FOI EMANCIPADA EM 1.912
ORIGEM DO NOME

A origem do topônimo "Bom Despacho" deve-se à invocação religiosa na consagração da ermida pioneira, cujo fundador foi grande devoto de Nossa Senhora do Bom Despacho. HISTÓRIA

Foi um português chamado Manuel Picão, quem primeiro se internou nas terras que constituem o atual município de Bom Despacho, por volta de 1730. Em 1775, outros povoadores também portugueses, ali chegaram e foram apossando-se das terras que lhes parecerem mais propícias à criação de gado e a lavoura de subsistência. Esses portugueses e seus descendentes edificaram, por volta de 1790, uma ermida dedicada a Nossa Senhora do Bom Despacho. Era o arraial que nascia. Mais tarde, a velha capela de capim cedia lugar à outra, coberta de telhas, e passou a constituir o ma…

DATAS / IMPECAVELMENTE LIMPA

BEM VINDO A CIDADE DE DATAS / UMA CIDADE LIMPA E DE UM POVO EDUCADO. copyrigth 'Geovanni Souza Barbo..."
DATAS TEM ATUALMENTE 5.211 HABITANTES - IBGE 2010 QUE NASCE EM DATAS EH: DATENSE O IDH DO MUNICÍPIO EH DE: 0,694 - CONSIDERADO MÉDIO PELOS INDICADORES DA ONU Elevado à categoria de município com a denominação de Datas, em 30-12-1962, desmembrado de Diamantina. Sede no antigo distrito de Datas. Constiuído do distrito sede. Instalado em 01-03-1963. HISTÓRIA
O início do povoamento desta localidade deu-se pelo idos de 1825, tendo como origem idêntica das demais cidades influenciadas pelas descobertas do ouro e diamante da região do Tijuco, que já era, até então, um florescente arraial. Os intrépidos aventureiros chamados garimpeiros, para lá foram em busca da riqueza que se escondia debaixo daquele selo ainda inexplorado que para garimpa-lo tinham que ter uma autorização do Rei de Portugal, e para isso, recebiam uma DATA que significava um lote de terra marcada para a sua ex…