TURISTANDO PELO MUNDO: sábado, 5 de janeiro de 2013

sábado, 5 de janeiro de 2013

7 LAGOAS / CIDADE DAS LAGOAS ENCANTADAS

















BEM VINDO A CIDADE DE 7 LAGOAS. CIDADE NASCIDA PARA O ALTO.
imagem - ?
7 LAGOAS TEM 214.152 HABITANTES - IBGE 2010 - 
QUEM NASCE EM 7 LAGOAS EH: SETE LAGOANO
A CIDADE FAZ ANIVERSÁRIO EM 24 DE NOVEMBRO E FOI FUNDADA EM 1.880
ORIGEM DO NOME
O nome da cidade é uma referência as sete lagoas que foram encontradas quando da fundação da cidade. Com o passar dos anos novas lagoas foram descobertas e a cidade conta com mais de trinta lagoas em todo seu território. 
HISTÓRIA

Os primeiros civilizados que chegaram às terras " das Sete Lagoas", foram alguns componentes da bandeira de Fernão Dias Leme - o "caçador de esmeraldas", que em 1667, estacionados no Sumidouro, foram atraídos pela possibilidade da existência de minério argentífero no Serrote das Sete Lagoas. Ali se demorou a bandeira, acerca da qual, pela primeira vez, a história se refere á extensa planície coberta por lindas lagoas, a qual os indígenas davam o nome de "Vapabuçu". De 1667 até meados do século XVII a região pouco progrediu, continuando, porém a ser cortada em todas as direções por uns cem números de aventureiros, que as notícias espalhadas sobre a nova terra conseguiram atrair.
A fixação do homem ao solo somente se verificou por volta de 1750, quando a Coroa Portuguesa concedeu uma sesmaria de 3 léguas ao Senhor Antônio Pinto de Magalhães, justamente onde hoje se localiza a cidade de Sete Lagoas. Sabe-se que essa sesmaria foi mais tarde transferida ao Padre Joaquim de Souza.
Como a região era passagem para os currais da Bahia, foi erguido um quartel general, comandado pelo alferes Joaquim José da Silva Xavier. Esse posto tinha o intuito de evitar o extravio de ouro e de igual maneira diamantes, cobrando-se os direitos de entrada.
Em 1833, a " Fazenda das Sete Lagoas", parte da antiga sesmaria, pertencia a José Sarzedas e uma outra parte, composta de várias fazendas, pertencia ao Sr. José Pereira da Rocha que, ao falecer, fez doação verbal de suas terras a diversas pessoas pobres , inclusive para a criação da Paróquia de Santo Antônio das Sete Lagoas, o que se verificou em 1841, tendo sido seu primeiro Vigário o Padre José Vicente de Paula Eliziário.
Surgiram no seu entorno várias casas, devido á grande várzea propícia para cultivo, entrecortada por córregos e ribeirões. E, a partir de 1880, o progresso começou a se fazer sentir.
AQUI A IGREJA DE SÃO SEBASTIÃO
imagem - Jairo Nunes

CASARÃO - CENTRO CULTURAL NHÔ QUIM DRUMOND
O Centro de Preservação do Folclore, instalado no Casarão, uma construção do século XVIII, veio permitir que a cultura setelagoana fosse preservada e é também um espaço destinado às manifestações sócio-culturais e à feira permanente de amostras. Ali, nos fundos, foi construído um anfiteatro com capacidade aproximada para 1.500 pessoas. Aqui se encontram registros do exuberante congado setelagoano, com suas mais de vinte guardas. Dentre essas, guardas fundadas há mais de 100 anos, e outra que tem como chefe atual o descendente direto de Chico Rei. Neste Casarão, do século XVIII, as tradições da música, dança e religiosidade mineira são mostradas com autenticidade e beleza.
imagem -  Montanha

CATEDRAL DE SANTO ANTÔNIO
Sua origem de capela, no século XVIII, é desconhecida. A cidade torna-se paróquia a partir de 1841, e atribui-se a esse período uma primeira reforma. Em 1886, foi inaugurada uma nova catedral, com as torres e o altar puxado para trás, mantendo o estilo rococó da última fase do período colonial mineiro. O seu interior se destaca pela beleza das pinturas e trabalhos artesanais.
imagem -  Montanha
imagem - Newton França

MUSEU FERROVIÁRIO NA EXTINTA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA
A Estação Ferroviária de Sete Lagoas foi inaugurada em 12 de setembro de 1896, marco da primeira expansão urbana do município. Em 2000, a Estação foi transformada em Museu e preserva, através do seu acervo, parte significativa da memória ferroviária. Fotografias, uniformes, quepes, relógio de ponto e um grande número de ferramentas, além das locomotivas nºs. 7 e 1015, vagão-escola e o convívio dos ex-ferroviários, dão a tônica ao Museu.
imagem -  Montanha
imagem -  Montanha
imagem -  Montanha
imagem -  Montanha
imagem - Adail Pedroso Rosa

MUSEU HISTÓRICO MUNICIPAL
Na chamada Fazenda das Sete Lagoas, uma categórica construção do século XVIII à beira do antigo caminho de penetração aos sertões mineiros, funciona desde 1970. O Museu Histórico Municipal possui um grande acervo, com fotos antigas, peças ligadas aos escravos, objetos de alguns personagens ilustres do município e da região, além de documentos importantes da formação da cidade. O museu está localizado próximo à Catedral e ao Casarão.
imagem -  Montanha

GRUTA REI DO MATO
A principal gruta das 24 catalogadas na cidade está localizada às margens da BR 040, junto ao trevo de acesso a Sete Lagoas, na Unidade de Conservação de Proteção Integral, Monumen¬to Natural Estadual Gruta Rei do Mato. A origem do nome é misteriosa. A lenda conta que, na década de 30, a gruta foi habitada por um homem solitário, forte, barbudo e de olhos claros. Su¬postamente, tratava-se de um refugiado político. O personagem folclórico passou a ser chamado de "Rei do Mato". Com 220 metros de extensão e um desnível de 30 metros, a Gruta conta com quatro salões abertos à visitação. Imponente e grandioso, o 4º salão da gruta tem cem metros de comprimento, onde se destacam duas colunas paralelas, perfeitamente cilíndricas e harmônicas, únicas no mundo. Diversas pinturas rupestres podem ser vistas ao lado da entrada da gruta.
imagem - Newton França
imagem - Newton França
imagem - Newton França
imagem - Newton França
CONHEÇA UM POUCO MAIS DA CIDADE DE 7 LAGOAS
imagem - Jairo Nunes
imagem - Jairo Nunes
imagem - Jairo Nunes
imagem - Ralj
imagem - Wikipédia
imagem - Ralj
imagem - Jairo Nunes
imagem - Sérgio Assis Skysete
imagem - Ralj
imagem - Sérgio Assis Skysete
imagem - Z. Jr.
MEMORIAL À FEB
imagem -  Montanha

ARENA DO JACARÉ
O estádio "Joaquim Henrique Nogueira", popularmente conhecido como Arena do Jacaré, é a sede do Democrata F. C., clube de futebol fundado em 1914. A mascote do Democrata F. C. é um jacaré. O animal foi escolhido como símbolo do time pela sua agilidade e, também, numa alusão às lagoas da cidade. Com capacidade para 25 mil espectadores, a Arena é um dos mais modernos e equipados estádios de futebol do Brazil.
imagem - Sérgio Assis Skysete
imagem - ?
imagem - ?
BR 040 MARGEANDO A CIDADE
imagem - Jairo Nunes

SERRA SANTA HELENA
Localizada a noroeste e a 7 quilômetros do centro, a Serra de Santa Helena, a exemplo de Sete Lagoas, é uma formação calcária, com aproximados 400 metros em relação à cidade, e cercada de 1100 metros em relação ao mar. Proporciona a mais bela vista da cidade e região, descortinando-se a imensa área limitada pelas serras do Curral e da Piedade e os contrafortes da Serra do Espinhaço, no vale do Rio das Velhas.
imagem - Sérgio Assis Skysete
imagem - Sérgio Assis Skysete
imagem - ?
imagem - ?

IGREJINHA DE SANTA HELENA
Localizada no alto da serra, a Igrejinha é símbolo cristão que domina o espaço regional. Foi construída em 1852. A Festa de Santa Helena e Santa Cruz acontece no primeiro final de semana de maio. O grande destaque é a participação das diversas, guardas de Congo da região. Embora a data oficial de Santa Helena seja 18 de agosto, a festa de Santa Helena e da Santa Cruz é um evento de destaque nas manifestações religiosas, populares e folclóricas da região.
imagem - Jairo Nunes
imagem - Jairo Nunes
ESTAÇÃO RODOVIÁRIA
imagem -  Montanha
FÁBRICA IVECO
imagem - Ralj
ENTORNO DA CIDADE
imagem - ?
imagem - ?

PARQUE DA CASCATA
Além das Sete Lagoas que tornam a cidade um polo de atração turística, na Serra de Santa Helena, a quatro quilômetros do centro, está localizado o Parque da Cascata, numa área de 295 hectares de mata nativa, com reserva de fauna e flora, entremeada de trilhas românticas. Ali foi desenvolvido um amplo projeto turístico do qual constou a implantação de um lago com 450 metros de diâmetro cercado por uma praia artificial e por mata virgem. No interior da mata há uma trilha cimentada que dá acesso a uma cascata com mirante, para que todos possam apreciar sua beleza. Neste local está sendo preservado um santuário ecológico.
imagem - Newton França
imagem - Newton França
imagem - Newton França
imagem - Newton França
imagem - Ralj
ILHA DO MOLITO
imagem -  Montanha
LAGOA JOSÉ FÉLIX
imagem - Sérgio Assis Skysete

LAGOA BOA VISTA
É a segunda lagoa mais visitada do município. Tem uma pista dupla no seu entorno com 1630 metros. A estrutura do Parque envolve: um palco para apresentações diversificadas, com área de eventos e feira; pista de patinação; bicicross; skate e dois campos de futebol. Em sua orla, encontram-se o restaurante Mirante, trailers, sorveterias, escolas e bares. É um lugar aprazível, ótimo para cami¬nhadas e para a prática de esportes ao ar livre. Nas manhãs de domingo, acontece à tradicional Feira da Boa Vista. São 220 feirantes ofertando artesanato, hortifrutigranjeiros e uma movimentada praça de alimentação.
imagem - Adail Pedroso Rosa
imagem - Adail Pedroso Rosa
LAGOA CERCADINHO
imagem - Sérgio Assis Skysete
LAGOA DA CATARINA
imagem - Sérgio Assis Skysete
LAGOA GRANDE
imagem - Sérgio Assis Skysete
LAGOA PAULINO

Localizada no centro da cidade, na sua orla estão diversos bares e restaurantes. Os passeios de pedalinhos fazem a alegria de crianças e adultos. Uma fonte iluminada no centro da lagoa é mais um dos muitos atrativos do local. Nas noites de sextas e sábados, é montada ao lado da lagoa uma feira de artesanato e comidas típicas.

imagem -  Montanha
imagem - Jairo Nunes
imagem -  Montanha
5 LAGOAS
imagem - Sérgio Assis Skysete
BOA NOITE E ATÉ UM DIA DESTES QUALQUER
imagem - Ralj
ESTA EH A BANDEIRA DA CIDADE
ESTE EH O BRASÃO DO MUNICÍPIO