Pular para o conteúdo principal

MANHUAÇU / MINAS GERAIS - Rodeada por belezas naturais como o Pico da bandeira, belíssimas paisagens como as plantações de café, além de construções centenárias




LINHA DO TEMPO DE "MANHUAÇU" / MINAS GERAIS / BRASIL
Situada na zona da mata de Minas Gerais, Manhuaçu é o maior e mais desenvolvido município da região. Sua localização estratégica possui acesso a diversas rodovias estaduais e federais, estando rodeada por belezas naturais que você não pode deixar de conhecer. Manhuaçu também se destaca pela economia, que gira principalmente na produção de café. A produção regional é a maior do Brasil, sendo produtos de consumo nacional e internacional. Existem muitas fazendas de café na região, que além do impulso econômico, proporcionam uma belíssima paisagem. 
Cafezal com pés carregado de café
foto - ?
Alguns dos maiores atrativos da cidade estão no Ecoturismo. Os principais pontos são a Pedra Furada, reservas Monte Alverne, Sítio Graciema e Mata do Sossego e os balneários Recanto no Paraíso e Cachoeira Sette. A cidade também é rica em patrimônio histórico. A Igreja Matriz São Lourenço, localizada no Centro, é o principal ponto da cidade, construída entre 1917 e 1928, sua arquitetura, em estilo gótico, é repleta de detalhes. Também há outras igrejas que se destacam pela arquitetura de seus templos, como a Igreja Batista e a centenária Igreja Presbiteriana. 
PEDRA FURADA
foto - ?

CACHOEIRA SETTE
foto - ?
IGREJA PRESBITERIANA 
foto - ?
Outra relíquia do patrimônio histórico de Manhuaçu é o prédio da Casa de Cultura. Seus portões de ferro foram feitos à mão pelo libanês Abdala Lutfala. O imóvel foi construído para sediar uma agência do Banco Hipotecário e Agrícola do Estado de Minas Gerais e atualmente sua função é pesquisar, registrar e coordenar as manifestações culturais e promover a arte e a cultura através de concursos, exposições e outros eventos. A casa ainda abriga um museu com um maravilhoso acervo sobre a história e personalidades da cidade. Outras construções que se destacam são os casarões da Vila Julieta, datados de 1935, a praça Cordovil Pinto Coelho e a Ponte Maestro Odorico. 
CASA DE CULTURA
foto - Robson Azevedo 
foto - Robson Azevedo 
CASARÃO DA ESQUINA
foto - Robson Azevedo 
Em 2004 foi inaugurada uma estátua do Cristo Redentor para homenagear o Pe. Júlio Maria de Lombaerde, grande evangelizador da região católica. Em Manhuaçu você também encontra uma variedade de produtos coloniais, como salames, queijos, doces caseiros e cachaças. 
foto - ?
Não deixe de conhecer a Casa do Artesão. Situada na praça Cordovil Pinto Coelho, o espaço é um local exclusivo para a exposição e comercialização do Artesanato e produtos da Agroindústria local, com peças confeccionadas em madeira, materiais recicláveis, palha, linhas e tecidos. Também oferece cachaça, mel, licores, pães e doces caseiros. Uma loja no bairro Baixada (Rua Salim Nassif, 444) expõe os magníficos trabalhos da artesã Maria Emília Araújo Thebit. Sua especialidade é uma técnica alemã chamada Pintura Bower, que transforma em obra de arte qualquer objeto. Lá são encontrados diversos artigos trabalhados com esta delicada técnica. No calendário festivo da cidade estão a Feira da Paz e o Simpósio de Cafeicultura. 
Fonte de apoio para os textos: Blog Caparaó
foto - ?
foto - ?
BEM VINDO A CIDADE DE MANHUAÇU - NO PICO DA BANDEIRA
foto - PMM
População estimada em 2015 (1) - 86.844
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 628,318
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 126,65
Código do Município 3139409
Gentílico - Manhuaçuense
HISTÓRICO
Manhuaçu, que em Tupi significa “grande chuva”, foi emancipada no dia cinco de novembro de 1877 e, alguns anos depois, tornou-se cidade. Neste período a cidade perdeu uma grande área territorial, originando 70 municípios que compõem o leste de Minas Gerais. 
Com o fim do ciclo do ouro na região, a maior riqueza do município tornou-se o café. Alguns fatores influenciaram a rápida expansão cafeeira da cidade. A fartura de terras adequadas ao cultivo do café e a facilidade para obtê-las era um desses fatores. Na região também havia muitos escravos, dispensados da mineração. Além disso, o preço do café no exterior era alto, o que chamava a atenção de produtores de todo o Brasil.
Atualmente, Manhuaçu é o polo econômico de prestação de serviços e oferece aos moradores e visitantes a melhor infraestrutura hoteleira, para turismo, e comercial da região vertente do Caparaó.
SEDE DO PODER EXECUTIVO - PREFEITURA -
foto - PMM
SEDE DO PODER LEGISLATIVO - CÂMARA DE VEREADORES -
foto - PMM
SEDE DO PODER JUDICIÁRIO - FÓRUM DE JUSTIÇA -
foto - PMM
ESTAÇÃO RODOVIÁRIA
foto - Jairo Nunes
SEDE DA POLICIA CIVIL
foto - PMM
MONUMENTO AO CAFEICULTOR
foto - Wikipédia
foto - Robson Azevedo 
MONUMENTO AO BANDEIRANTE
foto - Wikipédia
CONHEÇA UM POUCO MAIS DA CIDADE DE MANHUAÇU
foto - ?
foto - ?
foto - PMM
foto - PMM
foto - Wikipédia
foto - Eupídio Justino de Andrade
foto - Wikipédia
foto - PMM
foto - PMM
foto - Jairo Nunes
foto - SG Trangel
foto - PMM
BAIRRO SANTA LUZIA
foto - Wikipédia
AGÊNCIA DA CAIXA ECONÔMICA fEDERAL
foto - Robson Azevedo 
foto - Robson Azevedo 
foto - Robson Azevedo 
foto - Robson Azevedo 
foto - Robson Azevedo 
foto - Robson Azevedo 
foto - Robson Azevedo 
PONTE DOS ARCOS
foto - Robson Azevedo 
foto - Robson Azevedo 
foto - Robson Azevedo 
SUPERMERCADO
foto - Robson Azevedo 
foto - Robson Azevedo 
MATA DO SOSSEGO
foto - ?
PICO DA BANDEIRA
foto - ?
foto - ?
foto - ?
SANTA LUZIA AO LADO DE IGREJA DE MESMO NOME
foto - SG Trangel
IGREJA DE SANTA LUZIA, NO CONTEXTO DO BAIRRO E DA PRAÇA
foto - SG Trangel
foto - Wikipédia
foto - SG Trangel
IGREJA DE SANTO ANTÔNIO E NO CONTEXTO DA PRAÇA
foto - SG Trangel
foto - SG Trangel
MATRIZ DE SÃO LOURENÇO, SEU INTERIOR, SUA LATERAL E NO CONTEXTO DA PRAÇA
foto - SG Trangel
foto - SG Trangel
foto - SG Trangel
foto - Altemiro Olinto Cristo
IGREJA CRISTÃ MARANATA
foto - Robson Azevedo 
IGREJA DO BOM PASTOR
foto - Robson Azevedo 
IGREJA EVANGÉLICA METODISTA
foto - Robson Azevedo 
ENTORNO DA CIDADE / PICO DA BANDEIRA AO FUNDO
foto - Wikipédia
PLANTAÇÃO DE CAFÉ
foto - ?
foto - Wikipédia
foto - ?
CACHOEIRAS DA REGIÃO
foto - PMM
foto - PMM
OPÇÕES DE HOSPEDAGEM
MANHUAÇU CENTER HOTEL
Situado no centro da cidade, O Manhuaçu Center Hotel
oferece aos seus hóspedes a melhor infraestrutura de
Manhuaçu. Sua localização é privilegiada, próximo a
farmácias, bancos, correio e comércios em geral, outra
facilidade do Manhuaçu Center Hotel é o rápido acesso à
BR 262 que, a menos de 1Km em via única, proporciona
comodidade e agilidade.
foto - Divulgação
foto - Divulgação
Além de excelentes acomodações, o edifício do Manhuaçu
Center Hotel faz parte do Manhuaçu Shopping.
foto - Divulgação
HOTEL MONTE VERDE
Hotel Monte Verde está localizado na região central da cidade de Manhuaçu. É o hotel mais tradicional da cidade, reconhecido pela sua excelência na qualidade de atendimento.
Possui toda infra-estrutura para receber você em sua viagem de lazer ou negócios com todo conforto em seus apartamentos com telefone (tarifação automática), ventilador ou ar condicionado, frigobar e TV, de acordo com a necessidade de cada hóspede.
foto - Divulgação
foto - Divulgação
O Hotel Monte Verde também oferece aos seus hóspedes um delicioso café da manhã, reconhecido pela rica variação de comidas típicas como o pão-de-queijo mineiro e o queijo Minas. No hotel você também encontrará serviços de lavanderia e room service, bem como estacionamento com circuito interno de monitoramento.
foto - Divulgação
ESTA EH A BANDEIRA DA CIDADE
ESTE EH O BRASÃO DO MUNICÍPIO
fonte / fotos - IBGE / Thymonthy Becker / Portal da Prefeitura Municipal / Manhuaçu Center Hotel / 





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OURO PRETO / PATRIMÔNIO CULTURAL DA HUMANIDADE

SEJA BEM VINDO A MAIS BONITA CIDADE HISTÓRICA DO PLANETA.
BEM VINDO AO PRIMEIRO PATRIMÔNIO CULTURAL DA HUMANIDADE
copyrigth " Marcos Guerra"
-->
-->
OURO PRETO TEM 70.227 HABITANTES (IBGE 2010)
QUE NASCE EM OURO PRETO EH: OURO-PRETANO
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 8 DE JULHO E FOI FUNDADA EM 1711
O IDH DO MINICÍPIO EH DE: 0,787 - CONSIDERADO MÉDIO PELOS INDICADORES DA ONU
Deve-se ao espírito intrépido e aventureiro dos bandeirantes paulistas o início do povoamento de Minas Gerais em fins do século XVII. Os sertões das Gerais, que viriam integrar o território do país em formação, atraíam então inúmeras expedições, em busca de ouro e pedras preciosas, ou de índios para o trabalho escravo em São Paulo.

Com o propósito de aprisionar indígenas, partiu de Taubaté, por volta de 1694, uma expedição rumo ao sertão dos Cataguases. Fazia parte do grupo o mulato Duarte Lopes, que já havia trabalhado nas minas de Paranaguá e Curitiba. A expedição acampou no local denominado…

RIBEIRÃO DAS NEVES / MG

BEM VINDO A CIDADE DE RIBEIRÃO DAS NEVES. A MAIOR HETEROGENEIDADE RELIGIOSA DO BRAZIL imagem  - Reo 06 RIBEIRÃO DAS NEVES TEM 296.317 HABITANTES - IBGE 2010 QUEM NASCE EM RIBEIRÃO DAS NEVES EH: NEVENSE A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 12 DE DEZEMBRO E FOI EMANCIPADA EM 1.953 ORIGEM DO NOME Muito se fala sobre o nome Ribeirão das Neves, mas pouco sabemos oficialmente sobre este nome. Temos duas versões: Primeira versão: Advém do córrego que passa cortando o centro da cidade. Segundo a lenda, este pequeno córrego que nasce no Morro do Anil, próximo ao Bairro Várzea Alegre, em épocas de frio, ficava com uma temperatura bem abaixo, a ponto de esfriar o suficiente para ocasionar gelo. Dai o nome RIBEIRÃO DAS NEVES. Segunda versão: Advém da Padroeira do Município, Nossa Senhora das Neves, que segundo a lenda, apareceu para alguns fiéis, no alto do morro central que separa o centro comercial do Bairro Santa Martinha. Hoje, próximo ao Cemitério Senhor da Paz, cuja imagem demonstrava beleza e altivez. Seus…

AS MONTANHAS E SERRAS DAS MINAS GERAIS PREFERIDAS PELOS PRATICANTES DE TREKKING E ECOTURISMO

LINHA DO TEMPO DAS "05 MONTANHAS MAIS BONITAS DE MINAS GERAIS" / BRASIL foto - ?
SÃO RIOS E RIACHOS. SÃO TRILHAS E RUMOS. SÃO FLORESTAS E MATAS. SÃO ANIMAIS E PLANTAS. SÃO CIDADES E LUGAREJOS. SÃO FESTAS E FOLCLORES. SÃO RAÇA E COR. E SÃO MONTANHAS E SERRAS. AQUI, VOCÊ PODE VER UM POUCO DO QUE É MINAS. ATRAVÉS DE SUAS MONTANHAS. AS ESCOLHAS FORAM BASEADAS NAS OPINIÕES DOS TURISTAS. 1ª COLOCADA REGIÃO DE MARMELÓPOLIS / PRÓXIMO A DIVISA COM SÃO PAULO UMA CADEIA DE MONTANHAS A PERDER DE VISTA copyrigth "Cesar Ribeiro Junior"




2ª COLOCADA -  NA REGIÃO OESTE DO ESTADO - NAS PROXIMIDADES DE PIMENTA AQUI ONDE O VERDE SE ENCONTRA COM O AZUL copyrigth "Aender Arcos/mg"



3ª COLOCADA -  NO SUL DO ESTADO -  NAS PROXIMIDADES DE CABO VERDE. ESTE MAR DE MONTANHAS MOSTRA A BELEZA DAS MINAS GERAIS copyrigth "Albertina Dias"

4ª COLOCADA -  PERTO DA DIVISA COM O ESPIRITO SANTO

NOVA ERA / CIDADE DAS ESMERALDAS

BOM DIA. BEM VINDO A NOVA ERA
foto - ?
 AQUI, O RIO PIRACICABA, CORTANDO A CIDADE
foto - ?
ESTE RIO, FICOU FAMOSO COM A MÚSICA CANTADA POR "SERGIO REIS" - RIO DE PIRACICABA QUEM NASCE EM NOVA ERA É: NOVAERENSE O "IDH" SO MUNICÍPIO É DE: 0,792 - CONSIDERADO "MÉDIO" PELOS INDICADORES DA "ONU" O NOME "NOVA ERA" FOI UMA SUGESTÃO DO ENTÃO GOVERNADOR "BENEDITO VALADARES" QUE ACREDITAVA QUE UMA NOVA ERA DE PROGRESSO VIRIA PARA A REGIÃO DO VALE DO RIO DOCE, COM A CRIAÇÃO DO ESTADO NOVO. DADOS DA POPULAÇÃO, SEGUNDO O IBGE: (CENSO 2010) População total:.......... 17.540População urbana:....... 15.421População Rural:.......... 2.119Taxa de Urbanização:.... 86,23%Distâncias aproximadas aos principais centros (km)Belo Horizonte:.... 137Rio de Janeiro:..... 572São Paulo:.......... 723Brasília:.............. 886Vitória:................ 510VISÃO GERAL DA CIDADE
foto - ? NOVA ERA TEM APROXIMADAMENTE, 18.000 HABITANTES. A CIDADE FOI FUNDADA EM MARÇO DE 17…

PARACATU / MG

BEM VINDO A CIDADE DE PARACATU. CIDADE NATAL DE AFONSO ARINOS / RICA EM CULTURA E PATRIMÔNIO HISTÓRICO imagem - Revoredo
PARACATU TEM 84.718 HABITANTES - IBGE 2010 - QUEM NASCE EM PARACATU EH: PARACATUENSE A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 20 DE OUTUBRO E FOI FUNDADA EM 1.728 ORIGEM DO NOME "Paracatu" é um termo de origem tupi que significa "rio bom", através da junção dos termos "Pará" ("rio") e "Katu" ("bom") Paracatu pertence ao seleto grupo das dez cidades nacionalmente tombadas em Minas Gerais, o que a coloca no patamar de um dos municípios mineiros mais ricos culturalmente e patrimonialmente, sendo integrante também da Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais. HISTÓRIA Não existe consenso entre os historiadores sobre a data efetiva em que foi descoberta e povoada a região de Paracatu. De qualquer forma, admite-se que o território paracatuense já era conhecido desde o final do século XVI pelos brancos, que vinham da Vila de Sã…

ALFENAS / MG - CIDADE UNIVERSITÁRIA E BELA

BEM VINDO A CIDADE DE ALFENAS. BANHADA PELO MAR DE MINAS. UMA CIDADE CULTA E BELA.  imagem - ? ALFENAS TEM 73.774 HABITANTES - IBGE 2010 - QUEM NASCE EM ALFENAS EH: ALFENENSE A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 15 DE OUTUBRO E FOI FUNDADA EM 1.869 ORIGEM DO NOME A designação do município, originou-se da expressão "Vamos nos Alfenas", usada pelos habitantes da região ao se dirigirem ao povoado, em virtude dos membros da família Martins Alfenas serem os moradores mais próximos. HISTÓRIA Por volta de 1800, procedentes de Campanha da Princesa da Beira, São Gonçalo, Caldas e Jacuí, aproximaram-se da região do atual município, os primeiros habitantes. Embora não se tenha notícia de descobertas auríferas no local, a abundância de água, fartura de pastagens e o clima, atraíram os faiscadores em busca de descanso. Alguns se fixaram, iniciando o povoamento. Ao mesmo tempo, o sítio passou a interessar aos criadores, desenvolvendo-se as fazendas. Em 1805, Francisco Siqueira Ramos e sua mulher, Floriana F…

SETENIL DE LAS BODEGAS / ESPANHA - Casas que parecem sustentar a pedra, mas na realidade as paredes foram levantadas para fechar as fendas

LINHA DO TEMPO DE "SETENIL DE LAS BODEGAS" / ANDALUZIA / ESPANHA
A pequena cidade de Setenil de las Bodegas em Andaluzia no sul da Espanha possui uma característica bem diferentes de outras cidades turísticas que estamos acostumados a ver por aí. Acontece que o pequeno município foi construído entre as montanhas de pedras que fazem parte da região.
A primeira vista temos a sensação de que as pedras vão afundar as casas, em Setenil De Las Bodegas, Espanha Andando pelas ruas de Setenil de las Bodegas é possível ver as gigantescas rochas percorrendo as fachadas das casas e dos comércios. 
Você saboreia suas refeições tendo gigantescas rochas como proteção sobre sua cabeça, em Setenil De Las Bodegas, Espanha  A cidade que foi construída com a intenção de ser uma enorme muralha protegendo os antigos moradores de possíveis ataques medievais, hoje é atacada por milhares de turistas curiosos que se encantam com as paisagens de Setenil.
As paredes levantadas para fechar as fendas nas grand…

CATAS ALTAS DA NORUEGA

SEJA MUITO BEM VINDO A CIDADE DO CAMINHO COLONIAL. SEJA BEM VINDO A CATAS ALTAS DA NORUEGA. MAIS BONITA E MAIS FELIZ AQUI PODEMOS VER A CIDADE DE CATAS ALTAS DA NORUEGA ENCRAVADA NAS MONTANHAS DAS MINAS GERAIS imagem - ? A CIDADE TEM 3.562 HABITANTES - IBGE 2010 QUEM NASCE EM CATAS ALTAS DA NORUEGA EH: CATASALTENSE A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 1º DE MARÇO E FOI EMANCIPADA EM 1.963 ORIGEM DO NOME ALGUNS BANDEIRANTES FORAM MAIS FELIZES ENCONTRANDO COM FACILIDADE E ABUNDÂNCIA O OURO COBIÇADO, QUE AFLORAVA NA TERRA SEM GRANDE TRABALHO DAS ESCAVAÇÕES PROFUNDAS. DAÍ O NOME DA LOCALIDADE - CATAS QUE SIGNIFICA LAVRAS; CATAS ALTAS - LAVRAS ALTAS. JÁ A ORIGEM DO NOME "NORUEGA" AINDA É DESCONHECIDA, A VERSÃO MAIS ACEITA É A QUE O NOME FOI DADO PELOS PRIMEIROS DESBRAVADORES AO ENCONTRAR AQUELES MORROS FRIOS E ÚMIDOS QUE "ESCONDIAM A FACE DO SOL". HISTÓRIA
CATAS ALTAS DA NORUEGA COMEÇOU A SER POVOADA APROXIMADAMENTE EM TORNO DE 1690 POR MEMBROS DAS BANDEIRAS DE MIGUEL GARCIA E DO CORONEL…

BARBACENA / A CIDADE DAS ROSAS

SEJA MUITO BEM VINDO A BELA CIDADE DE BARBACENA - TERRA DO LOCUTOR E CRONISTA ESPORTIVO "GARCIA JÚNIOR"
foto - Frederico Simão
BARBACENA TEM 126.325 HABITANTES (IBGE 2010)
QUEM NASCE EM BARBACENA EH: BARBACENENSE (IBGE)
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 14 DE AGOSTO E FOI FUNDADA EM 1.791
A HISTÓRIA
OS PRIMEIROS POVOADORES DA REGIÃO FORAM PAULISTAS E PORTUGUESES, PROCEDENTES, NA MAIORIA, DE TAUBATÉ. TRANSPONDO A MANTIQUEIRA PELA GARGANTA DO EMBAU, HOJE CRUZEIRO, DESBRAVARAM OS SERTÕES E ESTABELECERAM-SE NO TERRITÓRIO. DEDICARAM-SE DE INÍCIO A MINERAÇÃO E, EM SEGUIDA, QUANDO JÁ SE ENCONTRAVA ABERTO O CAMINHO NOVO, TAMBÉM CHAMADO "DAS PARTES DE SÃO PAULO" OU DO RIO GRANDE, A LAVOURA E A CRIAÇÃO DE GADO.
COMO COBRADOR DAS ENTRADAS E PROVEDOR DOS QUINTOS, O CORONEL DOMINGOS RODRIGUES DA FONSECA LEME ESTABELECEU NAS TERRAS DE SUAS SESMARIAS O REGISTRO DA BORDA DO CAMPO, DEPOIS CHAMADO "VELHO" E, MAIS TARDE, DO "PADRE MANOEL RODRIGUES". VENDIDA A FAZENDA, EM…

ALAGOAS / BRASIL - O verde contagiante dos coqueiros, jangadas de velas coloridas, praias, museus, teatros, igrejas, bairros históricos, artesanatos, gastronomia diversificada completam este cenário inesquecível

LINHA DO TEMPO DO ESTADO DE "ALAGOAS" / BRASIL / WORLD
Capital - Maceió  População estimada 2016 - 3.358.963  Área 2015 (km²) - 27.848,158  Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 112,33  Rendimento nominal mensal domiciliar per capita da população residente 2015 (Reais)(1) - 598,00  Número de Municípios - 102  HISTÓRICO  Alagoas é uma das 27 unidades federativas do Brasil. Está situado no leste da região Nordeste. Sua capital é a cidade de Maceió e a sede administrativa é o Palácio República dos Palmares.  Penúltimo estado brasileiro em área (mais extenso apenas que Sergipe) e 16º em população, é um dos maiores produtores de cana-de-açúcar e coco-da-baía do país e tem na agropecuária a base de sua economia. Terra do sururu, marisco das lagoas que serve de alimento à população do litoral, e da água de coco, Alagoas possui também um dos folclores mais ricos do país.  Inicialmente, o território alagoano constituía a parte sul da Capitania de Pernambuco, só vindo a conquistar sua…