TURISTANDO PELO MUNDO: terça-feira, 29 de janeiro de 2013

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

SANTA RITA DE CALDAS / NATUREZA EXUBERANTE


















SEJA BEM VINDO A CIDADE DE SANTA RITA DE CALDAS. 
foto - Thymonthy Becker Comunicação
SANTA RITA DE CALDAS TEM 9.027 HABITANTES - IBGE 2010 -
QUEM NASCE EM SANTA RITA DE CALDAS EH: SANTA RITENSE
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 01 DE JANEIRO E FOI EMANCIPADA EM 1.944
ORIGEM DO NOME
O nome eh uma homenagem a Santa Rita de Cássia e ao fundador da cidade que era filho do fundador da cidade de Caldas. 
HISTÓRIA


No chamado "ciclo do ouro" da história de Minas, das Entradas e Bandeiras, o atual Município de Santa Rita de Caldas foi atravessado pela Estrada fixada na Carta Geográfica do Itinerário feito pelo governador Luiz Diogo Lobo da Silva, 1764 - ligando as duas cidades do "ciclo do ouro" - Cabo Verde e Ouro Fino-que passava próximo a atual cidade.
Com o esgotamento das aluviões auríferas, o povo da Capitania, que até então se preocupava com a busca de "minas", passou a interessar-se pelos campos de criação de gado.
O primeiro povoador a se instalar no município foi Veríssimo João de Carvalho, no local a que denominava "Gineta", ali se estabelecendo a primeira fazenda. O primeiro posseiro da região onde se acha a cidade foi o auferes Antônio José Rodrigues, casado com Tereza Maria de Freitas, filho de Antônio Gomes de Freitas, fundador da cidade de Caldas.
O aparecimento do arraial primitivo - a exemplo do que aconteceu com quase todas as cidades de Minas Gerais - desenvolveu-se em torno da primeira capela. Assim, foi em 1852 que os já numerosos habitantes da região esboçaram um importante movimento no sentido de criar uma nova localidade. Embora já houvesse no local uma ermida de Santa Rita, resolveram os moradores do lugar oficializar a devoção a Santa Rita de Cássia com a edificação da capela dedicada a ela. A capela ficou pronta em 1856. A paróquia, entretanto, só foi canonicamente promovida em 1871, mediante Provisão da autoria eclesiástica datada de 30 de janeiro de 1871. Por essa ocasião contava já o povoado 60 casas.
AQUI A IGREJA DE SÃO BENEDITO
foto - Anderson Oliveira
IGREJA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO APARECIDA
foto - Anderson Oliveira
A FÉ

Terra escolhida pelo saudoso Mons. Alderigi para demonstrar durante 50 anos de paroquiato toda sua fé e exemplo de amor a Deus e ao próximo. Falecido em 1977 Mons. Alderigi está sendo estudado pela Igreja Católica, através da abertura do processo da beatificação em 3 de fevereiro de 2001, como um provável santo brasileiro devido graças alcançadas por fiéis que garantem terem sido atendidos por intercessão de Mons. Alderigi.
O Santuário Arquidiocesano de Santa Rita de Caldas tem uma das preciosidades da fé mineira, um fac-símile (réplica idêntica) do verdadeiro corpo de Santa Rita de Cássia que se encontra na cidade de Cássia, na Itália, e uma relíquia ex-corpore de Santa Rita.
Milhares de fiéis de todo Brasil passam por Santa Rita de Caldas anualmente para pedir e agradecer graças alcançadas por intercessão de Mons. Alderigi e Santa Rita.
SANTUÁRIO ARQUIOCESANO DE SANTA RITA DE CÁSSIA
foto - Altemiro Olinto Cristo
O SANTUÁRIO NO CONTEXTO DA PRAÇA
foto - José Célio
CONHEÇA UM POUCO MAIS DA CIDADE DE SANTA RITA DE CALDAS
foto - Luiz Salomão
foto - Thymonthy Becker
foto - Thymonthy Becker
foto - Thymonthy Becker
foto - Thymonthy Becker
foto - Thymonthy Becker
foto - Thymonthy Becker
foto - Thymonthy Becker
foto - Thymonthy Becker
foto - Thymonthy Becker
foto - Luiz Salomão
foto - GK Nedo
foto - José Célio
foto - Marçal Carboneri
foto - Luiz Salomão
foto - Luiz Salomão
RIO CLARO
foto - Luiz Salomão
TURISMO

Conhecida por suas belezas naturais, Santa Rita de Caldas é explorada por turistas aventureiros que percorrem suas trilhas desfrutando do magnífico contato com a natureza. Seja para apreciar as vistas privilegiadas do alto de seus picos, seja para praticar esportes radicais como o rapel e o paraglayder. A certeza é que todos saem satisfeitos com os mistérios explorados.
ENTORNO DA CIDADE
foto - Luiz Salomão
foto - GK Nedo
foto - Luiz Salomão
ATÉ A PRÓXIMA
foto - Thymonthy Becker
ESTE EH O BRASAO DO MUNICÍPIO
THYMONTHY BECKER COMUNICAÇÃO ( Thymonthy Becker - Proprietário da marca )