TURISTANDO PELO MUNDO: sábado, 27 de abril de 2013

sábado, 27 de abril de 2013

SANTA RITA DO SAPUCAÍ / CAPITAL DA TECNOLOGIA
















BEM VINDO A CIDADE DE SANTA RITA DE SAPUCAÍ. TERRA DE CELEBRIDADES.
foto - ?
SANTA RITA DO SAPUCAÍ TEM 37.754 HABITANTES - IBGE 2010 -
QUE NASCE EM SANTA RITA DO SAPUCAÍ EH: SANTA RITENSE
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 24 DE MAIO E FOI FUNDA EM 1.892
ORIGEM DO NOME 
O nome Santa Rita eh uma homenagem à Santa Italiana, Santa Rita de Cássia. "Sapucaí" é um termo de origem tupi que significa "água de sapucaia", através da junção dos termos ïasapuka'i ("sapucaia")6 e 'y ("água")7.
HISTÓRIA

Santa Rita do Sapucaí foi fundada por uma família de portugueses, Sr. Manoel da Fonseca, sua esposa Dona Genoveva Maria Martins, o filho Antônio e sua filha menor Maria Rita, que se instalaram às margens do Ribeirão do “Mosquito”. Próximo á Igreja de São Benedito.
Saíram eles de Olivença, uma dentre tantas cidades de Portugal que formavam o Contestado, descontentes com a anexação da terra natal à Espanha.
Desembarcaram na cidade do Rio de Janeiro e foram ali recebidos por D. João VI que não se esquecera dos serviços prestados por Manoel da Fonseca, quando da invasão de Napoleão Bonaparte a Portugal.
O Casal se instalou em Baependi e ali desenvolveu um comércio lucrativo, e quando soube das terras devolutas às margens do Sapucaí, serviu-se de recomendações do Imperador e, vendendo seus bens, rumaram com os filhos e escravos para tomar posse das terras, que ficavam nas margens do Rio Sapucaí. Sempre portando a santa de sua devoção (Santa Rita de Cássia), fundaram a freguesa que iria celebrar o nome da Santa.
Para cumprir a promessa, pedindo um milagre para salvar o chefe da família, doaram a santa oito alqueires de terra. Quatro anos depois de falecido Manoel da Fonseca, sua Esposa Dona Genoveva consolidou a promessa mandando construir a capela onde foi celebrada a primeira missa.
No dia 22 de maio o Pe. Mariano Acciolli oficiava a 1ª missa e introduzia a imagem que trazida de Portugal, e estava fundada a freguesia que, mais tarde, viria a se tornar a cidade de Santa Rita do Sapucaí.
AQUI O RIO SAPUCAÍ
foto -Wikipédia
CLUBE DA CIDADE
foto - PMSRS
INATEL
foto - Sten Costa Manso
LOJA MAÇÔNICA
foto - Sten Costa Manso
ESTAÇÃO FERROVIÁRIA
foto - Carlos Roberto de Almeida
CONHEÇA UM POUCO MAIS DA CIDADE DE SANTA RITA DO SAPUCAÍ
No Sul de Minas Gerais, Santa Rita do Sapucaí, é hoje uma cidade de expressão nacional pela projeção de suas escolas, de sua indústria e pela agropecuária.
O Município está compreendido numa área de 321 quilômetros quadrados, com altitude de 821 metros e temperatura entre 6º e 32º C.
Atualmente é Comarca Intermediária e dista, em linha reta 316 Km da Capital do Estado, Belo Horizonte.
Situa-se em região onde se alternam montanhas e vales que forma a Bacia do Sapucaí.
Sua economia está calçada principalmente nas atividades agropecuárias e industriais.
Café, Leite, indústria agropecuária e indústria eletrônica são suas principais fontes de renda, produzindo ainda semente de milho, arroz, café e outros.
Indústrias se instalaram na cidade há pouco mais de dez anos e, acompanhando os ensinamentos de suas escolas, estão mais voltadas para as áreas de eletrônica, telecomunicações e informática.
A data magna da cidade é o dia 22 de maio, festa da Padroeira, celebrada todos os anos com conotações religiosas, folclóricas e sócio-culturais.
foto -  David C. Kallás
foto - ?
foto -Wikipédia
foto - ?
foto - Stephan Alexander Reiderer
foto -  David C. Kallás
foto - Elpídio Justino de Andrade
foto - Beatriz Barreto Tanezini
foto - Lucas Lemini
foto -  David C. Kallás
foto -  David C. Kallás
foto - Stephan Alexander Reiderer
foto -  David C. Kallás
foto - Stephan Alexander Reiderer
foto - PMSRS
foto - PMSRS
foto - PMSRS
foto - PMSRS
FILHOS ILUSTRES
Destacam-se entre ilustres figuras da terra, o ex- Presidente da República e Ex-Governador do Estado Dr. Delfim Moreira da Costa; o Ex - Embaixador e Ex-Ministro da Justiça Dr. Olavo Bilac Pinto; Benfeitora inesquecível Luzia Rennó Moreira (Dona Sinhá Moreira); Dr. José Francisco Rezeck, atualmente Juiz da Corte Internacional de Haia, na Holanda; Desembargador e Corregedor do Estado Dr. José Arthur Carvalho Pereira; Major Brigadeiro do Ar Hermes Moreira; Dr. Olavo Bilac Pinto Neto, Deputado Estadual e Secretário de Estado de Ciência e Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais, o jogador de futebol Roque Júnior.
foto - PMSRS
foto - PMSRS

MATRIZ DE SANTA RITA DE CÁSSIA E SEU INTERIOR
A padroeira, Santa Rita de Cássia, Santa italiana nascida nos século XIV, modelo de virtude e coragem, é o símbolo de mulher santa-ritense.
O aniversário de emancipação político-administrativa é comemorado no dia 24 de maio.
foto - Sten Costa Manso
foto - Elpídio Justino de Andrade
ENTORNO DA CIDADE
foto -  David C. Kallás
ESTE EH O BRASÃO DO MUNICÍPIO