TURISTANDO PELO MUNDO: sábado, 12 de fevereiro de 2011

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Pedra Azul, Minas Gerais - Tem paisagens deslumbrantes, curiosas histórias, centro histórico e faz por merecer o título de a mais bela cidade do vale. Vem ver comigo:


















Tem paisagens deslumbrantes, curiosas histórias,  centro histórico e faz por merecer o título de a mais bela cidade do vale. Vem ver comigo:
Cercada de montes que caracterizam o Vale do Jequitinhonha, o município, chamado carinhosamente de Princesinha do Sertão, possui belas paisagens, curiosas histórias, riqueza natural e o cativante acolhimento mineiro.


Pedra Azul é cidade natal de grandes talentos que embalaram muitos com belíssimas poesias e músicas, como Paulinho Pedra Azul, Saulo Laranjeira, Murilo Antunes, Heitor Pedra Azul e Eduardo Neves. (SENAC - Descubra Minas)
Pousada El-Shaday onde fiquei hospedado em Pedra Azul, MG (Fonte/Foto - SENAC - Descubra Minas/Thymonthy Becker 2011)
ESTIVE EM PEDRA AZUL EM 10 E 11/02/2011, PARA EXECUTAR UM SERVIÇO NA "NACIONAL DE GRAFITE", QUE FICA A 45 km DA CIDADE. FIQUEI HOSPEDADO DE QUINTA PARA SEXTA NESTA POUSADA DA FOTO. NO ANOITECER DE QUINTA, FIQUEI BATENDO UM LONGO PAPO COM O RECEPCIONISTA DA POUSADA, ONDE PUDE ME INTEIRAR SOBRE A HISTORIA DA CIDADE. QUE POR SINAL, É MUITO LEGAL. NA TARDE DE QUINTA, DEI UM GIRO PELA CIDADE, PARA CONHECÊ-LA E TIRAR ALGUMAS FOTOS. VEJA OS PAREDÕES DE PEDRA, QUE JUSTIFICARAM O ANTIGO NOME DE "FORTALEZA" 
Rua da Pousa da cidade de Pedra Azul, MG (Foto: Thymonthy Becker)
Os primeiros dias do ano são marcados por uma festa alegre, colorida e muito tradicional - o Boi de Janeiro, com sua roupagem vistosa, e sua companheira Maria Teresa, uma grande boneca, saem pelas ruas em homenagem aos Santos Reis. Uma multidão segue a dupla pelas ruas enquanto o grupo dos "Foliões" toca música para o boi sambar. É um espetáculo da cultura popular mineira.


Junho é mês de celebrar São João! Fogueiras são armadas nas portas das casas, e mais, biscoitos, bolos caseiros, quentão e batidas são preparadas para tornar a festa mais saborosa. Outro costume é vestir roupa nova nesse dia e soltar muitos fogos de artifício.
Rocha de frente para a cidade de Pedra Azul, MG (Fonte/Foto - SENAC - Descubra Minas/Thymonthy Becker 2011)
Muito mais que uma fortaleza de pedras, Pedra Azul é uma cidade turística, inscrita no site Descubra Minas. Entre os atrativos turísticos se encontra seu acervo arquitetônico urbano e a escalada nas montanhas rochosas Pedra Cabeça Torta, Pedra da Conceição, Pedra da Montanha, Pedra da Rocinha e Toca dos Caboclos.


A cidade possui um centro histórico tombado em sua totalidade pelo Patrimônio Histórico. As construções são em estilo eclético datadas nas primeiras décadas do século XX. Entre as construções, na praça, existe a Igrejinha do santuário com uma escultura de Nossa Senhora.
Aqui a paisagem de frente a janela do quarto que fiquei hospedado em Pedra Azul, MG (Fonte/Foto - Wikipédia/Thymonthy Becker 2011)
Conheça um pouco mais da cidade de Pedra Azul, MG (Foto: Thymonthy Becker)
PRAÇA DA IGREJA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO. (Thymonthy Becker 2011)
PEDRA AZUL - VISÃO GERAL
copyrigth "?"
PRAÇA DA PREFEITURA.
copyrigth "Alan Bean"
AQUI, UM DOS BAIRROS DA CIDADE (Foto: Thymonthy Becker)
UMA RUA DA CIDADE (Foto: Thymonthy Becker)
PEDRA AZUL ENCRAVADA NAS MONTANHAS DE MINAS
copyrigth "Marcos Ramos JP"
CENTRO DA CIDADE
copyrigth "Alan Bean"
AQUI, AS IGREJAS DE PEDRA AZUL AQUI A IGREJA MATRIZ DE NOSSA SENHORA APARECIDA. (Foto: Thymonthy Becker)
A MATRIZ DE OUTRO ÂNGULO (Foto: Thymonthy Becker)

IGREJA DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO (Foto: Thymonthy Becker)
ESTA EH A IGREJA DO DISTRITO QUE FICA NAS MARGENS DA ESTRADA QUE VAI ATÉ A NACIONAL DE GRAFITE. (Foto: Thymonthy Becker)
AQUI, A ZONA RURAL DA CIDADE
copyrigth "Paulo Ventura Ases"
AQUI, FOTOS DO DISTRITO DE PEDRA AZUL (NÃO CONSEGUI LEMBRAR O NOME), QUE FICA À MARGEM DA ESTRADA DE TERRA QUE LIGA PEDRA AZUL ATÉ A NACIONAL DE GRAFITE. ANDAR DE CARRO POR ESTRADAS DE TERRA E CONHECER PEQUENAS CIDADES E LUGAREJOS EH REALMENTE MUITO LEGAL. AQUI, ALGUMAS CASAS DO POVOADO. (Foto: Thymonthy Becker)
MAIS CASAS DO POVOADO. VEJA QUE LUGAR ACONCHEGANTE. PARECE QUE PODEMOS AQUI, VOLTAR NO TEMPO. (Foto: Thymonthy Becker)
OLHA A RUAZINHA DO POVOADO. ESTA FOTO TIREI DE DENTRO DO CARRO
Foto -  Thymonthy Becker / 2011
VEJA OS BONITOS CASARÕES DE PEDRA AZUL. OBSERVE OS DETALHES DAS CONSTRUÇÕES. REALMENTE UMA ARTE. AQUI, COM O CARRO DE TRABALHO EM FRENTE. (Foto: Thymonthy Becker)
Foto -  Thymonthy Becker / 2011
Foto -  Thymonthy Becker / 2011
Foto -  Thymonthy Becker / 2011




Foto -  Thymonthy Becker / 2011

População estimada 2016 (1) - 24.717
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 1.594,651
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 14,95
Código do Município 3148707
Gentílico - pedra-azulense
ORIGEM DO NOME
Pedra Azul que já teve o nome de fortaleza, devido aos grandes paredões de pedra que a cerca. O nome Pedra Azul que tem hoje foi devido a farta quantidade do mineral “Água Marinha” (na época da corrida do ouro) A Água Marinha tem a cor azul e era extraída em pedras
Gentílico: pedra-azulense
Histórico
Pedra Azul 
Minas Gerais - MG
HISTÓRICO
Admite-se tenha sido a região do atual município de Pedra Azul primitivamente habitada por índios, uma vez que é comum encontrarem-se nas pedreiras existentes no território municipal amplas grutas que, ao que parece, serviram de habitação a silvícolas, pois apresentam as suas paredes internas cobertas de desenhos, embora já quase apagados pelo tempo, os quais são atribuídos a esses primitivos moradores. Isto se verifica na Loca dos Caboclos, a 700 metros da cidade, e na Gruta da Lapa dos Caboclo, e na gruta da Lapa Pintada, a 1 quilometro do pico da cabeça Torta.


Colatino Antunes de Oliveira, um dos primeiros povoadores do município, contava que, em 1888, ao passar pelo local onde hoje se acha a cidade de Pedra Azul, viu uma pequena taba de índios; porém não há documentação que comprove a que tribo pertenciam. A 8 quilômetros da cidade existe uma fazenda ainda denominada Aldeia, por se acreditar tenha sido, realmente, aldeamento indígena.
Conhece-se a história da cidade do regime monárquico para cá, quando então era ainda o arraial da Boca da Caatinga, que foi o seu primeiro nome, pertencendo ao Município de Salinas.


O primeiro povoador da região foi o português Manoel Machado, que no último quartel do século XVIII por ali aportou vindo da Bahia, para conhecer as propriedades do conde da Ponte. Aí chegando, fundou a fazenda Carvalhada, onde viveu por muitos anos e, ao morrer, deixou duas filhas, uma das quais se casou com José Pereira, homem instruído para a época, professor vindo da Bahia. O primeiro lar levantado no município presume-se tenha sido em 1809, no povoado de Cateriongongo, por um português de nome Manoel José Botelho, vindo de Veredinha, município de Rio Pardo.


Em 1834, em procura das largas de Cateriongongo, abertas no ano anterior por um grande incêndio que durou 60 dias, entrou na região, procedente de Barra do Rio de Contas, Estado da Bahia, o padre Fernandes acompanhado de um grupo de escravos que tangiam 50 novilhas. O padre Fernandes, após abrir várias fazendas no município, dentre elas a da Vargem Grande, rumou para a região de Santa Rita de Medina, lançando ali os fundadores do atual município de Medina. Em 1860, chega a região a família Antunes, natural de Gurutuba, município de Grão Mogol; em 1890, as famílias Faria, Veloso e Figueiredo, também procedentes de Gurutuba, e a família Almeida, vinda da Bahia.


O motivo da migração desses elementos para aqueles rincões foi a procura de terras frescas para o cultivo e a criação de gado. E inestimável a contribuição destas famílias para o desenvolvimento local.
Não existe documentação e nem noticiário de como e nem por que surgiu a povoação de Caatinga, hoje Pedra Azul, podendo-se, embora, fixar em 1830 a existência de núcleos iniciais de população no município. Quando caiu o regime monárquico, ainda era chamado arraial de Nossa Senhora da Boca da Caatinga, ou simplesmente, Caatinga. Em 1891, tinha o seu nome, sede e distrito alterados para Fortaleza.

A evolução do lugar, paulatina e constante, deve-se ao grande desenvolvimento da pecuária e da agricultura. Em 1911, foi sede da primeira exposição pecuária da região e vem sendo sucessivamente sede de outras exposições de igual teor, promovidas pela Associação Rural de Pedras Azul. Hoje o município encontra-se completamente desbravado, sendo significativa a sua situação econômica no Estado. A localidade teve os seguintes nomes: Bôca da Caatinga, Nossa Senhora da Boca da Caatinga, Caatinga, Fortaleza, devido talvez a Pedra da Rocinha, com uma altura de 200 metros e a 700 metros da cidade, que apresenta aspecto característico de um forte e, atualmente Pedra Azul, devido às riquezas minerais desta natureza, existentes no subsolo do território municipal. (Fonte/Foto: IBGE/Thymonthy Becker)
BEM, HOJE, SEXTA FEIRA, 11/02/2011, 15 HORAS. ESTOU DEIXANDO A NACIONAL DE GRAFITE RUMO A MINHA CIDADE.
SERÃO 13 HORAS DE VIAJEM. ATÉ AS 4 DA MANHÃ DESTE SÁBADO, ESTAREI EM DIVINÓPOLIS, COM A GRAÇA DO BONDOSO DEUS.
CHEGUEI VIA TEÓFILO OTONI. ESTOU PARTINDO VIA MONTES CLAROS.
ESTE É O POSSANTE COM O QUAL VIM ATÉ AQUI. (Foto: Thymonthy Becker)

THYAL PESSOAL / ATÉ BREVE



ATÉ BREVE