Pular para o conteúdo principal

Postagem em destaque

WASSERSTRASSENKREUZ / ALEMANHA - RIO POR CIMA DE RIO - COM 920 METROS DE COMPRIMENTO, A MAIOR PONTE NAVEGÁVEL DO MUNDO EH UMA ATRAÇÃO TURÍSTICA

MANHUAÇU / MINAS GERAIS - Rodeada por belezas naturais como o Pico da bandeira, belíssimas paisagens como as plantações de café, além de construções centenárias




LINHA DO TEMPO DE "MANHUAÇU" / MINAS GERAIS / BRASIL
Situada na zona da mata de Minas Gerais, Manhuaçu é o maior e mais desenvolvido município da região. Sua localização estratégica possui acesso a diversas rodovias estaduais e federais, estando rodeada por belezas naturais que você não pode deixar de conhecer. Manhuaçu também se destaca pela economia, que gira principalmente na produção de café. A produção regional é a maior do Brasil, sendo produtos de consumo nacional e internacional. Existem muitas fazendas de café na região, que além do impulso econômico, proporcionam uma belíssima paisagem. 
Cafezal com pés carregado de café
foto - ?
Alguns dos maiores atrativos da cidade estão no Ecoturismo. Os principais pontos são a Pedra Furada, reservas Monte Alverne, Sítio Graciema e Mata do Sossego e os balneários Recanto no Paraíso e Cachoeira Sette. A cidade também é rica em patrimônio histórico. A Igreja Matriz São Lourenço, localizada no Centro, é o principal ponto da cidade, construída entre 1917 e 1928, sua arquitetura, em estilo gótico, é repleta de detalhes. Também há outras igrejas que se destacam pela arquitetura de seus templos, como a Igreja Batista e a centenária Igreja Presbiteriana. 
PEDRA FURADA
foto - ?

CACHOEIRA SETTE
foto - ?
IGREJA PRESBITERIANA 
foto - ?
Outra relíquia do patrimônio histórico de Manhuaçu é o prédio da Casa de Cultura. Seus portões de ferro foram feitos à mão pelo libanês Abdala Lutfala. O imóvel foi construído para sediar uma agência do Banco Hipotecário e Agrícola do Estado de Minas Gerais e atualmente sua função é pesquisar, registrar e coordenar as manifestações culturais e promover a arte e a cultura através de concursos, exposições e outros eventos. A casa ainda abriga um museu com um maravilhoso acervo sobre a história e personalidades da cidade. Outras construções que se destacam são os casarões da Vila Julieta, datados de 1935, a praça Cordovil Pinto Coelho e a Ponte Maestro Odorico. 
CASA DE CULTURA
foto - Robson Azevedo 
foto - Robson Azevedo 
CASARÃO DA ESQUINA
foto - Robson Azevedo 
Em 2004 foi inaugurada uma estátua do Cristo Redentor para homenagear o Pe. Júlio Maria de Lombaerde, grande evangelizador da região católica. Em Manhuaçu você também encontra uma variedade de produtos coloniais, como salames, queijos, doces caseiros e cachaças. 
foto - ?
Não deixe de conhecer a Casa do Artesão. Situada na praça Cordovil Pinto Coelho, o espaço é um local exclusivo para a exposição e comercialização do Artesanato e produtos da Agroindústria local, com peças confeccionadas em madeira, materiais recicláveis, palha, linhas e tecidos. Também oferece cachaça, mel, licores, pães e doces caseiros. Uma loja no bairro Baixada (Rua Salim Nassif, 444) expõe os magníficos trabalhos da artesã Maria Emília Araújo Thebit. Sua especialidade é uma técnica alemã chamada Pintura Bower, que transforma em obra de arte qualquer objeto. Lá são encontrados diversos artigos trabalhados com esta delicada técnica. No calendário festivo da cidade estão a Feira da Paz e o Simpósio de Cafeicultura. 
Fonte de apoio para os textos: Blog Caparaó
foto - ?
foto - ?
BEM VINDO A CIDADE DE MANHUAÇU - NO PICO DA BANDEIRA
foto - PMM
População estimada em 2015 (1) - 86.844
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 628,318
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 126,65
Código do Município 3139409
Gentílico - Manhuaçuense
HISTÓRICO
Manhuaçu, que em Tupi significa “grande chuva”, foi emancipada no dia cinco de novembro de 1877 e, alguns anos depois, tornou-se cidade. Neste período a cidade perdeu uma grande área territorial, originando 70 municípios que compõem o leste de Minas Gerais. 
Com o fim do ciclo do ouro na região, a maior riqueza do município tornou-se o café. Alguns fatores influenciaram a rápida expansão cafeeira da cidade. A fartura de terras adequadas ao cultivo do café e a facilidade para obtê-las era um desses fatores. Na região também havia muitos escravos, dispensados da mineração. Além disso, o preço do café no exterior era alto, o que chamava a atenção de produtores de todo o Brasil.
Atualmente, Manhuaçu é o polo econômico de prestação de serviços e oferece aos moradores e visitantes a melhor infraestrutura hoteleira, para turismo, e comercial da região vertente do Caparaó.
SEDE DO PODER EXECUTIVO - PREFEITURA -
foto - PMM
SEDE DO PODER LEGISLATIVO - CÂMARA DE VEREADORES -
foto - PMM
SEDE DO PODER JUDICIÁRIO - FÓRUM DE JUSTIÇA -
foto - PMM
ESTAÇÃO RODOVIÁRIA
foto - Jairo Nunes
SEDE DA POLICIA CIVIL
foto - PMM
MONUMENTO AO CAFEICULTOR
foto - Wikipédia
foto - Robson Azevedo 
MONUMENTO AO BANDEIRANTE
foto - Wikipédia
CONHEÇA UM POUCO MAIS DA CIDADE DE MANHUAÇU
foto - ?
foto - ?
foto - PMM
foto - PMM
foto - Wikipédia
foto - Eupídio Justino de Andrade
foto - Wikipédia
foto - PMM
foto - PMM
foto - Jairo Nunes
foto - SG Trangel
foto - PMM
BAIRRO SANTA LUZIA
foto - Wikipédia
AGÊNCIA DA CAIXA ECONÔMICA fEDERAL
foto - Robson Azevedo 
foto - Robson Azevedo 
foto - Robson Azevedo 
foto - Robson Azevedo 
foto - Robson Azevedo 
foto - Robson Azevedo 
foto - Robson Azevedo 
PONTE DOS ARCOS
foto - Robson Azevedo 
foto - Robson Azevedo 
foto - Robson Azevedo 
SUPERMERCADO
foto - Robson Azevedo 
foto - Robson Azevedo 
MATA DO SOSSEGO
foto - ?
PICO DA BANDEIRA
foto - ?
foto - ?
foto - ?
SANTA LUZIA AO LADO DE IGREJA DE MESMO NOME
foto - SG Trangel
IGREJA DE SANTA LUZIA, NO CONTEXTO DO BAIRRO E DA PRAÇA
foto - SG Trangel
foto - Wikipédia
foto - SG Trangel
IGREJA DE SANTO ANTÔNIO E NO CONTEXTO DA PRAÇA
foto - SG Trangel
foto - SG Trangel
MATRIZ DE SÃO LOURENÇO, SEU INTERIOR, SUA LATERAL E NO CONTEXTO DA PRAÇA
foto - SG Trangel
foto - SG Trangel
foto - SG Trangel
foto - Altemiro Olinto Cristo
IGREJA CRISTÃ MARANATA
foto - Robson Azevedo 
IGREJA DO BOM PASTOR
foto - Robson Azevedo 
IGREJA EVANGÉLICA METODISTA
foto - Robson Azevedo 
ENTORNO DA CIDADE / PICO DA BANDEIRA AO FUNDO
foto - Wikipédia
PLANTAÇÃO DE CAFÉ
foto - ?
foto - Wikipédia
foto - ?
CACHOEIRAS DA REGIÃO
foto - PMM
foto - PMM
OPÇÕES DE HOSPEDAGEM
MANHUAÇU CENTER HOTEL
Situado no centro da cidade, O Manhuaçu Center Hotel
oferece aos seus hóspedes a melhor infraestrutura de
Manhuaçu. Sua localização é privilegiada, próximo a
farmácias, bancos, correio e comércios em geral, outra
facilidade do Manhuaçu Center Hotel é o rápido acesso à
BR 262 que, a menos de 1Km em via única, proporciona
comodidade e agilidade.
foto - Divulgação
foto - Divulgação
Além de excelentes acomodações, o edifício do Manhuaçu
Center Hotel faz parte do Manhuaçu Shopping.
foto - Divulgação
HOTEL MONTE VERDE
Hotel Monte Verde está localizado na região central da cidade de Manhuaçu. É o hotel mais tradicional da cidade, reconhecido pela sua excelência na qualidade de atendimento.
Possui toda infra-estrutura para receber você em sua viagem de lazer ou negócios com todo conforto em seus apartamentos com telefone (tarifação automática), ventilador ou ar condicionado, frigobar e TV, de acordo com a necessidade de cada hóspede.
foto - Divulgação
foto - Divulgação
O Hotel Monte Verde também oferece aos seus hóspedes um delicioso café da manhã, reconhecido pela rica variação de comidas típicas como o pão-de-queijo mineiro e o queijo Minas. No hotel você também encontrará serviços de lavanderia e room service, bem como estacionamento com circuito interno de monitoramento.
foto - Divulgação
ESTA EH A BANDEIRA DA CIDADE
ESTE EH O BRASÃO DO MUNICÍPIO
fonte / fotos - IBGE / Thymonthy Becker / Portal da Prefeitura Municipal / Manhuaçu Center Hotel / 





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

MARECHAL DEODORO / ALAGOAS - A primeira capital de Alagoas, Patrimônio Histórico Nacional, numa simpática viela de colorido casario colonial, nasceu Marechal Deodoro da Fonseca

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "MARECHAL DEODORO" / ALAGOAS / BRASIL
O centro histórico de Marechal Deodoro em Alagoas tem muitas construções antigas, mas nem tudo está preservado A primeira capital de Alagoas ganhou, em 2006, o título de Patrimônio Histórico Nacional. Reúne um conjunto de dez igrejas, a maioria em ruínas. Entre elas estão a Senhor do Bonfim (1755), no bairro de Taperaguá, a N.S. do Amparo (1757), na Rua Ladislau Neto, e o importante complexo (atualmente em restauração, fechado para visitas) onde ficam o Museu de Arte Sacra, o Convento de São Francisco e a Igreja de Santa Maria Madalena. A casa onde o Marechal Deodoro da Fonseca viveu até os 16 anos é um museu, na rua que leva o seu nome (uma simpática viela de colorido casario colonial). Você pode estacionar o carro ali e, com um guia do museu, conhecer os arredores. foto - ? População estimada 2016 (1) - 51.715
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 332,140
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 138,62
Código…

IGARAPÉ / CAPITAL DO TURISMO ECOLÓGICO

BEM VINDO A IGARAPÉ. ECOLOGICAMENTE, BELA
A origem do município liga-se à passagem da bandeira chefiada por Fernão Dias e Manoel Borba Gato pela região. Atraídos pela abundância de terras virgens, decidem fixar residência no local. Assim, por volta de 1710, inicia-se o povoado. Uma lenda muito conhecida na região diz que a Mãe do Ouro aparece por vezes na serra do Farofa como uma grande bola dourada que surge da terra e sobe, irradiando luz, para lembrar os escravos assassinados após esconderem, a mando de bandeirantes, o ouro por eles encontrado em suas expedições. Antes de chamar Igarapé, o povoado teve três outras denominações: Pousada dos Tropeiros, Lagoa dos Pombos e Barreiro. Em 1962, criou-se o município, que se instalou oficialmente no dia 1º de Março de 1963.
IGARAPÉ TERM HOJE: 34.879 HABITANTES
QUEM NASCE EM IGARAPÉ EH: IGARAPEENSE
O IDH DO MUNICÍPIO EH DE: 0,753 - CONSIDERADO MÉDIO PELOS INDICADORES DA ONU.
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 01 DE MARÇO E FOI…

GUAXUPÉ / MINAS GERAIS / BRAZIL -/ TERRA DO MELHOR CAFÉ DE MINAS

BEM VINDO A CIDADE DE GUAXUPÉ. CIDADE DO CAFÉ.
foto - Leonardo Pinelli
GUAXUPÉ TEM 49.430 HABITANTES - IBGE 2010 -
QUEM NASCE EM GUAXUPÉ EH: GUAXUPEANO
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 01 DE JULHO E FOI EMANCIPADA EM 1.912
ORIGEM DO NOME 

"Caminho das Abelhas", significado indígena da palavra Guaxupé, é a versão mais aceita para a denominação que ficou até hoje. Tomou esse nome, por volta de 1814, o ribeirão e mais tarde o arraial, denominado Dores de Guaxupé. HISTÓRIA

Até o começo do século passado, o território em que se situa Guaxupé era mata virgem. As mais antigas referências dão conta de que somente em 1813 pés de homens civilizados pisaram a região que era habitada pelos primitivos O documento mais antigo sobre posse de terras até agora conhecido tem a data de 28 de outubro de 1818: É uma escritura passada em Jacuí e pela qual João Martins Pereira e sua mulher Maria de Jesus do Nascimento vendiam a Antônio Gomes da Silva "terras de cultura de matos virgens e serrados"na p…

ACAIACA / MG

BEM VINDO A CIDADE QUE EM QUALQUER DIREÇÃO QUE VOCÊ LER SEU NOME SERÁ SEMPRE O MESMO. BEM VINDO A ACAIACA. UMA CIDADE BELA AQUI DOIS CASARÕES DA CIDADE imagem - ? ACAIACA TEM 3.920 HABITANTES - IBGE 2010 - QUEM NASCE EM ACAIACA EH: ACAIAQUENSE A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 30 DE DEZEMBRO E FOI EMANCIPADA EM 1.962 ORIGEM DO NOME O TOPÔNIMO ATUAL TEVE ORIGEM NO FATO DE QUE OS ÍNDIOS QUE HABITAVAM O LOCAL, QUANDO DA CHEGADA DO HOMEM BRANCO, CHAMAVAM "ACAIACA" O CEDRO BRASILEIRO QUE ERA ABUNDANTE NA REGIÃO. HISTÓRIA ACAIACA TEVE COMO PRIMITIVOS HABITANTES, ABORÍGENES DE TRIBOS NÃO DEFINIDAS. VIERAM DEPOIS BANDEIRANTES E GARIMPEIROS, PROCEDENTES DE MARIANA, ESTABELECENDO-SE ÀS MARGENS DO RIO DO CARMO EM BUSCA DE OURO E DIAMANTES. ESTAS RIQUEZAS FORAM SE TORNANDO ESCASSAS, CEDENDO LUGAR AS ATIVIDADES AGRÍCOLAS E PECUÁRIAS, QUE ACABARAM POR DETERMINAR A FIXAÇÃO DOS MORADORES NA POVOAÇÃO QUE HAVIA SIDO FORMADA. ANTERIORMENTE A 1727 FOI CONSTRUÍDA A CAPELA, E POR VOLTA DO ANO DE 1874, A POPULAÇÃ…

ALHAMBRA / GRANADA / ESPANHA - Incrível fortaleza, Patrimônio da Humanidade e máximo legado mourisco na região

LINHA DO TEMPO DA "FORTALEZA ALHAMBRA" GRANADA ESPANHA /  Por séculos sob o domínio dos mouros, Granada foi o último posto de resistência antes da retomada da região pelos cristãos, em 1492 Provavelmente em nenhuma outra cidade espanhola a presença moura é tão fortemente sentida como em Granada. Foi nesse fértil território aos pés da Sierra Nevada que, em 1492, os reis católicos Isabel de Castela e Fernando de Aragão puseram fim aos 781 anos de domínio islâmico na Península Ibérica. Os mouros deixaram para trás riqueza e esplendor, sabiamente preservados. É o caso da fortaleza de Alhambra e seu palácio Generalife e do bairro de Albaicín, listados como Patrimônio da Humanidade pela Unesco e que atestam o grau de desenvolvimento da sociedade árabe daqueles tempos. A alma moura ainda reside nos hábitos de toda essa região. O Pátio dos Leões é um dos pontos célebres do Alhambra, complexo de palácios que foi o centro do poder muçulmano durante séculos COMO CHEGAR  Há voos diretos de…

VIÇOSA

SEJA BEM VINDO A CIDADE DE VIÇOSA. UMA CIDADE JOVEM E CULTA
imagem - ? VIÇOSA TEM UMA POPULAÇÃO É DE 72.244 HABITANTES, ( IBGE 2010 ) ALÉM DE UMA POPULAÇÃO FLUTUANTE DE APROXIMADAMENTE 20.000 PESSOAS, COMPOSTA PRINCIPALMENTE DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA E OUTRAS INSTITUIÇÕES.
QUEM NASCE EM VIÇOSA EH: VIÇOSENSE A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 30 DE SETEMBRO E FOI FUNDADA EM 1.871  ORIGEM DO NOME O topônimo de Viçosa foi uma homenagem ao Bispo D. Viçoso, da Arquidiocese de Mariana. TRATA-SE DE UMA CIDADE ESSENCIALMENTE UNIVERSITÁRIA, COM DESTAQUE PARA A UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA, CONTA AINDA COM OUTRAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PRIVADAS COMO ESUV, FDV, UNIVIÇOSA, UNOPAR, ACENTUANDO AINDA MAIS O CARÁTER EDUCACIONAL DA CIDADE.  HISTÓRIA  A HISTÓRIA DE VIÇOSA SE INICIA, PROPRIAMENTE, NO SÉCULO XIX. FOI EM 1800, SEGUNDO APONTAMENTOS ECLESIÁSTICOS QUE O PADRE FRANCISCO JOSÉ DA SILVA OBTEVE DO BISPADO DE MARIANA PERMISSÃO PARA ERIGIR UMA ERMIDA EM HOMENAGEM A S…

IPATINGA / CIDADE DE AÇO

DE TUDO UM POUCO E UM POUCO DE TUDO - CLIK AQUI

BEM VINDO AO TERCEIRO MAIOR MERCADO TURÍSTICO DAS MINAS GERAIS. BEM VINDO A IPATINGA
copyrigth "Souza Soares"
IPATINGA TEM 239.428 HABITANTES (IBGE 2010)
QUEM NASCE EM IPATINFA EH: IPATINGUENSE
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 29 DE ABRIL E FOI FUNDADA EM 1964
A cidade nunca possuiu denominação que não fosse "Ipatinga". Existem várias versões para o nome do município, que vem da língua tupi e que significa "lago branco", através da junção dos termos upaba ("lago") e ting ("branco"). A versão mais popular relata que o nome Ipatinga nasceu de um arranjo elaborado pelo engenheiro Pedro Nolasco, a partir da junção de palavras, aproveitando os radicais IPA (da cidade de Ipanema) e TINGA (de Caratinga)
 Por volta de 1930, a Estação Ferroviária "Pedra Mole" foi transferida, após sucessivas tentativas de transposição da foz do Ribeirão Ipanema. O trajeto da Ferrovia Vitória-Minas, que …

MANAUS / AMAZONAS - Eh um polo industrial com ritmo intenso, muita gente, concreto e trânsito de veículos. Mas a floresta está lá, marcante na personalidade da cidade, nas frutas e peixes que caracterizam fortemente a culinária local, na riqueza do ciclo da borracha

LINHA DO TEMPO DE "MANAUS" / AMAZONAS / BRASIL É bom que o visitante de primeira viagem saiba: apesar de ser uma das principais portas de entrada da Amazônia, Manaus é um centro urbano agitado, bem diferente do ambiente bucólico da floresta. A cidade é um polo industrial com ritmo intenso, muita gente, concreto e trânsito de veículos. Mas a floresta está lá, marcante na personalidade da cidade, nas frutas e peixes que caracterizam fortemente a culinária local, na riqueza do ciclo da borracha, que permitiu erguer o patrimônio histórico no século 19 e 20, nos traços indígenas de boa parte da população, nas chuvas torrenciais. Animado para desvendar o melhor de Manaus? Então, siga nosso roteiro! Vista aérea do Rio Negro, em Manaus (AM) O Rio Negro tem 4 quilômetros entre as margens, apenas um sexto da distância na região de Anavilhanas. Mas se impressionar com o volume do Negro não é prerrogativa apenas das crianças. Durante o indefectível – e imperdível – passeio de barco até o e…

DORES DO INDAIÁ / MINAS GERAIS - Fundador e sede do Circuito Turístico "Caminhos do Indaiá" margeada pelo Rio São Francisco

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "DORES DO INDAIÁ" / MINAS GERAIS / BRASIL Dores do Indaiá insere-se na política pública de turismo: é município fundador e sede do Circuito Turístico Caminhos do Indaiá. foto - ? Em 2003, tendo em vista da necessidade de adotar a política pública de turismo, o Governo de Minas Gerais, através da Secretaria de Estado de Turismo, instituiu o Decreto 43321, dispondo sobre o reconhecimento dos Circuitos Turísticos e sobre as normas de funcionamento. De acordo com o documento, “para os fins de promoção da política de turismo no âmbito do Estado, serão reconhecidos os Circuitos Turísticos institucionalizados e com personalidade jurídica registrada em cartório”, integrados por municípios “de uma mesma região, com afinidades culturais, sociais e econômicas que se unem para organizar e desenvolver a atividade turística regional de forma sustentável". foto - ? Assim, nasceu, em abril de 2008, o Circuito Turístico Caminhos do Indaiá, com a proposta de lev…

CONTAGEM / POLO COMERCIAL

BOM DIA. BEM VINDO A CONTAGEM. CIDADE PROGRESSO
copyrigth "Altemiro Olinto cris"
CONTAGEM TEM 603.048 HABITANTES (IBGE 2010) QUEM NASCE EM CONTAGEM É: CONTAGENSE. O IDH DO MUNICÍPIO É DE: 0,794 - CONSIDERADO MÉDIO PELOS INDICADORES DA ONU. Na época do Brasil-colônia, a Coroa portuguesa mantinha o controle sobre os territórios ocupados através de postos avançados chamados “postos de registro”. Tais postos fiscalizavam e registravam todo o movimento de pessoas e mercadorias, cargas e tropas. Ali, os viajantes, mercadores de escravos e tropeiros eram obrigados a parar e, enquanto as mercadorias eram registradas. CONTAVAM-SE TUDO. INCLUSIVE E PRINCIPALMENTE, AS BARRAS DE OURO, QUE IAM PARA O RIO DE JANEIRO. DAÍ O NOME "CONTAGEM."
No início do século XVII, nas terras da sesmaria do capitão João de Sousa Souto Maior, um terreno conhecido como Sítio das Abóboras, foi instalado um desses postos de fiscalização. Em 1715, Dom Brás Baltasar refere-se a este posto ao escrever …