Pular para o conteúdo principal

DORES DO INDAIÁ / MINAS GERAIS - Fundador e sede do Circuito Turístico "Caminhos do Indaiá" margeada pelo Rio São Francisco




LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "DORES DO INDAIÁ" / MINAS GERAIS / BRASIL
Dores do Indaiá insere-se na política pública de turismo: é município fundador e sede do Circuito Turístico Caminhos do Indaiá.
foto - ?
Em 2003, tendo em vista da necessidade de adotar a política pública de turismo, o Governo de Minas Gerais, através da Secretaria de Estado de Turismo, instituiu o Decreto 43321, dispondo sobre o reconhecimento dos Circuitos Turísticos e sobre as normas de funcionamento.
De acordo com o documento, “para os fins de promoção da política de turismo no âmbito do Estado, serão reconhecidos os Circuitos Turísticos institucionalizados e com personalidade jurídica registrada em cartório”, integrados por municípios “de uma mesma região, com afinidades culturais, sociais e econômicas que se unem para organizar e desenvolver a atividade turística regional de forma sustentável".
foto - ?
Assim, nasceu, em abril de 2008, o Circuito Turístico Caminhos do Indaiá, com a proposta de levar adiante o projeto de desenvolvimento turístico, partindo da percepção da existência de um vasto potencial regional.
BEM VINDO A CIDADE DE DORES DO INDAIÁ. TRADICIONALMENTE LITERÁRIA. MARGEADA PELO RIO SÃO FRANCISCO.
imagem - Leonam
População estimada 2016 (1) - 13.952
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 1.111,202
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 12,40
Código do Município 3123205
Gentílico - dorense
ORIGEM DO NOME
Dores eh uma referência a Nossa Senhora da Dores, padroeira da cidade. E Indaiá eh uma palmeira de porte baixo e ciclo de crescimento lento. Habita originalmente as regiões centro-oeste e Sudeste do Brasil. Sua folhagem já foi utilizada para cobrir telhados. Esta palmeira eh muito como na região onde a cidade nasceu. Dai o nome "Dores do Indaiá"
Gentílico: dorense
Histórico
Dores do Indaiá
Minas Gerais - MG
HISTÓRICO
Os primeiros habitantes foram os índios tapuias que tinham acampamento localizado na atual fazenda tapuia. Posteriormente, um grupo de negros fugidos, formaram alguns quilombos e promoveram o afastamento dos indígenas.
O Primeiro povoador foi Domingos de Brito, sua sesmaria abrangia todo o território do município, mas abandonou a sesmaria sem deixar vestígios.
Pioneiros:
Por volta de 1.865 os irmãos, Amaro, José, Joaquim e João da Costa Guimarães instalaram na região explorando lavoura e criação de gado.
Origem do Topônimo:
Manoel Correia de Souza, proprietário da fazenda Patos, fez a doação do terreno onde foi construída uma Capela em homenagem a Nossa senhora das Dores, aproximadamente em 1.796.
Gentílico: Dorense
AQUI O HOTEL CENTRAL
imagem - ?
CASARÃO HISTÓRICO SEDE DA SANTA CASA
imagem - Gleyson Rodrigues
CASARÃO HISTÓRICO SEDE DO PODER EXECUTIVO - PREFEITURA -
imagem - Biezinho
imagem - Jairo Nunes
CASARÃO HISTÓRICO SEDE DA ESCOLA MUNICIPAL
imagem - Gleyson Rodrigues
ANTIGA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA
imagem - Biezinho
CASTELINHO DE INDAIÁ
imagem - Gleyson Rodrigues
imagem - Leandro Cassimiro Alves
imagem - Leandro Cassimiro Alves
CONHEÇA UM POUCO MAIS DA CIDADE DE DORES DO INDAIÁ
imagem - Christyan de Lima
imagem - Jairo Nunes
imagem - Jairo Nunes
imagem - Jairo Nunes
imagem - Biezinho
imagem - Christyan de Lima
imagem - Jairo Nunes
imagem - Jairo Nunes
imagem - Jairo Nunes
imagem - Jairo Nunes
imagem - Christyan de Lima
imagem - Christyan de Lima
imagem - Jairo Nunes
imagem - Jairo Nunes
imagem - Jairo Nunes
imagem - ?
imagem - Jairo Nunes
PRAÇA DOS COQUEIROS - SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS -
imagem - Leonam
imagem - leandro Cassimiro Alves
imagem - Gleyson Rodrigues
imagem - Leandro Cassimiro Alves
MATRIZ DE NOSSA SENHORA DAS DORES, SEU INTERIOR E LATERAL
imagem - Jairo Nunes
imagem - Jairo Nunes
imagem - Jairo Nunes
IGREJA DE SÃO SEBASTIÃO
imagem - Jairo Nunes
SEDE DO PODER LEGISLATIVO - CÂMARA DE VEREADORES -
imagem - Leandro Cassimiro Alves
OS BELOS CASARÕES HISTÓRICOS
imagem - Jairo Nunes
imagem - Montanha
imagem - Christyan de Lima
imagem - Jairo Nunes
imagem - Montanha
imagem - Montanha
imagem - Jairo Nunes
RIO SÃO FRANCISCO
imagem - Christian de Lima
ESTA EH A BANDEIRA DA CIDADE DE DORES DO INDAIÁ, MINAS GERAIS

VALEU PELA VISITA. SEMPRE VOLTE. ATÉ A PRÓXIMA


fotos / fonte = Wikipédia / Thymonthy Becker / Portal da Prefeitura Municipal de Dores do Indaiá / IBGE / Divulgação /


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CARATINGA / CIDADE ESPERANÇA / TERRA DAS PALMEIRAS

SEJA SEMPRE BEM VINDO A CIDADE DE CARATINGA. A CIDADE DO MENINO MALUQUINHO
copyrigth "?" ORIGEM DO NOME
A denominação do município Caratinga, de origem indígena, (cará / tinga = branco) é devido à falta de alimentação diversificada, o que fazia com que os primeiros habitantes da região se alimentassem de um tubérculo muito encontrado na região na época do povoamento, um cará-branco que servia de alimento para os índios CARATINGA TEM ATUALMENTE, 85.322 HABITANTES. QUEM NASCE EM CARATINGA É: CARATINGUENSE. O IDH DO MUNICÍPIO É DE: 0,754 - CONSIDERADO MÉDIO PELOS INDICADORES DA ONU. A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 24 DE JUNHO. FOI FUNDADA EM 1848 EM CARATINGA, FORAM REALIZADOS EM 2010, 513 CASAMENTOS 056 SEPARAÇÕES 079 DIVÓRCIOS. HISTÓRIA
Em 1841 aportou por estas terras o grande desbravador Domingos Fernandes Lana, que aqui permaneceu até 1847.
No final desse ano, João Caetano do Nascimento, João Antônio de Oliveira e João José, bravos pioneiros, vieram de mudança, trazendo suas famílias,…

CORONEL FABRICIANO / CIDADE DA SERRA DOS COCAIS

BOM DIA. BEM VINDO A CORONEL FABRICIANO.
copyrigth "pmcf" CORONEL FABRICIANO TEM 103.797 HABITANTES. QUEM NASCE EM CORONEL FABRICIANO É: FABRICIANENSE. O IDH DO MUNICÍPIO É DE: 0,789 - CONSIDERADO MÉDIO PELOS INDICADORES DA ONU. A ÁREA DA CIDADE É DE APENAS 221 QUILÔMETROS QUADRADOS. DEVIDO A ISTO, A DENSIDADE DEMOGRÁFICA É ALTA. SÃO 470 HABITANTES POR QUILÔMETRO QUADRADO. Destemidos desbravadores, muitos dos quais heróis anônimos que arrostando o endêmico impaludismo, em meio selvagem e hostil, abriram picadões, rasgaram clareiras, mata virgem adentro sertões afora, para que a ferrovia Vitória a Minas pudesse estender as suas paralelas de aço em direção a Itabira, em demanda do riquíssimo minério de ferro do fabuloso Cauê, hoje fonte principal de uma das maiores divisas acarretadas para a Pátria Brasileira. Foi do arroio daqueles heróicos operários, que surgiu a atual cidade Coronel Fabriciano, que até o princípio de 1922 não passava de uma floresta virgem, não violada p…

PATOS DE MINAS

BOM DIA. BEM VINDO A PATOS DE MINAS. A CIDADE DA MAIOR FESTA DO MILHO DO BRAZIL E POLO ECONÔMICO REGIONAL copyrigth "maira" PATOS DE MINAS TEM ATUALMENTE, 138.836 HABITANTES. QUEM NASCE EM PATOS DE MINAS É: PATENSE. O IDH DO MUNICÍPIO É DE: 0,813, CONSIDERADO ELEVADO PELOS INDICADORES DA ONU. PATOS DE MINAS É O MAIOR POLO ECONÔMICO E A MAIOR CIDADE DO ALTO PARANAÍBA. EM MAIO, ACONTECE NA CIDADE, A MAIOR FESTA DO MILHO DO BRAZIL. Origem do nome do Município provém da enorme quantidade de patos que existiam no território, encontrados habitualmente em uma grande lagoa, a três quilômetros da margem do rio Paranaíba. Atraídos pela caça abundante e variada, os tropeiros que levavam suas tropas pelo interior de Minas Gerais faziam pouso a beira dessa lagoa, construindo ranchos em que se abrigavam. Neste tempo, todo o oeste de Minas estava coberto de matas, atravessadas apenas por estreitas trilhas, que tinham em alguns pontos, a léguas de distância, vestígios de civilização. Com o correr …

LUMIAR / NOVA FRIBURGO / RIO DE JANEIRO - Preferido dos casais que buscam sossego nas montanhas em chalés aconchegantes com lareira, diante de uma natureza exuberante da região serrana do Rio de Janeiro

LINHA DO TEMPO DO DISTRITO DE "LUMIAR" / NOVA FRIBURGO / RIO DE JANEIRO / BRASIL ENCONTRO DOS RIOS MACAÉ E BONITO
Lumiar, distrito de Nova Friburgo, na Serra Fluminense, é procurado por casais que buscam sossego nas montanhas. As hospedagens, em sua maioria chalés aconchegantes com lareira, concentram-se nos arredores da vila e em São Pedro da Serra, a 5 km de distância.

Lumiar abriga cachoeiras e atrações naturais, como o encontro dos rios Macaé e Bonito. Mas a gastronomia está melhor representada em São Pedro, ao redor da estreita Rua Rodrigues Alves.
QUANDO SE ESTA NO NORTE DO PAÍS FICA FÁCIL PARA OS AMAZONENSES CONHECER AS BELEZAS NATURAIS QUE HÁ POR LÁ. JÁ O CARIOCA, TERÁ QUE VIAJAR BASTANTE PARA VER AQUELA BELEZA TODA. EM CONTRA PARTIDA, OS AMAZONENSES TERÃO QUE VIAJAR UM “BOCADO” PARA CONHECER UMA MARAVILHA QUE EXISTE NO RIO DE JANEIRO, BEM PERTO DA CAPITAL. MAS VALERÁ A PENA.
ESTOU FALANDO DA REGIÃO DE LUMIAR, NO RIO DE JANEIRO. ALÉM DE MUITAS CACHOEIRAS, TRILHAS, VOCÊ…

CACHOEIRA DA PRATA

BEM VINDO A CIDADE DE CACHOEIRA DA PRATA / UMA DAS PIONEIRAS DA INDÚSTRIA TÊXTIL DAS MINAS GERAIS.  imagem de Orlando pereira QUEM NASCE EM CACHOEIRA DA PRATA EH: CACHOEIRENSE A CIDADE TEM: 3.654 HABITANTES A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 30 DE SETEMBRO E FOI FUNDADA EM 1962 Por volta de 1886, um grupo de pessoas encabeçado por Américo Teixeira Guimarães, decidiu montar uma fábrica de tecido na região Calcária de Sete Lagoas. Na procura do local mais adequado, encontraram uma cachoeira entre montanhas, em cujo seio corria um córrego de bastante volume de água, e  com potencial bastante para gerar a força motriz, necessária à movimentação de uma fábrica de tecidos. Compraram o terreno, que era até então inexplorado, e para lá se transferiram, juntamente com os operários que iniciaram a construção da fábrica. Em torno dela, a população foi crescendo, e com ela o alvorecer de uma nova cidade. A existência do potencial hidráulico, o baixo custo das terras e sua localização, próximo aos grandes cent…

CONTAGEM / POLO COMERCIAL

BOM DIA. BEM VINDO A CONTAGEM. CIDADE PROGRESSO
copyrigth "Altemiro Olinto cris"
CONTAGEM TEM 603.048 HABITANTES (IBGE 2010) QUEM NASCE EM CONTAGEM É: CONTAGENSE. O IDH DO MUNICÍPIO É DE: 0,794 - CONSIDERADO MÉDIO PELOS INDICADORES DA ONU. Na época do Brasil-colônia, a Coroa portuguesa mantinha o controle sobre os territórios ocupados através de postos avançados chamados “postos de registro”. Tais postos fiscalizavam e registravam todo o movimento de pessoas e mercadorias, cargas e tropas. Ali, os viajantes, mercadores de escravos e tropeiros eram obrigados a parar e, enquanto as mercadorias eram registradas. CONTAVAM-SE TUDO. INCLUSIVE E PRINCIPALMENTE, AS BARRAS DE OURO, QUE IAM PARA O RIO DE JANEIRO. DAÍ O NOME "CONTAGEM."
No início do século XVII, nas terras da sesmaria do capitão João de Sousa Souto Maior, um terreno conhecido como Sítio das Abóboras, foi instalado um desses postos de fiscalização. Em 1715, Dom Brás Baltasar refere-se a este posto ao escrever …

TEÓFILO OTONI / CIDADE DAS PEDRAS PRECIOSAS

BEM VINDO A CIDADE DE TEÓFILO OTONI. A CIDADE COM PAISAGENS DE CINEMA.
AQUI O BELO ENTORNO DA CIDADE
imagem - ?
TEÓFILO OTONI TEM 134,745 HABITANTES - IBGE 2010
QUEM NASCE EM TEÓFILO OTONI EH: TEÓFILO-OTONENSE
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 07 DE SETEMBRO E FOI FUNDADA EM 1.853
ORIGEM DO NOME
UMA HOMENAGEM AO SEU FUNDADOR. O DEPUTADO “THEOPHILO BENEDICTO OTTONI”, QUE RENUNCIOU AO SEU MANDATO PARA INICIAR A COLONIZAÇÃO DO VALE DO MUCURI.

SABARÁ / PRIMEIRO POVOAMENTO DAS MINAS GERAIS

SEJA MUITO BEM VINDO A SABARÁ. VILLA REAL DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO DE SABARÁ
copyrigth "Borbosa"
SABARÁ TEM 126.269 HABITANTES (IBGE 2010) QUEM NASCE EM SABARÁ EH: SABARAENSE (IBGE) O IDH DO MUNICÍPIO EH DE: 0,773 - (2010) - CONSIDERADO MÉDIO PELOS INDICADORES DA ONU. SABARÁ FAZ ANIVERSÁRIO EM 17 DE JULHO E FOI FUNDADA EM 1675. A RECEITA DO MUNICÍPIO CHEGA A ORDEM DE: 115.339.947,00 (IBGE) AS DESPESAS SÃO DE: 80.310.772,00 (IBGE) Sabará foi o primeiro povoamento de Minas Gerais. A sua história tem raízes nos primórdios da colonização do Brasil e está intimamente relacionada à lenda da serra resplandecente existente na região do sabarabuçú, de limites imprecisos. O sabarabuçu fervilhou na imaginação dos colonizadores, que buscavam no sertão uma serra feita de prata e pedras preciosas Sabará foi um dos núcleos de mineração da Província que mais ouro encaminhou à Coroa Portuguesa. Seus rios e lavras eram riquíssimos do precioso mineral, e houve época em que os trabalhos de …

CONSELHEIRO LAFAIETE

BOM DIA. BEM VINDO A CONSELHEIRO LAFAIETE. UMA CIDADE ESTRATÉGICA copyrygth "Toramo / Morato CONSELHEIRO LAFAIETE TEM 116.527 HABITANTES. QUEM NASCE EM CONSELHEIRO LAFAIETE É: LAFAIETENSE O IDH DO MUNICÍPIO É DE: 0,793 - CONSIDERADO MÉDIO PELOS INDICADORES DA ONU A PADROEIRA DA CIDADE É A NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO. A CIDADE ESTA NUMA ALTITUDE MÉDIA DE: 1.014,5 METROS. A CIDADE FOI FUNDADA EM SETEMBRO DE 1790 HISTÓRIA Bandeiras devassaram a região, merecendo destaque a chefiada por Bartolomeu Bueno de Siqueira, que em 1694 se deteve em Itaverava, onde realizou plantações, para mais tranquilamente explorar as redondezas, em busca de Itacolomi. Essa bandeira constituiu-se no ponto de partida oficial da descoberta de ouro nas "Gerais" - nome que com o tempo substituiu o de Cataguás, pelo qual eram conhecidos os primitivos habitantes -, e trouxe , em conseqüência , o povoamento in tenso de uma grande área. De início nenhuma importância deram os desbravadores aos cascalhos e areias do…

NOVA ERA / CIDADE DAS ESMERALDAS

BOM DIA. BEM VINDO A NOVA ERA
foto - ?
 AQUI, O RIO PIRACICABA, CORTANDO A CIDADE
foto - ?
ESTE RIO, FICOU FAMOSO COM A MÚSICA CANTADA POR "SERGIO REIS" - RIO DE PIRACICABA QUEM NASCE EM NOVA ERA É: NOVAERENSE O "IDH" SO MUNICÍPIO É DE: 0,792 - CONSIDERADO "MÉDIO" PELOS INDICADORES DA "ONU" O NOME "NOVA ERA" FOI UMA SUGESTÃO DO ENTÃO GOVERNADOR "BENEDITO VALADARES" QUE ACREDITAVA QUE UMA NOVA ERA DE PROGRESSO VIRIA PARA A REGIÃO DO VALE DO RIO DOCE, COM A CRIAÇÃO DO ESTADO NOVO. DADOS DA POPULAÇÃO, SEGUNDO O IBGE: (CENSO 2010) População total:.......... 17.540População urbana:....... 15.421População Rural:.......... 2.119Taxa de Urbanização:.... 86,23%Distâncias aproximadas aos principais centros (km)Belo Horizonte:.... 137Rio de Janeiro:..... 572São Paulo:.......... 723Brasília:.............. 886Vitória:................ 510VISÃO GERAL DA CIDADE
foto - ? NOVA ERA TEM APROXIMADAMENTE, 18.000 HABITANTES. A CIDADE FOI FUNDADA EM MARÇO DE 17…