TURISTANDO PELO MUNDO: quarta-feira, 1 de maio de 2013

quarta-feira, 1 de maio de 2013

PRADOS / MG
















MATRIZ DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO
Construída no período de 1712 a 1770, seu interior é em estilo rococó. A portada, ornamentada com motivos indígenas, é esculpida em gnaisses. O forro é totalmente recoberto de pinturas. As imagens existentes são originais e datam do século XVIII. Foi tombada pelo IPHAN em 1995, e vem passando por restaurações na capela mor e nos altares laterais.
foto - Raymundo P. Netto

CASA DA PRATA
Museu de arte sacra localizado no interior da Matriz de Nossa Senhora da Conceição que guarda imagens, pinturas, prataria e curiosidades a respeito da história religiosa de Prados.
foto - Raymundo P. Netto

IGREJA DE NOSSA SENHORA DA PENHA DE FRANÇA
Está edificada no povoado de Vitoriano Veloso (Bichinho). Construída entre 1732 e 1771, seu interior é muito semelhante à Matriz de Nossa Senhora da Conceição, com pinturas de grande qualidade no forro da capela mor e na nave. É tombada pelo IPHAN e passou por reforma e restauração das pinturas do forro.
foto - PMP

CAPELA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO DOS PRETOS
Construída pelos escravos por iniciativa da Irmandade do Rosário dos Pretos,  foi concluída por volta de 1770. Tanto em termos de arquitetura quanto de ornamentação, a simplicidade predomina nessa edificação. Uma pintura no forro da capela mor representando uma cena do Apocalipse passou por um processo de restauração.
foto - PMP

IGREJA DE SANTO ANTÔNIO
Localizada no bairro de Pinheiro Chagas, tem estilo moderno e foi concluída em 1967. Revestida de pedras da Serra de São José, como tudo o que nela existe é proveniente da região.
foto - Raymundo P. Netto
foto - Raymundo P. Netto