TURISTANDO PELO MUNDO: domingo, 6 de janeiro de 2013

domingo, 6 de janeiro de 2013

Urucuia, Minas Gerais - Referência em Ensino + Esporte, com uma vila olímpica com academia, jogos, pistas de atletismo e um estádio para 15.000 pessoas. Vem ver:

















Referência em Ensino + Esporte, com uma vila olímpica com academia, jogos, pistas de atletismo e um estádio para 15.000 pessoas. Vem ver:
BEM VINDO A CIDADE DE URUCUIA, MG. CIDADE DOS ESPORTES. EXEMPLO NA INTEGRAÇÃO ESPORTE + ENSINO.
imagem - Gilberto Brito
AQUI O RIO URUCUIA EM URUCUIA, MG
imagem -  Wikipédia
VOCÊ SABIA?
A cidade mais próxima de Urucuia em território nacional é Riachinho MG (33 km), e, a mais distante é Uiramutã RR (4.642 km)?
AQUI A SEDE DO PODER LEGISLATIVO - CÂMARA DE VEREADORES DE URUCUIA, MG
imagem - Gilberto Brito
CASAS COLORIDAS EM URUCUIA, MG
imagem - Gilberto Brito
VOCÊ SABIA?
Dado o tamanho continental do Brasil, Urucuia fica mais próximo de capitais estrangeiras como Montevidéu (Uruguai), Buenos Aires (Argentina), Asuncion (Paraguai) e La Paz (Bolívia) do que da cidade mais distante em território nacional?
CONHEÇA UM POUCO MAIS DA CIDADE DE URUCUIA, MG
imagem - Gilberto Brito
imagem - Gilberto Brito


imagem - Luciano Ng Xavier
VOCÊ SABIA?
A capital estrangeira mais próxima de Urucuia é Asuncion - Paraguai (2.091 km/estradas), que está mais próxima que Fortaleza - CE?
AQUI A VILA OLÍMPICA E A CIDADE DE URUCUIA, MG LOGO APÓS
imagem -  Alberto Cavalcanti
imagem - Luciano Ng Xavier
imagem - Luciano Ng Xavier
imagem - Gilberto Brito
ZONA RURAL DA CIDADE DE URUCUIA, MG
imagem - ?


imagem - Gilberto Brito
ESTRADINHA
imagem - Gilberto Brito
RIACHO DAS PEDRAS EM URUCUIA, MG
imagem - Gilberto Brito
RIACHO TABOCAS EM URUCUIA, MG
imagem - Gilberto Brito
COMUNIDADE "BONITO" EM URUCUIA, MG
imagem - Gilberto Brito


SUCUPIRA FLORIDO
imagem - Gilberto Brito
ESPORTE E EDUCAÇÃO EM URUCUIA, MG
Urucuia, através de constantes investimentos, criou uma aptidão incomum na região, para o esporte. Cidade pequena, porém, conta com 4 ginásios poliesportivos cobertos, 1 vila olímpica que integra 1 escola de esportes (academia, artes maciais, xadrez, dança, dentre outros), 1 estádio coberto denominado Rutilhão com capacidade para a quase 10 mil pessoas, pistas oficiais de atletismo, e, ensino integral na rede pública (ensino+esporte).
POLIESPORTIVO DE URUCUIA, MG
imagem - Gilberto Brito
imagem - Alberto Cavalcanti
ESTÁDIO RUTILHÃO EM URUCUIA, MG
imagem - Alberto Cavalcanti
VILA OLÍMPICA EM URUCUIA, MG
imagem - Gilberto Brito
imagem - Gilberto Brito

imagem - Gilberto Brito
imagem -  Wikipédia
A CIDADE DE URUCUIA, MG POSSUI EM SEU MUNICÍPIO, CERCA DE:
11 escolas de ensino fundamental.
1 escola de ensino médio.
2 escolas de ensino pré-escolar.
1 escola-polo de ensino superior a distancia.
Ao todo cerca de 3 mil alunos desfrutam do ensino público na cidade.
AQUI UMA PISTA DE VAQUEJADA EM URUCUIA, MG
imagem - Gilberto Brito
IPÊ ROXO
imagem - ?
População estimada 2016 (1) - 15.833
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 2.076,942
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 6,55
Código do Município 3170529
Prefeito 2017 / RUTILIO EUGENIO CAVALCANTI FILHO
ORIGEM DO NOME DA CIDADE DE URUCUIA, MG
Em Tupi-guarani, o nome da cidade significa "Águas Cristalinas, ou, Águas Claras". Uma clara referência ao Rio Urucuia, do qual a cidade herdou o nome.

Gentílico: urucuiano
HISTÓRICO DA CIDADE DE URUCUIA, MG
URUCUIA
Minas Gerais - MG
O Município de Urucuia - MG está situado em sua totalidade numa grande bacia sedimentar, tendo o solo características do tipo arenoso. Assim, areias quartzosas é o cenário característico a todo transeunte das estradas que ligam povoados e fazendas.

A história do município de Urucuia remonta ao desbravamento da região. Por volta de 1553, os bandeirantes (Bandeira Espinosa), passaram pela região, mas não fixaram.
Com o passar dos tempos, veio o Ciclo do Ouro, surgiu então a necessidade de fixar-se na região para evitar os roubos e o contrabando. O bandeirante Domingos de Prado de Oliveira comandou a construção das primeiras habitações e organizou os primeiros núcleos de moradores.
Surgiu então a cidade de São Francisco que inicialmente teve o nome de Pedra dos Angicos, esta foi elevada à categoria de cidade em 1877.


A história do Municípío de Urucuia se inicia em 24 de fevereiro de 1891, quando, através do Decreto 398, do Exmo. Governador do Estado de Minas Gerais, foi criado o Distrito de Urucuia - MG, em território do então Distrito Brejo da Passagem, município de São Francisco. Como nesta época não havia nenhum povoado nesta extensão territorial da qual foi delimitado o Distrito, escolheram a "Fazenda Alegre", por haver ali uma capela e um pequeno aglomerado de casas, para constituir a sede do Distrito de Urucuia. Num breve espaço de tempo, os moradores perceberam a dificuldade de acesso à Fazenda Alegre, que ficava distante da cidade de São Francisco.


A sede do Distrito é então transferida para outra localidade, denominada "Porto da Manga".
"Porto da Manga" ficou assim conhecido por ser ponto de travessia da região existente no barranco do Rio Urucuia, e principalmente pelo fato de haver próximo ao Porto uma grande mangueira, onde os viajantes contavam com sua maravilhosa sombra para um ligeiro descanso, enquanto conversavam com a Viúva Dona Joana, uma das poucas pessoas que moravam nestas imediações, e que sempre mantinha uma canoa ancorada no Porto.


Por ser bastante generosa, emprestava a mesma a quem tivesse necessidade de atravessar o rio. Dona Joana e a mangueira permanecem na memória daqueles que viveram a origem e contribuíram pra a evolução de Porto da Manga.
Mesmo sendo Vila de Urucuia, nome oficial do distrito, ningúem assim o chamava, sendo que, até mesmo nas correspondências, vinha sempre sobrescrito "Porto da Manga".


A fundação do Distrito é atribuída a Policarpo Ramos, latifundiário na época, um dos primeiros moradores e um dos fundadores do Distrito. Ele doou uma considerável área de terra para a fundação do patrimônio da Vila e para a construção da Igreja Católica, que foi construída em homenagem à "Nossa Senhora da Conceição", padroeira da região e cujos festejos continuam até os dias atuais.


Nascia então o povoado de Urucuia e a história de seus fundadores, que inicialmente foram poucos, entre eles: Policarpo Ramos, Flonora Martins Ramos, João Honorato e outros. 
ESTA EH A BANDEIRA DA CIDADE DE URUCUIA, MG
ESTE EH O BRASÃO DO MUNICÍPIO DE URUCUIA, MG
VALEU PELA VISITA. ESPERO QUE SEMPRE VOLTE. ATÉ UM DIA QUALQUER


Você também pode gostar:


Fonte dos textos e fotos: IBGE / Thymonthy Becker / Wikipédia / Governo de Urucuia, MG /