TURISTANDO PELO MUNDO: sábado, 30 de outubro de 2010

sábado, 30 de outubro de 2010

Nova Era, Minas Gerais - Grutas, trilhas, Turismo ecológico, paisagens deslumbrantes, esportes aquáticos e muito mais. Vem comigo:














Grutas, trilhas, Turismo ecológico, paisagens deslumbrantes, esportes aquáticos e muito mais. Vem comigo:


AQUI, O RIO PIRACICABA, CORTANDO A CIDADE. ESTE RIO, FICOU FAMOSO COM A MÚSICA CANTADA POR "SERGIO REIS" - RIO DE PIRACICABA
foto - ?
VISTA PARCIAL
foto - ?
VISÃO DO CENTRO
foto - ?
AQUI, O CENTRO COMERCIAL
foto - ?
VISTA DA CIDADE
foto - ?
NOVA ERA, ENTRE AS MONTANHAS DAS MINAS GERAIS
foto - ?

 Você pode gostar:

BAIRRO ARMAZÉM, A NOITE
foto - ?
LAGOA DE SÃO JOSÉ / ANTIGO NOME DA CIDADE
foto - ?
UMA VISÃO DA JANELA
foto - ?
ANTIGA CONSTRUÇÃO RURAL
foto - ?
ANTIGO CASARÃO
foto - ?
FAZENDA DA VARGEM
Foi tombada, em nível municipal, pelo decreto nº 1407/2005, por seu valor histórico, arquitetônico, afetivo e simbólico. Este patrimônio ficou sujeito às diretrizes de proteção estabelecidas pela lei municipal nº 1528/2001, a partir da publicação do referido decreto, em 08 de março de 2005.
Deslumbra a todos pela sua beleza e monumentalidade arquitetônica. Possui uma área de aproximadamente dez mil metros quadrados e se caracteriza pelas mais de 40 janelas.

Você pode gostar:

Erguida no período colonial, na primeira metade do século XIX, serviu de importante entreposto comercial. A propriedade manteve durante longos anos uma grande produção agropecuária, cafeeira e de açúcar, movida à mão-de-obra escrava.
Desde os seus primórdios, a Fazenda teve papel de destaque na história do município, se mostrando até os dias atuais como uma referência cultural, simbólico-afetiva e turística.
foto - PMNE
GRUTA DE SÃO JOSÉ DA LAGOA
Trata-se de um pequeno abrigo natural na rocha que, após algumas intervenções, recebeu a imagem de São José Operário. Tornou-se esta gruta área de domínio público, devido a peregrinação espontânea que ocorre à mesma desde a sua inauguração, principalmente às quartas-feiras, tornando assim, uma referência para o município de Nova Era.
foto - PMNE
MUSEU DE ARTE E HISTÓRIA DE NOVA ERA
O Museu Municipal de Arte e História de Nova Era foi totalmente restaurado juntamente com o Largo da Praça da Matriz São José da Lagoa que foi revitalizado, ganhando cabeamento subterrâneo, iluminação e paisagismo. Em 2007, foi novamente entregue à população novaerense. É o principal espaço que resguarda as tradicionais manifestações religiosas e populares do município.

Você pode gostar:

conhece?
Faça uma visita e mergulhe em nossa tradição, valores, história e conheça a nossa identidade cultural.
Horário de funcionamento:
Terças às sexta-feiras: 08 às 11hs e 13 às 17hs
Sábados, Domingos e feriados: 08 às 14hs
Praça da Matriz, nº30
Nova Era – MG
Tel: 3861-4228/ 3861-4200
Email : cultura@novaera.mg.gov.br
foto - PMNE
foto - PMNE
foto - PMNE
PONTE BENEDITO VALADARES
Localizada no centro da cidade, é de grande utilidade para todos os habitantes do município de Nova Era. Passou por revitalização em 1977, quando foram construídos os passeios laterais que medem aproximadamente um metro de largura.
Em 2004, foi elevado o nível do guarda-corpo e colocado corrimão tubular de ferro.
Já em 2010, sofreu alteração em sua estrutura para impedir a passagem de veículos pesados, porque os estudos realizados sobre a ponte indicaram que a estrutura da mesma não suporta mais que dez toneladas.
Nova Era - Moriá
Foto noturna registrada no interior da ponte Benedito Valadares
A Ponte é, sem dúvida, umas das principais referências da cidade, este monumento destaca-se no cenário urbano, agora, enriquecido pelos projetos de revitalização que foram executados nas margens do Rio Piracicaba.
foto - PMNE
ARCO DA PONTE
foto - ?
A IGREJA MATRIZ DE SÃO JOSÉ DA LAGOA
A planta se desenvolve a partir da nave, separada da capela-mor, pelo arco-cruzeiro. No pavimento superior ficam as tribunas e o consistório. No interior, a exuberante decoração em ouro, o conjunto de talhas e pinturas dos séculos XVIII e XIX, estilo rococó,  impressionam, além da belíssima imaginária.
O conjunto tem nos altares as imagens de São Francisco, Sant’Anna, São João Batista, São Sebastião, Nossa Senhora do Rosário, Santa Efigênia e São Benedito. No altar-mor destaca-se a imagem do padroeiro São José. Possui uma curiosidade arquitetônica,  em um de seus altares colaterais o camarim é subdividido em dois níveis que recebem Santana Mestra e São Francisco, exemplo único no Brasil.  

Você pode gostar:


Endereço: 
Praça Matriz, s/n Bairro: Manjahy
Telefone para contato: (31) 3861-4228
Visitação: domingos e feriados e durante a semana (agendado).
Missas: todas quartas-feiras, 3ª quinta-feira, 2º sábado e  3º domingo do  mês
foto - ?
foto - ?
OUTRA RUA
JÁ PASSEI POR NOVA ERA ALGUMAS VEZES. MAS SEMPRE NO ANEL RODOVIÁRIO. E SEMPRE PARANDO AQUI PARA TOMAR O CAFÉ DA MANHÃ, QUE POR SINAL, EXCELENTE. FIZ UM AMIGO VIRTUAL DESTA CIDADE. QUE POR SINAL, JÁ FAZ TEMPO QUE NÃO OUÇO FALAR DELE.
foto - ?
TELHADOS COM VISÃO DA MATRIZ
foto - ?
ESTA É A PONTE BENEDITO VALADARES
foto - ?
AQUI, A CASA DE CULTURA
foto - ?
RIO PIRACICABA, COM  A PONTE AO FUNDO
foto - ?

Você pode gostar:

PINGUELA UNINDO BAIRROS
foto - ?
AQUI, MAIS UMA RUA DA CIDADE
foto - ?
UMA RUA BEM ARBORIZADA
foto - ?
LOCALIZAÇÃO DE NOVA ERA
População estimada 2016 (1) - 17.996
Área da unidade territorial 2015 (km²) - 361,926
Densidade demográfica 2010 (hab/km²) - 48,43
Código do Município 3144706
Gentílico - nova-erense
ORIGEM DO NOME
O NOME "NOVA ERA" FOI UMA SUGESTÃO DO ENTÃO GOVERNADOR "BENEDITO VALADARES" QUE ACREDITAVA QUE UMA NOVA ERA DE PROGRESSO VIRIA PARA A REGIÃO DO VALE DO RIO DOCE, COM A CRIAÇÃO DO ESTADO NOVO.
VISÃO GERAL DA CIDADE
foto - ?
DADOS DA POPULAÇÃO, SEGUNDO O IBGE: (CENSO 2010)
  • População total:.......... 17.540
  • População urbana:....... 15.421
  • População Rural:.......... 2.119
  • Taxa de Urbanização:.... 86,23%
Distâncias aproximadas aos principais centros (km)
Gentílico: nova-erense 
Histórico 
Nova Era 
Minas Gerais - MG 
HISTÓRICO 
Em 1.706 o experimentado sertanista Antônio Dias de Oliveira fez sua entrada no bravio sertão do Rio Doce. Em sua bandeira, vieram os irmãos portugueses José e Antônio de Miranda. Oriundos da Vila de Mirandela, em Portugal, de lá trouxeram apenas a fé e a esperança de conseguirem algo que lhes compensasse os sofrimentos vividos na pátria.A Bandeira partiu de Taubaté, em São Paulo.

 Você pode gostar:

Naquele tempo, a meta dos aventureiros era explorar novas terras, em estafantes caminhadas mata a dentro, rompendo a selva agreste. Foi assim que chegaram às imediações da hoje Estação Ferroviária de Desembargador Drumond, ( Drumond Velho)quando encontraram um pequeno rio, afluente do Piracicaba, que batizaram como rio de Peixe. Ao colher água do rio, um dos Miranda encontrou no fundo da vasilha, vestígios de ouro. Selando este segredo com seu irmão, cuidaram de separarem-se dos companheiros, fixando residência no local, com o objetivo de exploração do ouro. Antônio Miranda adquiriu as terras e construiu a Fazenda Rio de Peixe, onde passou a residir.

Você pode gostar:

Aumentando o seu patrimônio, adquiriu as sesmarias da Passagem, Pedra Furada e Macacos. Seus fundadores, além de se dedicarem à extração de ouro de aluvião, cuidaram de desenvolver trabalhos agrícolas e cultivo de cereais. As primeiras e mais importantes fazendas, além da já citada, foram: Fazenda Figueira, Fazenda Bom Jesus de Perdões e Fazenda da Barra do rio das Cobras, mais tarde denominada Barra do Prata.

Você pode gostar:

Em 1.715, o então Governador da Capitania Unida de São Paulo e Minas Gerais D. Braz Balthazar da Silveira, convocou uma junta Governativa que determinou o pagamento ao governo de dez oitavas de bateia, além de outras taxas já existentes. Dessa medida resultou a diminuição da cata de ouro, pois a exorbitância dos impostos passou a asfixiar os mineradores. O arraial foi elevado à categoria de curato em 1.832 passando mais tarde a freguesia por Lei Provincial nº384, de 9 de outubro de 1848.
ESTA É A BANDEIRA DO MUNICÍPIO DE NOVA ERA, MINAS GERAIS
ESTE É O BRASÃO DA CIDADE DE NOVA ERA, MINAS GERAIS
AGRADEÇO SUA VISITA E SEMPRE VOLTE


ATÉ BREVE

Fonte / Fotos = IBGE / Thymonthy Becker / Governo de Nova Era, MG / Divulgação / Wikipédia / 

Você também pode gostar:




ATÉ BREVE