TURISTANDO PELO MUNDO: RIO ARAGUAIA / BRASIL

terça-feira, 12 de novembro de 2019

RIO ARAGUAIA / BRASIL




Águas claras, praias de areia branca num rio largo e caudaloso que forma a maior ilha fluvial do mundo, a Ilha do Bananal
Com 2.630 km, a maior parte navegável, o Rio Araguaia atrai praticantes de pesca amadora de todo o país.



E turistas do Centro-Oeste, que buscam as praias de areias claras e observam a fauna local passeando em pequenas embarcações.
Na metade do seu percurso, antes de desaguar no Rio Tocantins, o Araguaia se divide em dois braços que se reencontram 500 km ao norte, formando a Ilha do Bananal – maior ilha fluvial do mundo, com 20 mil km². Dentro dela, fica o Parque Nacional do Araguaia.

OUTRA MARAVILHA DO ESTADO DE TOCANTINS É A ILHA DO BANANAL, MAIOR ILHA FLUVIAL DO MUNDO, UM SANTUÁRIO ECOLÓGICO DE ACESSO CONTROLADO QUE, ENTRE SETEMBRO E MARÇO, TEM 80% DE SUA ÁREA INUNDADA PELAS ÁGUAS DO RIO ARAGUAIA
Passeios de barco podem ser feitos durante todo o ano. A poucos minutos dos centros urbanos são encontrados jacarés, tartarugas, botos e uma grande variedade de pássaros, como tuiuiús, garças, jacus e gaviões. Os hotéis de pesca e as associações de barqueiros contam com piloteiros e guias experientes.
RIO ARAGUAIA / A HISTÓRIA DE UM VELHO COM FEIÇÕES JUVENIS

Gigante pela própria natureza. De águas turvas e uma população imensa de peixes, aves e rodeado de árvores coloridas do cerrado, o rio Araguaia é conhecido em todo o país. Mas pouca gente sabe que a principal nascente do manancial mais central do Brasil fica no município de Mineiros, a 420 quilômetros de Goiânia.



O programa "Força do Araguaia" mostra que, antes de percorrer mais de dois mil quilômetros, o grande rio surge tímido no sudeste goiano, próximo ao marco da divisa interestadual com o Mato Grosso e o Mato Grosso do Sul.
Na nascente, a água brota do solo cristalina, limpa e doce. "Aqui produz água que banha Goiás. É o principal rio do estado e um dos principais do Brasil. A gente tem aquela imagem de um rio enorme, gigante, e aquilo tudo começa aqui. É um bebê, um nascimento", diz o engenheiro florestal e ambientalista da região, Ednaldo Barros.
Além da vida silvestre, a abundância da região também atraiu muita gente, que trouxe a agricultura, a pecuária e o desenvolvimento. Mas com a retirada da vegetação para o agronegócio, a terra enfraqueceu e vieram as erosões, uma ameaça para a nascente.
O rio Araguaia é um rio que banha os estados de Goiás, Mato Grosso, Tocantins e Pará, no Brasil. Nasce nos altiplanos que dividem os estados de Goiás e Mato Grosso: a nascente do rio se encontra na Serra do Caiapó, próximo ao Parque Nacional das Emas, no município de Mineiros, em Goiás.
O rio Araguaia nasce no município de Mineiros no sudoeste do estado de Goiás e forma a divisa natural entre Goiás, Mato Grosso, Tocantins e Pará. Compreende uma das principais bacias hidrográficas do centro-oeste, a bacia hidrográfica Araguaia-Tocantins.



O rio conta com uma extensão total de 2.630 quilômetros. Em seu percurso, seus meandros delimitam juntamente como os do Rio Javaés, a maior ilha fluvial do mundo, a Ilha do Bananal, onde estão localizados o Parque Nacional do Araguaia e o Parque Indígena do Araguaia.
CONHEÇA ALGUNS TRECHOS DESTE RIO QUE TEM PRAIAS, FAUNA E HISTÓRIAS PRA CONTAR.
PAISAGEM NO ENTORNO DA NASCENTE
NASCENTE


PESCA ESPORTIVA NO RIO ARAGUAIA (TO)


PRAIAS FLUVIAIS DO RIO ARAGUAIA (TO)
A população local e os turistas curtem as praias fluviais do Rio Araguaia em julho. Além de se divertir de jet ski e banana boat, dá para fazer passeios de barcos e admirar a rica fauna local: botos, tartarugas e uma variedade de pássaros podem ser avistados. Há hotéis (poucos e simples) nas cidades de Aruanã e Conceição do Araguaia.
PEDRA ENCANTADA NA ILHA DO BANANAL NO RIO ARAGUAIA, TOCANTINS

ALGUNS TRECHOS DO RIO ARAGUAIA

















TURISMO
TURISMO E CAMPING
durante a seca, nos meses de junho e agosto, formam-se, em seu leito, ilhas de areia que são utilizadas como área de camping por turistas de várias partes do país. Cadastros realizados em um trecho de cerca de 600 quilômetros do rio no estado de Goiás desde o ano de 1993 pelo extinto Centro Nacional de Quelônios da Amazônia (atual Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Répteis e Anfíbios, ligado ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade).


Em colaboração com a também extinta Agência Ambiental de Goiás (atual Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos) mostram que mais de 50 mil pessoas passam pelas áreas de campings montadas entre os municípios de Aragarças e distrito de Luiz Alves (São Miguel do Araguaia) em Goiás.
O maior número de acampamentos no trecho do rio que passa pelo estado de Goiás são montados no município de Aruanã. Há desde acampamentos montados por pequenas famílias a acampamentos comerciais frequentados por milhares de pessoas durante a temporada de praia, principalmente no mês de julho.
FAUNA







O pôr do sol visto das margens do rio Araguaia é uma das imagens mais belas captadas por turistas e veículos de comunicação. Mas não é difícil também ver botos subindo rapidamente para respirar, gaivotas, mergulhões, jacarés e até cardumes de peixes subindo o rio durante a piracema - período em que é proibida a pesca de qualquer espécie.



Já três espécies são proibidas de serem pescadas em qualquer época do ano: pirarucu, pirarara e piraíba (filhote). Na Amazônia, estão sendo desenvolvidos projetos de criação do pirarucu em cativeiro. Na natureza, sua pesca é proibida.

Fonte dos textos e fotos: Wikipédia / Thymonthy Becker / Portal do governo de Goiás / Internet / g1.com / viajeaqui.abril.com.br 







VOCÊ PODE VER O MUNDO DA JANELA DO TREM



VALEU PELA AVENTURA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Já fez turismo neste lugar? Conte sua aventura