Pular para o conteúdo principal

DORES DO INDAIÁ / MINAS GERAIS - Fundador e sede do Circuito Turístico "Caminhos do Indaiá" margeada pelo Rio São Francisco




LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "DORES DO INDAIÁ" / MINAS GERAIS / BRASIL
Dores do Indaiá insere-se na política pública de turismo: é município fundador e sede do Circuito Turístico Caminhos do Indaiá.
foto - ?
Em 2003, tendo em vista da necessidade de adotar a política pública de turismo, o Governo de Minas Gerais, através da Secretaria de Estado de Turismo, instituiu o Decreto 43321, dispondo sobre o reconhecimento dos Circuitos Turísticos e sobre as normas de funcionamento.
De acordo com o documento, “para os fins de promoção da política de turismo no âmbito do Estado, serão reconhecidos os Circuitos Turísticos institucionalizados e com personalidade jurídica registrada em cartório”, integrados por municípios “de uma mesma região, com afinidades culturais, sociais e econômicas que se unem para organizar e desenvolver a atividade turística regional de forma sustentável".
foto - ?
Assim, nasceu, em abril de 2008, o Circuito Turístico Caminhos do Indaiá, com a proposta de levar adiante o projeto de desenvolvimento turístico, partindo da percepção da existência de um vasto potencial regional.
BEM VINDO A CIDADE DE DORES DO INDAIÁ. TRADICIONALMENTE LITERÁRIA. MARGEADA PELO RIO SÃO FRANCISCO.
imagem - Leonam
População estimada 2016 (1) - 13.952
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 1.111,202
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 12,40
Código do Município 3123205
Gentílico - dorense
ORIGEM DO NOME
Dores eh uma referência a Nossa Senhora da Dores, padroeira da cidade. E Indaiá eh uma palmeira de porte baixo e ciclo de crescimento lento. Habita originalmente as regiões centro-oeste e Sudeste do Brasil. Sua folhagem já foi utilizada para cobrir telhados. Esta palmeira eh muito como na região onde a cidade nasceu. Dai o nome "Dores do Indaiá"
Gentílico: dorense
Histórico
Dores do Indaiá
Minas Gerais - MG
HISTÓRICO
Os primeiros habitantes foram os índios tapuias que tinham acampamento localizado na atual fazenda tapuia. Posteriormente, um grupo de negros fugidos, formaram alguns quilombos e promoveram o afastamento dos indígenas.
O Primeiro povoador foi Domingos de Brito, sua sesmaria abrangia todo o território do município, mas abandonou a sesmaria sem deixar vestígios.
Pioneiros:
Por volta de 1.865 os irmãos, Amaro, José, Joaquim e João da Costa Guimarães instalaram na região explorando lavoura e criação de gado.
Origem do Topônimo:
Manoel Correia de Souza, proprietário da fazenda Patos, fez a doação do terreno onde foi construída uma Capela em homenagem a Nossa senhora das Dores, aproximadamente em 1.796.
Gentílico: Dorense
AQUI O HOTEL CENTRAL
imagem - ?
CASARÃO HISTÓRICO SEDE DA SANTA CASA
imagem - Gleyson Rodrigues
CASARÃO HISTÓRICO SEDE DO PODER EXECUTIVO - PREFEITURA -
imagem - Biezinho
imagem - Jairo Nunes
CASARÃO HISTÓRICO SEDE DA ESCOLA MUNICIPAL
imagem - Gleyson Rodrigues
ANTIGA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA
imagem - Biezinho
CASTELINHO DE INDAIÁ
imagem - Gleyson Rodrigues
imagem - Leandro Cassimiro Alves
imagem - Leandro Cassimiro Alves
CONHEÇA UM POUCO MAIS DA CIDADE DE DORES DO INDAIÁ
imagem - Christyan de Lima
imagem - Jairo Nunes
imagem - Jairo Nunes
imagem - Jairo Nunes
imagem - Biezinho
imagem - Christyan de Lima
imagem - Jairo Nunes
imagem - Jairo Nunes
imagem - Jairo Nunes
imagem - Jairo Nunes
imagem - Christyan de Lima
imagem - Christyan de Lima
imagem - Jairo Nunes
imagem - Jairo Nunes
imagem - Jairo Nunes
imagem - ?
imagem - Jairo Nunes
PRAÇA DOS COQUEIROS - SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS -
imagem - Leonam
imagem - leandro Cassimiro Alves
imagem - Gleyson Rodrigues
imagem - Leandro Cassimiro Alves
MATRIZ DE NOSSA SENHORA DAS DORES, SEU INTERIOR E LATERAL
imagem - Jairo Nunes
imagem - Jairo Nunes
imagem - Jairo Nunes
IGREJA DE SÃO SEBASTIÃO
imagem - Jairo Nunes
SEDE DO PODER LEGISLATIVO - CÂMARA DE VEREADORES -
imagem - Leandro Cassimiro Alves
OS BELOS CASARÕES HISTÓRICOS
imagem - Jairo Nunes
imagem - Montanha
imagem - Christyan de Lima
imagem - Jairo Nunes
imagem - Montanha
imagem - Montanha
imagem - Jairo Nunes
RIO SÃO FRANCISCO
imagem - Christian de Lima
ESTA EH A BANDEIRA DA CIDADE DE DORES DO INDAIÁ, MINAS GERAIS

VALEU PELA VISITA. SEMPRE VOLTE. ATÉ A PRÓXIMA


fotos / fonte = Wikipédia / Thymonthy Becker / Portal da Prefeitura Municipal de Dores do Indaiá / IBGE / Divulgação /


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

OURO PRETO / PATRIMÔNIO CULTURAL DA HUMANIDADE

SEJA BEM VINDO A MAIS BONITA CIDADE HISTÓRICA DO PLANETA.
BEM VINDO AO PRIMEIRO PATRIMÔNIO CULTURAL DA HUMANIDADE
copyrigth " Marcos Guerra"
-->
-->
OURO PRETO TEM 70.227 HABITANTES (IBGE 2010)
QUE NASCE EM OURO PRETO EH: OURO-PRETANO
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 8 DE JULHO E FOI FUNDADA EM 1711
O IDH DO MINICÍPIO EH DE: 0,787 - CONSIDERADO MÉDIO PELOS INDICADORES DA ONU
Deve-se ao espírito intrépido e aventureiro dos bandeirantes paulistas o início do povoamento de Minas Gerais em fins do século XVII. Os sertões das Gerais, que viriam integrar o território do país em formação, atraíam então inúmeras expedições, em busca de ouro e pedras preciosas, ou de índios para o trabalho escravo em São Paulo.

Com o propósito de aprisionar indígenas, partiu de Taubaté, por volta de 1694, uma expedição rumo ao sertão dos Cataguases. Fazia parte do grupo o mulato Duarte Lopes, que já havia trabalhado nas minas de Paranaguá e Curitiba. A expedição acampou no local denominado…

RIBEIRÃO DAS NEVES / MG

BEM VINDO A CIDADE DE RIBEIRÃO DAS NEVES. A MAIOR HETEROGENEIDADE RELIGIOSA DO BRAZIL imagem  - Reo 06 RIBEIRÃO DAS NEVES TEM 296.317 HABITANTES - IBGE 2010 QUEM NASCE EM RIBEIRÃO DAS NEVES EH: NEVENSE A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 12 DE DEZEMBRO E FOI EMANCIPADA EM 1.953 ORIGEM DO NOME Muito se fala sobre o nome Ribeirão das Neves, mas pouco sabemos oficialmente sobre este nome. Temos duas versões: Primeira versão: Advém do córrego que passa cortando o centro da cidade. Segundo a lenda, este pequeno córrego que nasce no Morro do Anil, próximo ao Bairro Várzea Alegre, em épocas de frio, ficava com uma temperatura bem abaixo, a ponto de esfriar o suficiente para ocasionar gelo. Dai o nome RIBEIRÃO DAS NEVES. Segunda versão: Advém da Padroeira do Município, Nossa Senhora das Neves, que segundo a lenda, apareceu para alguns fiéis, no alto do morro central que separa o centro comercial do Bairro Santa Martinha. Hoje, próximo ao Cemitério Senhor da Paz, cuja imagem demonstrava beleza e altivez. Seus…

CONSELHEIRO LAFAIETE

BOM DIA. BEM VINDO A CONSELHEIRO LAFAIETE. UMA CIDADE ESTRATÉGICA copyrygth "Toramo / Morato CONSELHEIRO LAFAIETE TEM 116.527 HABITANTES. QUEM NASCE EM CONSELHEIRO LAFAIETE É: LAFAIETENSE O IDH DO MUNICÍPIO É DE: 0,793 - CONSIDERADO MÉDIO PELOS INDICADORES DA ONU A PADROEIRA DA CIDADE É A NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO. A CIDADE ESTA NUMA ALTITUDE MÉDIA DE: 1.014,5 METROS. A CIDADE FOI FUNDADA EM SETEMBRO DE 1790 HISTÓRIA Bandeiras devassaram a região, merecendo destaque a chefiada por Bartolomeu Bueno de Siqueira, que em 1694 se deteve em Itaverava, onde realizou plantações, para mais tranquilamente explorar as redondezas, em busca de Itacolomi. Essa bandeira constituiu-se no ponto de partida oficial da descoberta de ouro nas "Gerais" - nome que com o tempo substituiu o de Cataguás, pelo qual eram conhecidos os primitivos habitantes -, e trouxe , em conseqüência , o povoamento in tenso de uma grande área. De início nenhuma importância deram os desbravadores aos cascalhos e areias do…

CATAS ALTAS DA NORUEGA

SEJA MUITO BEM VINDO A CIDADE DO CAMINHO COLONIAL. SEJA BEM VINDO A CATAS ALTAS DA NORUEGA. MAIS BONITA E MAIS FELIZ AQUI PODEMOS VER A CIDADE DE CATAS ALTAS DA NORUEGA ENCRAVADA NAS MONTANHAS DAS MINAS GERAIS imagem - ? A CIDADE TEM 3.562 HABITANTES - IBGE 2010 QUEM NASCE EM CATAS ALTAS DA NORUEGA EH: CATASALTENSE A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 1º DE MARÇO E FOI EMANCIPADA EM 1.963 ORIGEM DO NOME ALGUNS BANDEIRANTES FORAM MAIS FELIZES ENCONTRANDO COM FACILIDADE E ABUNDÂNCIA O OURO COBIÇADO, QUE AFLORAVA NA TERRA SEM GRANDE TRABALHO DAS ESCAVAÇÕES PROFUNDAS. DAÍ O NOME DA LOCALIDADE - CATAS QUE SIGNIFICA LAVRAS; CATAS ALTAS - LAVRAS ALTAS. JÁ A ORIGEM DO NOME "NORUEGA" AINDA É DESCONHECIDA, A VERSÃO MAIS ACEITA É A QUE O NOME FOI DADO PELOS PRIMEIROS DESBRAVADORES AO ENCONTRAR AQUELES MORROS FRIOS E ÚMIDOS QUE "ESCONDIAM A FACE DO SOL". HISTÓRIA
CATAS ALTAS DA NORUEGA COMEÇOU A SER POVOADA APROXIMADAMENTE EM TORNO DE 1690 POR MEMBROS DAS BANDEIRAS DE MIGUEL GARCIA E DO CORONEL…

OLIVEIRA / MINAS GERAIS - A terra Natal do Cientista "Carlos Chagas" eh repleta de belíssimos casarões que contam a história da cidade

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "OLIVEIRA" / MINAS GERAIS / BRASIL BEM VINDO A OLIVEIRA. TERRA DO CIENTISTA DESCOBRIDOR DA DOENÇA DE CHAGAS copyrigth "PMO" Esta Figueira se desenvolveu abraçada a um coqueiro, derivando daí o nome “coqueiro abraçado”, o fenômeno biológico não é único, mas bastante raro  e em Oliveira se transformou no maior símbolo da cidade, pois está ligado aos sentimentos de carinho e amor, além de ensejar a harmonia indispensável a uma comunidade urbana, sendo um exemplo da natureza para o Homem. O coqueiro abraçado está localizado na região central da cidade. AQUI, O MORRO DO CRISTO
copyrigth "PMO"
População estimada 2016 (1) - 41.739 Área da unidade territorial 2015 (km²) - 897,294 Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 43,98 Código do Município 3145604 Gentílico - oliveirense
ORIGEM DO NOME O topônimo registra duas versões: segundo uns, originou-se da presença de oliveiras entre as árvores frutíferas…

ITAÚNA / MINAS GERAIS - Da janela do apartamento podia olhar os funcionários da "Esfera" fabricando carrinhos de pedreiro, a marca acredito que era "Gordini"

LINHA DO TEMPO DA CIDADE DE "ITAÚNA" / MINAS GERAIS / BRASIL BEM VINDO A ITAÚNA UMA CIDADE UNIVERSITÁRIA Foto - Thymonthy Becker
LOCALIZAÇÃO População estimada 2016 (1) - 92.091 Área da unidade territorial 2015 (km²) - 495,769 Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 172,38 Código do Município 3133808 Gentílico - itaunense foto - ? Gentílico: itaunense Histórico Itaúna Minas Gerais - MG HISTÓRICO Itaúna foi povoada no início do século XVIII, quando três portugueses, Tomás Teixeira Manoel Neto de Melo e Gabriel da Silva Pereira, tornaram-se donos de ′datas′ de mineração nos ribeirões de Lavrinhas e Jacuba. Gabriel da Silva Pereira, fundador da cidade, abriu a primeira ′picada′ em direção à paragem de São João, hoje ltaúna.  A filha ilegítima de Gabriel da Silva Pereira, Francisca da Silva Pereira, casou-se com o posseiro português, Manoel Pinto de Madureira, que recebeu o dote terras em torno do Morro do Rosário, onde Gabriel havia construído um oratório.  Em 1750, na parag…

PARACATU / MG

BEM VINDO A CIDADE DE PARACATU. CIDADE NATAL DE AFONSO ARINOS / RICA EM CULTURA E PATRIMÔNIO HISTÓRICO imagem - Revoredo
PARACATU TEM 84.718 HABITANTES - IBGE 2010 - QUEM NASCE EM PARACATU EH: PARACATUENSE A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 20 DE OUTUBRO E FOI FUNDADA EM 1.728 ORIGEM DO NOME "Paracatu" é um termo de origem tupi que significa "rio bom", através da junção dos termos "Pará" ("rio") e "Katu" ("bom") Paracatu pertence ao seleto grupo das dez cidades nacionalmente tombadas em Minas Gerais, o que a coloca no patamar de um dos municípios mineiros mais ricos culturalmente e patrimonialmente, sendo integrante também da Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais. HISTÓRIA Não existe consenso entre os historiadores sobre a data efetiva em que foi descoberta e povoada a região de Paracatu. De qualquer forma, admite-se que o território paracatuense já era conhecido desde o final do século XVI pelos brancos, que vinham da Vila de Sã…

TARUMIRIM / CÉU PEQUENO

BEM VINDO A CIDADE DE TARUMIRIM / ESTE PEQUENO CÉU EH SEU TAMBÉM
foto "wagnerxsousa"
 QUEM NASCE EM TARUMIRIM EH: TARUMIRINHENSE A CIDADE TEM 14.294 HABITANTES (IBGE 2010) A CIDADE FOI FUNDADA EM 1938 E FAZ ANIVERSÁRIO EM 31 DE JANEIRO. O IDH DO MUNICÍPIO EH DE: 0,693 - CONSIDERADO MÉDIO PELOS INDICADORES DA ONU O núcleo de povoação que deu origem ao município, criado por Antônio Cunha e seus irmãos, cresceu com a chegada de outros moradores, formando-se o povoado denominado Patrimônio do Cunha. Em 1911, o povoado é elevado a distrito com o nome de Tarumirim, pertencendo ao município de Carantinga. Em 1938, emancipa-se.
O topônimo Tarumirim significa "céu pequeno". Provavelmente o nome seja uma formação híbrida da palavra krenak taru "céu" e o sufixo diminutivo tupi "pequeno". O município conta com 42 estabelecimentos (sendo que 8 são farmacias) comerciais e 383 propriedades rurais. Os principais prestadores de serviços são: Cem…

ITABIRITO - ENTRE A HISTÓRIA E A MODERNIDADE

BEM VINDO A CIDADE DE ITABIRITO. TERRA DO FAMOSO E PATRIMÔNIO CULTURAL, PASTEL DE ANGU.
foto - Gui Torres
ITABIRITO TEM 45.449 HABITANTES - IBGE 2010 -
QUEM NASCE EM ITABIRITO EH: ITABIRITENSE
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 07 DE SETEMBRO E FOI EMANCIPADA EM 1.923
ORIGEM DO NOME

AS MONTANHAS E SERRAS DAS MINAS GERAIS PREFERIDAS PELOS PRATICANTES DE TREKKING E ECOTURISMO

LINHA DO TEMPO DAS "05 MONTANHAS MAIS BONITAS DE MINAS GERAIS" / BRASIL foto - ?
SÃO RIOS E RIACHOS. SÃO TRILHAS E RUMOS. SÃO FLORESTAS E MATAS. SÃO ANIMAIS E PLANTAS. SÃO CIDADES E LUGAREJOS. SÃO FESTAS E FOLCLORES. SÃO RAÇA E COR. E SÃO MONTANHAS E SERRAS. AQUI, VOCÊ PODE VER UM POUCO DO QUE É MINAS. ATRAVÉS DE SUAS MONTANHAS. AS ESCOLHAS FORAM BASEADAS NAS OPINIÕES DOS TURISTAS. 1ª COLOCADA REGIÃO DE MARMELÓPOLIS / PRÓXIMO A DIVISA COM SÃO PAULO UMA CADEIA DE MONTANHAS A PERDER DE VISTA copyrigth "Cesar Ribeiro Junior"




2ª COLOCADA -  NA REGIÃO OESTE DO ESTADO - NAS PROXIMIDADES DE PIMENTA AQUI ONDE O VERDE SE ENCONTRA COM O AZUL copyrigth "Aender Arcos/mg"



3ª COLOCADA -  NO SUL DO ESTADO -  NAS PROXIMIDADES DE CABO VERDE. ESTE MAR DE MONTANHAS MOSTRA A BELEZA DAS MINAS GERAIS copyrigth "Albertina Dias"

4ª COLOCADA -  PERTO DA DIVISA COM O ESPIRITO SANTO